publicidade
30/09/2026 08:55

T4 Nations Cup começa hoje na Espanha com sete brasileiros na pista; Kart Motor faz cobertura presencial

Pilotos de todo o mundo disputam o Campeonato Mundial dos motores 4 Tempos em Valencia

Autor: Erno Drehmer, direto de Valencia, Espanha


Foto: Gilmar Rose

Depois de marcar presença no Campeonato Mundial FIA Karting KZ em Le Mans, o Portal Kart Motor já está pronto para mais uma cobertura internacional, agora na Espanha.

A partir desta quarta-feira (30), acompanharemos a participação de sete pilotos brasileiros na T4 Nations Cup, que acontecerá no Kartódromo Lucas Guerrero, em Valencia.

Considerada o Mundial dos motores 4 Tempos, a T4 Nations Cup é disputada em um formato muito semelhante ao Rotax Max Finals, em que os karts completos (chassi, motor, rodas e pneus) são sorteados quando o piloto escolhe se inscrever no “Ticket 1”.

Caso a escolha seja pelo “Ticket 2”, o piloto leva seu próprio kart T4, incluindo chassi, motor e rodas, ficando sob sua responsabilidade garantir que todo o material esteja de acordo com o regulamento da T4 Nations Cup.

A T4 Nations Cup é disputada exclusivamente com chassis e motores fabricados pela própria Tillotson – que promove o campeonato –, enquanto os pneus são fornecidos pela Maxxis.

Confira os brasileiros que estarão na luta pelo título em três das quatro categorias em disputa, já que não teremos representantes na T4 Bambino:

Arthur da Rocha (265) – T4 Júnior
Catarinense de Brusque, Arthur da Rocha foi campeão do Troféu Ayrton Senna no final de agosto e em Valencia fará sua estreia em um campeonato de nível internacional, disputando a Nations Cup na categoria T4 Júnior.

Arthur da Rocha, que vem obtendo grande destaque no kartismo nacional, é patrocinado por Havan, Protork, Super Carros, Angel Lira, Biasi Tanques, Carraro Seguros, Transben Transportes, Magna Logistics, RBC Motorsport, Grupo Décio e Grupo Barigui.

                                                                                                                                             

Arthur Machado (248) – T4 Júnior
Campeão sul-americano e tricampeão gaúcho da F4 Júnior, Arthur Machado (Aeroxap / Concretize Pré Moldados / PD’M Racing / Silverstone Kart Indoor / Techspeed) é mais um piloto de destaque no kartismo brasileiro que estreará em um campeonato de caráter mundial.

Em Valencia, o piloto de Chapecó competirá na T4 Júnior, exatamente a categoria em que o Brasil terá sua maior delegação.

                                                                                                                                             

Eduardo Guidi (539) – T4 Sênior
Um dos primeiros campeões sul-brasileiros da história – ele venceu no primeiro ano da competição, em 1998, na Júnior –, o catarinense Eduardo Guidi estará em Valencia competindo na T4 Sênior.

A categoria, que terá mais um brasileiro, é a maior do T4 Nations Cup, com 105 inscritos.

                                                                                                                                             

João Francisco (234) – T4 Júnior
Presente nos principais campeonatos nacionais e estaduais do kartismo no Brasil, onde conquistou vitórias e títulos, João Francisco (Dra. Luciana Sattin Rodrigues / Instituto de Cirurgia Vascular de Sorocaba / Racing Data / V11 Kart) viverá seu principal momento na carreira ao fazer sua estreia em um campeonato internacional.

Campeão da F4 Júnior em um grid com 35 pilotos na V11 Cup, o sorocabano também competirá na T4 Júnior, que terá 72 inscritos.

                                                                                                                                             

Lucas Correa (223) – T4 Júnior
Com experiência na Fórmula Delta e belos resultados no kartismo, Lucas Correa (Casa Stone / Civil Obras / Grand Suítes Family Resort / Interludium Iguassú Convention Hotel / Kimber Empreendimentos / Kimber Hotéis) competirá pela segunda vez em um campeonato mundial.

Em 2024, no PF International, na Inglaterra, ele integrou o grid de 119 pilotos da OK Júnior no Campeonato Mundial FIA Karting.

                                                                                                                                             

Lucian Brandalize (519) – T4 Sênior
Segundo brasileiro na maior categoria do T4 Nations Cup, o paranaense Lucian Brandalize representará Pato Branco em Valência, em sua estreia em campeonatos de caráter mundial.

O piloto, também presidente do Kart Clube de Pato Branco, é apoiado pelas empresas Alca, Altus, Bertinauto, Enele, Essência Hotéis, Fazendas São Miguel, Guaraetá, Häzbier, Jeferson Correa, Kartódromo de Pato Branco, Pablo Racing, Pássaro Car, Prefeitura de Pato Branco, Progem, Temperos Dona Preta, Terceira Visão, Tuboforte e Vovozito Racing.

                                                                                                                                             

Nicolas Weiss (142) – T4 Mini
Único brasileiro na T4 Mini, Nicolas Weiss (Copel / Governo do Estado do Paraná – Secretaria do Esporte / Proesporte) enfrentará 35 concorrentes em busca do título em Valencia.

Destaque em campeonatos nacionais, onde conquistou pódios nas categorias de base, Nicolas Weiss fará sua segunda competição fora do Brasil após disputar o Sul-Americano 4 Tempos no Uruguai em 2025.

publicidade
  • Não há comentários cadastrados até o momento!