publicidade
22/09/2010 19:01

Felipe Donato, com Kosmic, foi destaque na Sudam

Autor: Divulgação


O piloto gaúcho Felipe Donato (Lojas Becker / Giovelli / Grupo Catelan), recém promovido da Novatos, mostrou que a pouca experiência frente aos demais pilotos da categoria Sudam não impediu que fosse o mais rápido do Sul-Americano de Kart realizado no Kartódromo Internacional do Velopark, no Rio Grande do Sul, na última semana.

Mesmo sem treinar no kartódromo, recebendo o chassi apenas na semana da competição e nunca tendo guiado um kart com freios dianteiros, Donato mostrou rápida adaptação e se posiciona, assim, entre os melhores do kartismo brasileiro, ratificando assim a excelente 4ª colocação obtida no Campeonato Brasileiro deste ano.

No primeiro treino realizado Donato foi o quinto colocado e, salvo a quebra no segundo, quando terminou em sexto, veio subindo de produção, finalizando o último treino na primeira posição. Na tomada de tempos foi soberano, sendo o único dos competidores a baixar da casa de 57s.

Já nas corridas, mostrou, até quando esteve em pista, que realmente estava em uma semana especial e certamente brigaria pela ponta. Na primeira classificatória largou muito bem e já abria vantagem, quando foi traído pela quebra do motor (biela), mas na segunda venceu com autoridade, abrindo boa vantagem, administrando até a quadriculada.

Largando da sétima posição na pré-final, levou duas voltas para assumir a ponta e não dar chance de ninguém se aproximar.

Falando da final, sabendo que era um dos favoritos, o piloto referiu. “Tomei todo o cuidado, larguei bem, mantive a ponta na primeira curva, fui cauteloso, recebi inúmeros toques de outros competidores na primeira volta e recolhi o kart para não comprometer a corrida, pois sabia que poderia recuperar posições e chegar à ponta. Mas na segunda volta não foi possível evitar um acidente mais contundente e então acabou a competição para mim. Agradeço pelo apoio recebido da minha família, da minha equipe, dos amigos e outras pessoas que torciam pela minha performance. Sei que agi certo e estou tranquilo e não vai ser isso que vai me abalar, pois tenho muito a evoluir e vou ser ainda mais rápido, dia após dia. Se os títulos chegarem, vai ser uma consequência e espero depender exclusivamente de minhas forças para que isso aconteça”, disse Felipe Donato.

E complementou: “É realmente muito bom chegar na competição com nomes consagrados no kart e conseguir andar na frente. Sabia que teria dificuldades na final, principalmente nas primeiras voltas, mas não imaginava que a agressividade seria tão forte. Fico realmente feliz pela forma como competi e agradeço à By Chico e à Passoca Motorsport, pois o kart e o motor estavam perfeitos. Éramos os mais rápidos mas infelizmente não conseguimos trazer o caneco. Aliás, nem mesmo o da pole – que é oferecida ao Marcelo, meu preparador de chassi – pois de forma até surpreendente, não havia troféu”, reclama.

O pai de Felipe, Adriano Donato resumiu: “Faz pouco tempo que o Felipe iniciou sua caminhada no automobilismo e não tenho dúvida de que está na trilha certa. Temos grandes dificuldades logísticas, especialmente para treinos, que normalmente ocorrem somente nos dias que antecedem as competições a cada quinze ou vinte dias, mas mesmo assim ele sempre se supera. Nosso objetivo maior neste momento não é simplesmente vencer corridas, mas sim que ele tenha o aprendizado necessário para dar continuidade em sua carreira. Esse campeonato era dele, não tenho nenhuma dúvida, pois mostrou isso quando esteve na pista. Uma pena o acidente, já havia comentários de que isso poderia ocorrer antes de iniciar a corrida final, mas enfim, a concorrência entre as fábricas estava mesmo acirrada e ele era o único estranho no meio. O que interessa é que temos metas bem definidas para ele, continuará no kart e tentaremos proporcionar-lhe a chance de acelerar nas categorias de Fórmula e não são esses acontecimentos que irão nos desestabilizar ou desmotivar, bem ao contrário, é um incentivo.”

  • Não há comentários cadastrados até o momento!