publicidade
18/05/2022 08:20

Quarta etapa da Copa F-Racers será disputada neste sábado em traçado ainda mais técnico no San Marino

Autor: Copa F-Racers


Foto: Osvaldo Furiatto

No próximo sábado (21) será disputado o Grande Prêmio Branco Motores, válido pela quarta etapa da Copa F-Racers. As corridas, como nas etapas anteriores, serão realizadas no Kartódromo San Marino, em Paulínia (SP), mas com a pista em um novo sentido. Nas primeiras três, as corridas aconteceram com o circuito em sentido anti-horário, mas desta vez os pilotos correrão em sentido horário, com um traçado de 1.100 metros que mescla curvas de alta, duas grandes retas e três curvas de baixa.

Cada uma das dez etapas da temporada acontecerá em um traçado diferente e com alternância de sentidos. Essas mudanças visam testar as habilidades dos pilotos em se adaptarem aos novos traçados e dos preparadores e mecânicos em encontrarem o melhor acerto dos equipamentos em cada prova.

“Já que os motores, o combustível e a marca de pneus são iguais para todos, o que faz a diferença no nosso campeonato é o acerto dos equipamentos e a habilidade dos pilotos em extrair o melhor do conjunto nas condições apresentadas no dia da corrida. São essas capacidades que vão dizer quem leva o troféu de campeão da temporada”, afirma Arthur Guimarães, organizador da Copa F-Racers.

Essa procura pelo melhor acerto e também pelo melhor equipamento tem criado outra disputa em paralelo que vem se desenrolando nos bastidores. Essa “competição paralela” é protagonizada pelos fabricantes de chassis. Anteriormente com predominância de uma marca específica, a qualidade das corridas, dos pilotos e da organização da Copa atraiu os olhares de outras marcas que também começaram a conversar com pilotos e equipes. Há inclusive, um pedido de parte de alguns pilotos e equipes para que seja liberado o uso de chassis importados, já que até o momento o regulamento exige o uso apenas de nacionais.

Com a mesma programação das três primeiras etapas, serão seis corridas no dia, com disputa das categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Sprinter, F4 Sênior e F4 Super Sênior. Mantendo o compromisso de equilíbrio e provas justas e competitivas, todas as categorias correrão mais uma vez com motores sorteados, equalizados novamente para a etapa.

Os testes de equalização foram realizados pelos pilotos Alex Grigoletto, para as categorias F4, e Daniel Castelo, para a Mirim e Cadete. Seguindo o que já vem acontecendo, para ajudar os pilotos nos treinos, a organização disponibilizou os vídeos do traçado no canal do Youtube (youtube.com/FRacersTV). Há duas opções de vídeo, um tradicional com a visão do piloto em 2D e outro com a visão em 360 graus, onde pode-se mudar o ângulo interativamente.

Após as duas primeiras etapas da temporada, os pilotos que lideram as categorias são José Henrique (Mirim), Tandara Cristine (Cadete), Flávio Neto (F4 Júnior), Cauã Mendes (F4 Graduados), Pedro Valentim (F4 Sprinter), Mauricio Guzzo (F4 Sênior) e Antonio Jorge Neto (F4 Super Sênior Master).

Troféu em homenagem aos animais – Na temporada 2022 todos os troféus terão designs criados exclusivamente para o campeonato e com temas ligados a natureza. Para a quarta etapa, o design foi elaborado em homenagem aos animais e, para representar a fauna, a escolhida foi a onça pintada.

Segundo o designer Osvaldo Furiatto, que assina a criação, a onça teve a preferência por ser o maior felino nas Américas e estar presente em várias regiões do Brasil. Além disso, a onça é um animal rápido, que percorre grandes distâncias e possui garras fortes, características semelhantes às encontradas nos pilotos da Copa, que terão um longo caminho e precisarão de força, velocidade e agilidade até chegarem ao objetivo de tornarem-se campeões da temporada.

Sobre a Branco Motores – Fundada em 1936, a Branco Motores é uma das principais marcas nacionais no segmento de força e energia e oferece o mais completo e inovador portfólio de produtos. A empresa possui um compromisso permanente com a qualidade, a ética e o desenvolvimento de soluções pioneiras e eficientes. Conta com produtos nas linhas de motores, geradores, motobombas, motocultivadores, produtos para construção civil e jardim. São itens com alta tecnologia, desempenho, segurança e economia, além de reconhecida assistência técnica e pós-venda. A Branco Motores é a fabricante fornecedora de motores da F4Racers Motorsports para serem usados na Copa F-Racers em uma parceria que vem desde 2019.

A Copa F-Racers 2022 conta com patrocínio de F4Racers Motorsports, DMD Solutions, Kart Machine, HB Óculos, Jundiá Sorvetes, Figueiredo e Ferreira Advogados, Dias Diesel e Branco Motores.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!