publicidade
02/10/2012 13:01

Eduardo Souto disputou 2ª etapa da Copa Sul e fez ótima estreia entre os pilotos "grandes"

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Maurício Villela

Eduardo Souto, na Granja Viana


A estreia do catarinense Eduardo Souto (Kart Mini | JS Prime | Sicoob | Samplac | Marquinhos Competições | Passoca Motorsport) entre os pilotos “grandes” foi extremamente animadora. Com apenas 12 anos de idade e pilotando atualmente na categoria Júnior Menor, ele disputou no último sábado (29) sua primeira corrida entre pilotos com idade de graduados – em tese, duas categorias acima da sua –, em Florianópolis (SC). E fez bonito.

Vindo de uma vitória na 9ª etapa da Copa São Paulo Granja na Júnior Menor há uma semana, Souto disputou a 2ª etapa da Copa Sul no Kartódromo dos Ingleses, na capital catarinense, integrando a categoria MY Graduados, que reunia pilotos bem mais experientes. Eduardo Souto marcou a pole e terminou a primeira bateria em segundo, superando outros oito competidores.

Na segunda prova, partindo em segundo, Souto liderava quando foi abalroado por um competidor e tirado da competição com seu chassi totalmente danificado e com um machucado nas costas. “Faltou usar o pedal do freio, acho que o rapaz esqueceu que existia este dispositivo”, reclama Carlos Souto, pai de Eduardo. O piloto infrator foi desclassificado.

O abandono forçado na segunda bateria não permitiu a Eduardo Souto uma posição melhor que o 9º lugar na soma dos pontos das duas baterias. “O Dudu poderia ter vencido a bateria e a etapa, mas tudo bem. Este ainda não é nosso foco, ele está competindo regularmente na Júnior Menor e esta prova foi como um ‘reconhecimento de terreno’, que valeu muito pela experiência e para comprovar que ele está em um ótimo momento, pilotando muito bem”, finalizou Carlos Souto.

Na próxima semana, de 9 a 13 de outubro, Eduardo Souto (Kart Mini | JS Prime | Sicoob | Samplac | Marquinhos Competições | Passoca Motorsport) estará em Farroupilha (RS), onde disputará a 14ª edição da Copa Brasil pela categoria Júnior Menor.

  • 02/10/2012 14:25 Roberto Wuthstrack Junior

    Realmente, ótima estréia desse garoto, uma pena não poder falar o mesmo da atitude do pai dele e de parte da equipe ao final da bateria onde ocorreu o incidente da batida.
    Sr. Carlos Souto, acho que o senhor, em nome de sua equipe, deve um pedido de desculpas a todos que presenciaram a lamentável cena do parque fechado.
    Houveram inúmeras tentativas de agressão ao outro piloto (que foi punido corretamente), a pior de todas p/ mim, foi um chute que um membro da equipe tentou acertar no capacete do piloto quando ele retornava ao parque fechado. Ouvi comentários absurdos do tipo "O cara faz merda na pista e fica por isso mesmo?" Quer dizer, além de punido o piloto precisa apanhar fora da pista???
    Espero que o piloto Eduardo Souto, não leve o exemplo do seu pai e equipe para dentro da pista e que se tome alguma atitude a respeito das tentativas de agressão dentro do parque fechado, já que atitudes como essa não contribuem em nada com o crescimento do esporte.

  • 02/10/2012 15:13 Carlos Souto

    Caro Sr Roberto
    Punição de desclassificação da bateria realmente é muito pouco para esse piloto deveria levar uma suspenção 6 meses pois além de destruir nosso equipamento colocou em risco a intergridade do Eduardo.Este tipo de gente deveria ser varida do esporte. Quanto a revolta das pessoas, não eram membros da equipe mas pessoas que ficaram revoltadas coma atitude deste irresponsavel. Quem deve pedir desculpas não somos nós ja que nós vamos assumir os prejuizos, R$8.500 do chassi e uma contusão nas costas do Eduardo. Quem sabe o SR paga estes custos ja que gosta de defender estes tipos pilotos.

  • 02/10/2012 15:39 Roberto Junior

    Em momento algum defendi o piloto. Eu defendo sim, a ideia de deixar a cargo da direção de prova decidir, e não partir p/ porrada p/ resolver um problema, como se adiantasse alguma coisa (como o chute no capacete, que foi sim de um mecânico). Como o Sr. deve saber, também existem punições para atitudes de pilotos, mecânicos, familiares, e etc fora da pista, que apesar de ser vítima na pista o Eduardo merecia uma penalização pelas atitudes de pessoas fora dela (como aconteceu no Brasileiro em Cascavel).

  • 02/10/2012 16:09 Carlos Souto

    Na semana que vem iríamos disputar a copa do brasil porém neste momento o Eduardo esta na fisioterapia fazendo tratamento das contusões que sofreu qdo este piloto passou por cima dele. Se seu filho estivesse nesta situação o que vc faria como Pai, ele lutou na pista de forma leal. Tenho certeza que esse cara vai pensar duas vezes antes de machucar alguem.Pare de defender este tipo de piloto e lembre toda ação vai ter uma reação. Quem sabe ele aprende a ser educado

  • 02/10/2012 17:21 Alessandro Pinheiro

    Na condiçao de pai de piloto e preparador lamento o fato ocorrido pois isso só afasta cada vez mais pilotos,sabemos todos dos riscos que corremos colocando nossos filhos neste esporte, mas atitudes impessadas de membros da equipe isto sim é um problema pois os pilotos em questao eram menores ainda em fase de aprendizagem ,agora os pais e responsaveis é que deveriam dar exemplo pois estes sim deveriam ser responsaveis coisa que lamentavelmente nao ocorreu,pior foi ver pilotos da cadete vendo um pai descontrolado partindo para agredir um piloto menor .
    Quanto ao fato de destruir seu chassis acho pouco provavel pois a batida foi lateral e o outro piloto voltou a correr fazendo ainda a melhor volta da prova estranho um destruir o outro ficar melhor ainda talvez estivesse torto e com a batida endereitou ou sei la o que ocorreu mas seria bom fazer um seguro talvez para as proximas provas...
    Quanto ao Eduardo fiquei feliz em ver ele caminhando pelo box normalmente bom que nao foi preciso nem ele ir pra ambulancia pois terminou assistindo a corrida e voltou normalmente ao box ,um a menos para ver o fato lamentavel no parque fechado.
    Quanto a penalizaçao acho que foi acertada um desclassificado por forçar ultrapassagem o outro desclassificado por uma selvageria de um membro da equipe e a vida segue rumo a Copa Brasil.

  • 02/10/2012 17:41 Carlos Souto

    Prezado Ale
    Sempre admirei seu trabalho como preparador, porém lembro que na decisão do campeonato catarinense 2010 na categoria cadete estavamos eu vc vendo uma bateria da cadete onde competiam o Eduardo que foi campeão e um piloto seu, o seu piloto bateu no Eduardo e não sei se vc se lembra, mas vc disse para mim que este piloto treinava batidas com o seu filho e vc deu uma risada de orgulho, o seu piloto foi desclassificado. Lamentavel são essas atitudes ensinar a bater não seria melhor ensinar a ser rapido, o piloto em questão é da sua equipe será que não esta acontecendo o mesmo???Como vc disse a vida segue e esses caras que agem assim desaparecem do esporte e são esquecidos rapidamente.

  • 02/10/2012 19:29 Alessandro Pinheiro

    Sr.Souto
    So para lembrar em 2010 voce ganhou no ''tapetao'' apos reclamar muito de motor e depois de uma batida que na filmagem todos viram o que aconteceu realmente so a direçao de provas nao quis ver a filmagem estranhamente tao estranho quanto ao re sorteio de motores onde meu piloto que ganhara as 2 baterias de sabado no domingo desaprendeu e ficou 2 segundos pior que seus concorrentes é muito estranho este seu titulo de 2010 mas ja em 2011 recuperamos e quanto a ser rapido de uma olhada nos tempos foi em Caçador se quiser saber ,ja o piloto de domingo é um nimgem tambem pois so ganhou uma Copa Codasur em 2006 no Panamericano ai de Fpolis ,quanto a ensinar a bater Felismente todos me conhecem e conhecem a voce tambem e mais uma vez vimos quem ensina a bater e quem é desequilibrado,e mais acho que o publico da Kartmotor nao tem nada com nossos problemas caso queira resolver como pessoa ''adulta'' estou a disposiçao tens meu telefone e meu e-mail .

  • 02/10/2012 20:02 Carlos Souto

    Podemos resolver na hora e lugar que vc quiser sem problemas, só lembrando que em 2010 seu piloto foi desclassificado por bater no Eduardo e Mateus Della, quem puniu foi a federação o resorteio de motores era a regra da competição e vc sabe o que me disse qdo estava ao meu lado.Só para lembrar ganhamos duas baterias e um segundo lugar

  • 02/10/2012 22:02 Sidney Santana

    Sr Carlos Souto, sr covarde Souto, a CBA e a Polícia vão cuidar do seu caso! Seu filho será punido pela CBA e o senhor pela Polícia, vc vai aprender que violência não combina com esporte, e quem vai ser banido do esporte é senhor covardão que agride um piloto dentro do seu kart em uma área restrita para piloto, mecânico e comissário e o pior agride um menor de idade! Que exemplo vc quer dar ao seu filho? Volto a repetir a Polícia vai cuidar de vc!!! Covardeeee

  • 02/10/2012 22:22 Carlos Souto

    covarde é vc que se esconde atras de um piloto mal caracter passa por cima de outro piloto machucando-o e botando em risco a integridade dele a CBA vai punir vc .Quem é vc para me ameaçar nao tenho medo de covarde como vc.

  • 02/10/2012 23:22 Sidney

    Para seu governo sou pai do menor que vc covardemente agrediu! Só vou dar uma dica em breve vc vai ter todas as resposta que merece! Agredir um menor é crime! Contrate um bom advogado covardão, vc vai precisar!!! Outra coisa respeita a história e a pessoa de Alessandro Pinheiro, um exemplo de profissional que esta anos no kartismo sempre respeitado por todos! Ao contrario de vc covarde! Respeite Roberto Júnior piloto assim como os demais que estavão no local e ficaram revoltado com sua atitude covarde! Mais pedir vc respeitar alguém é pedir muito, se vc não respeito seu filho, varias pilotinhos da mirim, cadete e o comissário (Ferrerinha), vc não respeita ninguém covarde! ! !

  • 02/10/2012 23:36 Carlos Souto

    Para vc saber já estou te processando, vc que deveria educar o seu filho a respeitar os outros competidores, a atitude do seu filho causou revolta em todos la no kartodromo. Meu filho lutou na pista enquanto o seu agiu de forma covarde com um menino de 12 anos.Talvez por não ter condições de lutar na pista resolveu passar por cima do outro piloto.Não tenho medo de pais como vc que manda dar porrada na pista. Em breve vc vai ver com quem se meteu.

  • 03/10/2012 08:37 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Senhores Sidney e Carlos.
    Acredito que, depois de tantos comentários postados nesta nota, os senhores já tenham dito tudo o que queriam. Peço-lhes, portanto, que a partir de agora resolvam seus problemas em outra instância que não o Kart Motor.
    Agradeço a gentileza.
    Abraços
    Erno

  • 03/10/2012 09:07 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Os comentários ofensivos, a partir daqui, passam a ser deletados. O site é democrático, mas preza pela educação e tem limite...

  • 03/10/2012 12:26 Sidney Santana

    Sr. Erno e sua equipe da Kartmotor e principalmente o leitor do seu site, em meu nome e da nossa equipe, viemos pedir nossas sinceras desculpas pelos comentários aqui colocados! Acabamos usando este espaço para nos defender, já que não tivemos a chance de fazer no local que aconteceu o ocorrido!!!

  • 16/10/2012 19:44 Pedro Roberto Barreto

    ola pessoal
    sei que quando entramos em uma competição como kart
    asumimos alguns riscos e inclusive de nos encoontrarmos na pista com varios tipos de pessoas com personalidades ,ideias ,costumes diferente do nosso mais deveriamos estar preparados para encarar esse tipo de situação com mais gandesa,ja passeie por situação parecida inclusive uma discursão com o pinheiro em caçador mais acho que isso não faz bem a ninguem estamos sempre nos encontrando nas pistas e nada melhor que um bom relacionamento quero inclusive me disculpar com o pinheiro e seus filhos pela atitude de nossa equipe no parque fechado queremos viver em paz .que Deus de entendimento a vcs para resolver esse problema.

  • 30/10/2012 21:53 Marcos

    Quero deixar claro que a equipe Marquinhos Competicoes de Sao Paulo não teve nada haver com esse incidente.