publicidade
01/06/2022 09:52

Rafael Câmara estreia em Misano em busca da liderança na Fórmula 4 Italiana

Autor: Luís Ferrari


Foto: Prema Racing

Rafael Câmara


Depois de estrear com vitória e um festival de ultrapassagens em Ímola, Rafael Câmara retorna ao Campeonato Italiano de Fórmula 4 neste fim de semana na pista de Misano. O brasileiro da Ferrari Driver Academy aparece em segundo lugar na tabela de pontuação e chega animado para a segunda das sete etapas do certame.

As atividades começam na quinta-feira, com uma sessão de teste coletivo. Na sexta acontecem dois treinos livres. O sábado é reservado aos dois qualis e à primeira corrida da rodada tripla. Nas tomadas, os carros precisam registrar ao menos duas voltas rápidas, uma vez que o grid da corrida 3 é estabelecido pela segunda melhor marca de cada competidor nas tomadas de tempo. O domingo tem mais duas corridas em Misano.

A temporada 2022 marca a estreia do piloto de 17 anos de idade no automobilismo após uma exitosa trajetória no kart, com títulos no Brasil, na Europa e o vice-campeonato mundial.

Único brasileiro a integrar o programa de desenvolvimento de talentos da Ferrari neste ano, Câmara acumula 25 corridas de carro na temporada pelos campeonatos dos Emirados Árabes, Alemanha e Itália. Ele obteve oito vitórias, 15 pódios, sete voltas mais rápidas e quatro poles (considerando apenas sessões classificatórias, sem computar inversões de grid). E foi vice-campeão na F4 UAE e está em segundo lugar no Alemão e no Italiano, que é seu campeonato prioritário no ano.

O circuito de Misano é uma tradicional pista italiana, que recebe corridas de motocicletas desde os anos 1970. Em 2012, foi rebatizado para Misano World Circuit Marco Simoncelli, em homenagem ao piloto italiano da MotoGP falecido na temporada anterior. É um dos raros autódromos no mundo que recebe as duas maiores categorias do motociclismo mundial: MotoGP e Superbike.

O traçado tem 4.226m de extensão, com seis curvas à esquerda e dez à direita. Como toda pista dedicada principalmente ao motociclismo, possui áreas de escape com fundas caixas de brita – o que, no caso da F4, pode gerar seguidas bandeiras amarelas para resgate de carros atolados após qualquer saída da pista.

As três corridas do fim de semana serão transmitidas pela página oficial da F4 Italiana no Facebook e Youtube.

“Estou muito animado em correr novamente pelo Campeonato Italiano e competir em outro circuito novo para mim. A temporada tem sido ótima, de muito aprendizado e desenvolvimento. Começamos o ano vencendo em Ímola no sábado e com duas boas provas no domingo. Vamos trabalhar duro para manter a boa performance em Misano”, declarou Rafael Câmara.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!