publicidade
23/04/2022 16:53

Rafael Câmara conquistou dois segundos lugares nas primeiras provas da Fórmula 4 Alemã

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer - com informações de Luís Ferrari



Rafael Câmara teve um primeiro dia muito movimentado em sua jornada de estreia competindo no automobilismo europeu. O piloto da Ferrari Driver Academy terminou as duas provas da etapa de abertura da Fórmula 4 alemã em segundo lugar no geral e como vencedor entre os rookies depois de mostrar habilidade para realizar ultrapassagens no renovado traçado de Spa-Francorchamps.

Largando por fora na primeira fila na primeira corrida, Câmara caiu de segundo para quarto após ficar por fora numa linha de quatro carros lado a lado.

O pernambucano usou o vácuo para ganhar duas posições em uma mesma manobra, com direito a roda na grama. Por pouco ele não superou também seu companheiro de equipe Andrea Kimi Antonelli no movimento. Então tentou atacar o adversário na primeira metade da corrida, mas os carros tinham rendimento muito similar e a degradação dos pneus por andar colado atrás era um fator de risco com o passar das voltas. O piloto, então, conservou o equipamento para ser segundo colocado, registrando a melhor volta da prova.

Na segunda bateria Câmara largou em quarto e foi tocado no início, despencando para 15º lugar, precisando fazer uma prova de recuperação.

Em seis voltas o brasileiro de 16 anos de idade já aparecia em sexto. Com ultrapassagens seguras e novamente aproveitando bem o vácuo nas longas retas da pista belga, seguiu avançando, inclusive atacando por fora na freada da antiga “Bus Stop”.

Câmara era quarto a três voltas da bandeirada final, quando alcançou um de seus companheiros na equipe Prema e o adversário que o havia empurrado para fora na largada -cuja punição de drive through já havia sido anunciada. O piloto achou uma linha perfeita na nova Eau Rouge e entrou embalado na reta Kemmel. Os outros dois disputavam posição e Câmara surpreendeu se lançando por dentro em 3-wide, para concretizar a ultrapassagem dupla na freada para a Les Combes.

Nas voltas finais ele ainda abreviou a distância para Antonelli, mas o italiano já havia escapado para vencer pela segunda vez no dia.

Pela regra da inversão de grid, Rafa larga em sétimo na terceira e última prova da etapa. A corrida tem largada agendada para 4h15 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site oficial do campeonato www.adac.de/motorsport.

“Tivemos mais um dia muito bom aqui em Spa. As duas corridas foram divertidas e estou muito contente pela oportunidade de estrear nas pistas da Europa em um traçado com tanta personalidade e pilotando um carro excelente que a Prema me proporcionou desde os testes de quinta. Amanhã, largando de sétimo, espero mais uma vez ganhar posições e buscar outro pódio. O principal é a evolução e aprendizado que tivemos ao longo da etapa, o que certamente nos colocará como concorrentes à vitória quando voltarmos aqui em junho pelo Campeonato Italiano”, disse Rafinha Câmara.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!