publicidade
09/05/2022 08:46

Rafael Câmara é vice-líder na Fórmula 4 Italiana após vitória e dois pódios em Ímola

Autor: Luís Ferrari


Foto: Manuela Nicoletti

Rafael Câmara


Depois de abrir o Campeonato Italiano de Fórmula 4 com vitória no sábado, Rafael Câmara mais uma vez foi protagonista em Ímola. O pernambucano da Ferrari Driver Academy realizou nada menos que 26 ultrapassagens nas baterias 2 e 3 para encerrar a etapa inaugural como vice-líder na tabela de pontuação.

O sábado começou com pista seca e uma formidável prova de recuperação de Câmara. Com problema no turbo no classificação, o brasileiro de 17 anos de idade não participou da segunda tomada de tempo no Autódromo Enzo e Dino Ferrari e, consequentemente, teve que largar do fundo do grid.

Ele partiu de 31º e mostrou segurança para ultrapassar por dentro e por fora no seletivo traçado italiano. A primeira metade da prova foi marcada por ao menos uma ultrapassagem por volta e Rafael já aparecia em 13º na oitava passagem, na marca de 15 dos 30 minutos previstos para a prova.

A corrida seguiu sempre em bandeira verde, até que na volta 12 o pernambucano entrou no top 10. Na passagem seguinte foi acionado pela primeira e única vez o safety-car, que deixou a pista faltando apenas duas voltas para a bandeirada. Câmara então deu sequência ao que vinha fazendo desde a largada, ganhando mais uma posição por volta para terminar em oitavo e com o carro intacto.

Na corrida da tarde o representante da Ferrari Driver Academy alinhou seu carro em quinto no grid, graças à segunda volta mais rápida que havia registrado no Q1 na véspera. Ele ganhou uma posição na largada e, na freada da Tamburello na volta 2, passou para terceiro.

O brasileiro assumiu a vice-liderança na abertura da volta 3 e logo tratou de buscar a diferença para o polonês Kacper Sztuka, que era de 2 segundos.

Nas voltas 3, 4 e 6 o brasileiro fez as melhores voltas da prova e abreviou a diferença para 0.1s. Ele chegou a atacar por dentro na freada da Tamburello, sem sucesso. Era o melhor ponto para o piloto Prema ameaçar o concorrente, mas uma bandeira amarela dupla nesse trecho na volta 9 impossibilitou o ataque. A seguir foi acionado o safety-car, na volta 11.

A corrida relargou para um sprint de 5 minutos. Rafael Câmara ameaçou duas vezes na freada da Tamburello nas voltas 14 e 15. Na 17 e última novamente ele atacou no mesmo ponto e chegou acenar também na tomada da Tosa. Mas o polonês foi hábil na defesa da posição, deixando para o brasileiro o troféu de segundo lugar.

Rafa agora tem 22 corridas como integrante da Ferrari Driver Academy nos campeonatos de F4 dos Emirados Árabes, Alemanha e Itália. Ele correu em Dubai, Yas Marina, Spa-Francorchamps e Ímola, tendo vencido pelo menos uma vez em cada pista. Sua estatística registra oito vitórias e 13 pódios.

Na tabela de pontuação, Rafael Câmara aparece em segundo lugar, com 47 pontos e a 11 da liderança. A segunda etapa da F4 Italiana acontece dentro de quatro semanas, em Misano.

“Lutei pela vitória hoje até a bandeirada, mas não tive como ultrapassar. De todo modo foi um dia muito positivo. Completamos as duas corridas, ambas com bastante ultrapassagens. O campeonato será muito disputado e temos que ir para todas as corridas com a mentalidade que mostramos nessa etapa de estreia: vencer quando for possível vencer, e somar o maior número de pontos quando não for possível chegar em primeiro. Agradeço a equipe Prema e a Ferrari Driver Academy pelo suporte. Eles são decisivos para nosso bom desempenho nesse início nos carros”, disse Rafael Câmara.

Confira os cinco primeiros após a disputa da 1ª etapa:
1 Alexander Dunne (IRL) – 58 pontos
2 Rafael Câmara (BRA) – 47
3 Kacper Sztuka (POL) – 43
4 James Wharton (AUS) – 28
5 Martinius Stenshorne – 28

  • Não há comentários cadastrados até o momento!