O que o Corinthians, Emerson Fittipaldi, um delegado linha
dura, a Praça do Shangai e Lambretta têm em comum? Todos fazem parte da
história do kartismo em Mogi das Cruzes, cidade paulista que foi um dos centros
de referência da modalidade no Brasil.
Estas conexões são contadas no livro “O KARTISMO EM MOGI DAS
CRUZES - Uma breve história de sonhos e pioneirismo”, que será lançado no dia 2
de agosto. A obra resgata o início do kartismo na cidade e o movimento pioneiro
que culminou com a construção de uma das primeiras pistas do Brasil, nos anos
60, reunindo gerações de pilotos e apaixonados pelo automobilismo.
O lançamento será na pista do Mogi Kart e contará com
diversas atrações e curiosidades.
A história – Tudo começa com a decisão de Santiago Marban de
construir karts em Mogi das Cruzes, lá pelos idos de 1964. Com o apoio
entusiasmado de Bruno Barattino e seu pai Carlos Barattino, o trio pioneiro deu
a largada.
O primeiro kart feito por Santiago foi por falta de opção e
foi testado na calçada da praça do Shangai, e o primeiro motor também por ele
construído derivou de um motor de Lambretta.
O Kart Marban torna-se realidade, pilotos mogianos entram
oficialmente nas competições, Mogi das Cruzes inaugura o segundo kartódromo do
Estado de São Paulo e torna-se referência do kartismo paulista e nacional.
Quem doou o asfalto para a pista foi o presidente do
Corinthians naquela época, o lendário Vicente Mateus. Emerson Fittipaldi
competiu em Mogi em várias oportunidades, quando ainda não se imaginava que
poucos anos depois seria o primeiro brasileiro campeão da Fórmula 1. Por isso,
sempre o mais lembrado...
O Kartódromo de Mogi das Cruzes foi referência para o
esporte, desde sua inauguração até o final de 68, quando o Kartódromo de
Interlagos foi inaugurado.
As corridas movimentavam a cidade, o comércio e o setor
hoteleiro. Logo surgiram os que não gostavam de barulho, e um delegado que,
acredita-se também não gostava, a todo momento determinava a suspensão das
provas. Muitas vezes as corridas eram realizadas com autorização da justiça.
Veteranos na pista – O evento de lançamento do livro contará
com sessão de autógrafos, homenagens, participação de pilotos veteranos e
contemporâneos além de baterias comemorativas na pista. Um momento para
celebrar histórias, amizades e o legado do kartismo.
Uma das principais atrações do dia será a “Prova dos
Oitentões”. Pelo menos 10 pilotos dos anos 60 confirmaram presença e
participarão, com Karts Indoor, um pouco mais “mansos” que os atuais
profissionais.
Renda solidária – Parte da renda obtida com a venda dos
livros será destinada à Rede de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco,
instituição referência no acolhimento e apoio a pacientes oncológicos em Mogi
das Cruzes.
O autor – Bruno Barattino, hoje com 80 anos, foi o primeiro
mogiano a tornar-se piloto de kart oficialmente, obtendo a licença da Federação
Paulista de Automobilismo em 1966, quando o kartismo iniciava forte
desenvolvimento.
Barattino participou de corridas históricas ao lado de nomes
famosos, além de Emerson, desde pioneiros no Brasil como Wilson Fittipaldi Júnior,
Maneco Combacau, Carol Figueiredo, os irmãos Durval e Paulo Viscardi, e os irmãos
Zeca e Afonso Giaffone, para citar alguns.