publicidade
03/05/2010 15:42

Campeonato Nova Schin teve rodada dupla agitada em Itu

Fonte: Quick Comunicação e Marketing


Neste domingo, dia dois de maio, o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, recebeu pela segunda vez no ano o circo do Campeonato Nova Schin de Kart. Com pilotos de várias partes de São Paulo, além de outros estados como Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, a competição mostrou porque tem sido apontada como uma das mais importantes do estado.

Na pista quatro categorias participaram das disputas que foram bastante acirradas do início ao fim. Com 16 pilotos cada uma a Cadete e a Parilla Stock foram as mais concorridas e deixaram de pé o bom público que aproveitou o domingo de competições.

A programação foi iniciada nas primeiras horas da manhã com os treinos de aquecimento para todas as categorias. Em seguida, sob forte calor, os karts voltaram à pista para as tomadas de tempo. Na sequência foram disputadas as baterias válidas pela segunda etapa do Campeonatos e, por fim, a segunda rodada de corridas, válidas pela terceira etapa.

Pela categoria Mirim o destaque foi para o pequeno Breno Gerardini. Com apenas sete anos ele mostrou muita garra ao registrar a pole-position e, mais do que isso, dominar todas as atividades do dia. A primeira corrida ele venceu com larga diferença exatamente para seu irmão Bruno Gerardini, que chegou em segundo. Juan Crespi Neto foi o terceiro. Na segunda corrida, válida pela terceira etapa do Certame, Breno foi muito pressionado. Apesar da pouca idade ele conseguiu defender bem a sua posição dos ataques de Crespi e de seu irmão e, com isso, cruzou a linha de chegada mais uma vez na primeira posição. Crespi desta vez foi o segundo e Bruno, o terceiro.

As disputas da Cadete deixaram todos de pé no kartódromo para acompanhar os bonitos pegas. A diferença de menos de um decimo separando os quatro primeiros na tomada de tempos já dava a tônica do que seriam as duas corridas. Lucas Annuza foi o pole-positon, mas, logo na largada da primeira corrida acabou sendo escorado por um dos concorrentes e caindo para o final do pelotão. Com isso, Vitor Olivério, Carlos Cunha Filho, Igor Melo, Artur Prata e Gabriel Leão brigaram muito pelas primeiras posições. Eles se revezaram nos primeiros postos até a bandeirada final que foi muito comemorada por Artur Prata. Olivério cruzou em segundo e Carlos Cunha, em terceiro. Na segunda corrida, mais uma dose de emoções fortes. Os três primeiros logo se distanciaram do restante do pelotão, mas, com cerca de cinco voltas os dez primeiros estavam embolados novamente e as brigas foram de arrepiar. Mereceu destaque a corrida de Pedro Fonseca. O potiguar largou da 12ª posição e, após belas ultrapassagens, chegou ao primeiro pelotão e venceu a corrida. Matheus Olivério chegou em segundo Igor Melo, em terceiro.

A prova da F-250 viu o experiente piloto Carlo Kain, que já teve passagens inclusive pela Pick-Up Racing, marcar a pole-position e vencer com certa tranquilidade a primeira corrida  com João Francisco em segundo e Paulo Gabriel, em terceiro. Na segunda prova, que foi disputada no sentido inverso da pista, Kain vinha novamente com vantagem na liderança, mas, com o motor travado, teve de abandonar a corrida. Melhor para João Francisco que, com isso, assumiu a ponta para não mais perdê-la até a badeirada final. Paulo Yamamoto cruzou na segunda posição e Paulo Andrei, foi o terceiro.

Encerrando a rodada dupla a Parilla Stock tomou a pista e teve duas corridas de fortes emoções. Porém, um piloto que andava afastado das pistas mostrou porque foi um dos grandes ícones de sua geração. Cláudio Roda, literalmente detonou a tomada de tempos e as duas corridas da categoria. Ele fez a pole-position e venceu as duas corridas. Mas, em ambas as oportunidades foi muito pressionado por João Cunha que, também bastante experiente, não deu folga para Roda deixando assim a corrida muito emocionante. Cunha foi o segundo colocado nas duas ocasiões. Na corrida da segunda etapa a terceira posição ficou com Victoria e, na terceira etapa, o terceiro lugar foi de Roberto Porto.

O Campeonato Nova Schin dá uma parada agora de exatamente um mês. A próxima etapa será disputada no mesmo Kartódromo Arena Schincariol, no dia seis de junho. O Ituano Motor Sport Club, entidade que promove a competição, promete novidades para os próximos dias que, certamente, atrairão ainda mais pilotos para as já concorridas etapas do Campeonato.

Todas as informações sobre o campeonato assim como resultados completos, galerias de imagens, classificações, regulamentos, horários oficiais e adendos poderão ser acessados diretamente na página do kartódromo na internet, através do endereço www.kartodromoschincariol.com.br.

  • 03/05/2010 18:22 Marcelo Henrique Cabbao

    Infelizmente não posso concordar com o teor da matéria onde se diz que está competição é uma das principais do estado.
    Fui convidado a participar desta rodada com a informação de que o Kartódromo optou escolher a data para que os pilotos de fora de São Paulo que participarem do Light na Aldeia da Serra possam aproveitar a prova de Itú.
    De cara já fomos surpreendidos com a falta de horários para treinos que estavam marcados para o mesmo horário das provas do Light, qualquer organizador deveria pelo menos pensar nos treinos para o pessoal de fora que não conhecem a pista.
    No início do dia da corrida o mesmo já começou com problemas nos motores onde os mesmos não foram lacrados em relação a tampa de combustível, tivemos várias denúncias e presença de adulteração de combustível, talvez isto possa explicar a grande diferença de tempo dos motores.
    Levei para o Kartódromo um grande número de pessoas da família para prestigiar o evento inclusive 2 pilotos da cadete, um de Alagoas e outro de São Paulo, que também passaram pelos transtornos escritos.
    Segurança é fundamental e em uma categoria de base como a mirim e a cadete pelo menos temos que dar uma volta de aquecimento de pneus coisa que não foi feita pelo diretor de prova, ai não precisa falar o que aconteceu, rodadas e descolamentos de pneus de vários pilotas nas duas largadas.
    Horário é fundamental, quando atrasa já estamos no local e esperamos mas adiantar o horário é lastimável, a Mirim estava marcada para começar a segunda corrida as 13:45, e começou a 13:00, fomos comprar um lanche para os mecânicos e um pai de um piloto da mirim perdeu a largada de seu filho que acabou se envolvendo em um acidente e o mesmo entrou em pânico quando viu que seu pai não estava lá.
    Ao término da corrida aconteceu um fato lamentável, um pai de um piloto saiu em discussão com outro pai, até ai tudo normal em um esporte tão competitivo como este, não contente com as agressões verbais pegou uma faca e depois um eixo de kart para agredir o outro pai, tudo isto no meio de crianças e de nossas esposas com crianças de colo, avós e parentes.
    Chamamos as pessoas da FASP e da organização do evento que nada fizeram mesmo presenciando o fato que aconteceu em baixo da administração e na presença de uma pessoa uniformizada da FASP.
    Acho que uma atitude desta é digna de uma punição tanto da parte federação como da administração do Kartódromo para quem se arma para brigar.
    Só posso lamentar a falta de segurança e de organização de quem quer promover uma competição com o aval e presença de uma federação.

  • 03/05/2010 19:02 Wagner

    Concordo com você Marcelo, realmente foi lamentável essa briga, infelizmente temos pessoas que não deveriam estar participando de uma competição, pessoa que não tem o mínimo de discernimento, realmente um desequilibrado e levam a competição pra fora da pista, Quero me retratar para as pessoas que acompanharam tudo isso, e dizer que esse cidadão além de me ofender e xingar muito ofendeu e xingou meu filho na frente de todos, e não pude evitar o descontrole.
    Estou me pensando seriamente de retirar o meu filho desta competição, pois me sinto ameaçado, gostaria que tivéssemos o mínimo de segurança, punição severa para essas atitudes, mas infelizmente as autoridades nada fizeram, de maneira alguma eu e minha família vamos correr esse tipo risco, como foi citado, foi na cara de todos. Competição é na pista.

  • 04/05/2010 11:39 Eduardo Gozzano - Presidente Do Ituano Motor Sport Club

    Prezado Senhor Marcelo,



    acho que o senhor está de certa forma equivocado com sua análise sobre a segunda rodada do Campeonato Nova Schin de Kart, que teve suas provas disputadas no último domingo, dia dois. Sendo assim, gostaríamos de esclarecer os pontos mencionados pelo senhor conforme abaixo:



    1) Horários ? Realmente o calendário do Campeonato Nova Schin foi idealizado nesta temporada de modo a proporcionarmos aos pilotos que participam do Light a opção de competirem em mais um Campeonato Oficial no mesmo final de semana. Procuramos sempre divulgar nosso cronograma de horários com antecedência e deixar todos cientes de nossa programação. Nesta semana, por exemplo, este site divulgou na quarta-feira, dia 28, o release que soltamos na terça, informando sobre o cronograma de horários. Confira:



    http://www.kartgaucho.com.br/web/index.php?menu=Noticia¬icia=14566



    Realmente, quem tem o interesse em participar dos dois Campeonatos acaba tendo que fazer escolhas. Provavelmente em uma próxima etapa, o senhor traga seu filho para treinar aqui na Quinta e, na sexta, o senhor participe dos treinos na Aldeia. Os kartódromos estão separdos por apenas 45 minutos. Ainda com relação aos horários temos a informar que alguns pais da categoria Cadete entraram em contato com o kartódromo na sexta-feira solicitando a inversão nos horários de treinos para privilegiar quem saía do Light, uma vez que para esta classe a programação na Aldeia termina por volta das 11 da manhã. Assim o fizemos e, quem teve o interesse, conseguiu treinar tranquilamente na tarde de sábado, além do treino de aquecimento que aconteceu na manhã de domingo.



    2) Motores ? A manutenção e equalização dos motores das categorias Mirim e Cadete do Campeonato Nova Schin é feita pela empresa Moa Kart Motor. Todos os equipamentos passam por um criterioso processo de revisão após cada corrida e, depois disto, são disponibilizados novamente para a etapa seguinte. Não houve esta disparidade de tempos mencionada pelo senhor. Se tomarmos por base os tempos da tomada de tempos da Cadete, por exemplo, teremos sete pilotos separados por apenas quatro décimos e, refinando ainda mais a pesquisa, os quatro primeiros estiveram separados por ínfimos 67 milésimos, ou seja, menos que um piscar de olhos.



    Com relação aos combustíveis temos a informar que, realmente, houve uma denúncia antes da tomada de tempos sobre adulteração em um dos karts. Neste momento o senhor Ricardo Bignotto, Comissário Técnico da FASP, ordenou que todos os tanques fossem esvaziados, reabastecidos com novo combustível e lacrados novamente. Ou seja, na dúvida, o representante da FASP ouviu a denúncia e ordenou um novo procedimento de abastecimento.



    3) Procedimento de Largada ? Todos os pilotos participaram do briefing com a direção de prova, aberto também aos pais e chefes de equipes interessados. Nesta ?reunião? ficou determinado qual seria o procedimento de largada a ser adotado. Este procedimento foi corretamente seguido e, quando os karts passaram alinhados pela reta dos boxes, as largadas efetivamente aconteceram. Tudo completamente dentro dos padrões e regulamentos do automobilismo.



    4) Adiantamento nos horários de prova ? A programação do dia de corridas efetivamente foi adiantada, infelizmente, em virtude de não termos tido pilotos suficientes para a categoria Júnior. Sabendo disso, desde o início das atividades da manhã, os comissários da FASP e direção de prova informaram a todos os pilotos, chefes de equipes e responsáveis que os procedimentos estavam sendo adiantados. Além disso, durante todo o tempo o sistema de som do kartódromo chamava os participantes para cada uma das atividades. Todos os procedimentos somente foram iniciados com a presença de TODOS os pilotos inscritos e mediante a concordância dos mesmos. Caso alguém se opusesse a entrar na pista, por qualquer motivo, sua decisão seria aceita e o horário inicial mantido. Como ninguém se opôs, as atividades foram acontecendo naturalmente durante o dia.



    5) Discussão e agressão ? Infelizmente não temos como controlar a insatisfação de um pai ao ver seu filho ser superado em uma competição. Realmente no parque fechado de pesagem da categoria Cadete o pai de um competidor agrediu verbalmente outro pai e, mais ainda, o piloto concorrente de seu filho. Várias pessoas acompanharam o LAMENTÁVEL episódio que também foi visto por um comissário da própria FASP.



    Porém, o fato de ter alguém armado com uma faca ou eixo para agredir o outro realmente não conseguimos apurar. Entramos em contato com o pai do piloto que foi agredido VERBALMENTE e, o mesmo, nos disse que não sofreu ameaça de agressão física. Segundo este pai alguém o teria dito que a pessoa que o insultara no Parque Fechado estaria com uma faca ou eixo, mas, efetivamente, não chegou a ameaçá-lo.



    Este fato realmente é extremamente constrangedor e muito nos incomodou. O kart é um esporte saudável e tem como uma de suas principais características a presença de famílias inteiras acompanhando seus campeões. A FASP já está ciente do assunto e todas as terças-feiras, posteriores às competições, existe uma reunião dentre os oficiais para a análise final do evento e fechamento da pasta de prova. Devemos aguardar um pronunciamento oficial da entidade que, certamente, tomará as medidas cabíveis contra este pai de piloto.



    Por fim, senhor Marcelo, entendemos a sua posição, mas, efetivamente, acreditamos que você talvez não tenha tido acesso a todas estas informações que mencionamos acima. Você e todos os demais pilotos são muito bem vindos ao Campeonato Nova Schin de Kart e tenha certeza que trabalharemos sempre para manter a nossa competição como uma das principais do estado de São Paulo.



    Atenciosamente,



    Ituano Motor Sport Clube
    Eduardo G. Gozzano
    Presidente



    Assessoria de Comunicação do Kartódromo Arena Schincariol
    Quick Comunicação e Marketing
    Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabíola Cadar

  • 04/05/2010 13:17 Mauricio Diegues

    Eu acho que o pessoal da segurança tem que proibir o ingresso de pais ao parque fechado, isso acaba gerando muito tumulto, tem gente que não sabe perder, acha que seu piloto ou filho é o melhor e esquecem-se de que isso é uma competição e todos que participam tem chances de ganhar. Parabéns aos ganhadores e que a organização seja mais atuante no controle de acesso. Temos que torcer mas saber ganhar e saber perder.

  • 04/05/2010 14:49 Marcelo Henrique Cabbao

    Caro Eduardo.
    Aceito suas explicações e parabéns pelo seu pronunciamento, você foi muito feliz em suas palavras.
    Todos os fatos que relatei são passíveis de acertos e com certeza podem ser analisados e talvez corrigidos conforme necessidade nas próximas etapas e acredito que pelo tom de sua resposta você certamente é uma pessoa digna de seu posto.
    Em momento algum quis colocar em dúvidas o trabalho da Moa Kart Motor que conheço a tempo e sei de sua seriedade.
    A única coisa que realmente acho que vocês, administração e FASP poderiam verificar com rigor é o lamentável fato da agressão verbal e tentativa física que felizmente não teve maiores problemas porque um dos pais que não queria confusão deixou o local, não alimentando assim ainda mais o problema, mas garanto que o fato aconteceu fora do parque fechado em frente aos boxes, e muitas pessoas presenciaram o mesmo, inclusive pessoas da FASP, segurança e da administração pois o tumulto foi grande.
    As competições de categorias de base são ambientes familiares e devem ser preservados, acredito que não podemos evitar discussões verbais e físicas mas as pessoas que extrapolam o limite de civilidade e colocam outras em risco devem ser punidas, desta forma as entidades responsáveis podem coibir reincidências e dar exemplo de como funcionam lugares de respeito com regras estabelecidas.
    Temos que pensar também que isto será mostrado como exemplo para os país que não querem mais participar do evento e mudem de idéia, pois existem mecânicos, ajudantes e preparadores que dependem disto como fonte de renda.
    Assim acredito que tudo possa ficar justo e perfeito.
    Atenciosamente.

  • 04/05/2010 14:54 Moa

    Senhor Marcelo, após ler o seu comentario referente aos motores e a diferença entre os mesmos eu discordo plenamente, pois quem assistiu a prova vai concordar comigo. Além disto os fatos falam por si. O João Marcelo correu com os motores 13 na 1ª bateria e 14 na 2ª bateria.
    O motor numero 13 foi resorteado e ficou com o piloto Igor Mello, que chegou em 3° lugar disputando a ponta durante toda a prova.
    E o motor numero 14 veio do piloto Gregory Diegues que largou na 6ª colocação.
    O que eu acho é que falta um pouco de treino na pista de Itu, pois ela parece fácil mas é muito técnica e sabemos que existem outros fatores que influenciam no tempo final, não apenas o motor. Sabemos que o João Marcelo é um piloto iniciante e já está se destacando conseguindo andar no meio do bolo, como nesta última etapa do Light que chegou na 9ª colocação.
    Referente ao combustível, os tanques foram lacrados e eu presenciei o Sr. Ricardo Bignotto após uma suspeita esvaziar os tanques novamente.
    Quanto a briga eu também acho lamentável, os pequenos pilotos são os mais prejudicados com as atitudes dos pais.
    A MOA KART MOTOR se propoe sempre a manter o máximo de igualdade entre os motores, após cada etapa todos são revisados e equalizados no dinamometro. Conferimos e cruzamos sempre os motores dos primeiros colocados com os últimos para ver se o problema da diferença de tempo vem dos motores. Mantendo asssim o nosso padrão.
    Agradecemos a sua presença e espero que entenda o nosso ponto de vista.
    Atenciosamente,
    MOA

  • 05/05/2010 09:24 Fausto Souza Da Silva

    Com relação ao direito de resposta, o pai do piloto que falei com ele no parque fechado, o qual informa a total falta de equilibrio de minha parte, já havia tido envolvimento em atitudes anti desportivas na primeira corrida do dia, e o que foi dito para este cidadão é que" o mesmo deveria ensinar seu filho aser um piloto de e não um moleque que fica envolvendo outros pilotos em acidentes", omesmo não suportando o que ouviu desceu aos boxes com seu genro tentando a intimidação. dai gerou-se tal confusão, que em momenyto nehum ouve ameça por qualquer tipo de objeto. mas isso tudo fez parte de relatorio, inclusive quando o mesmo me falou ( ALGUEM VIU O TOQUE? VAMOS ESPERAR NÃO TINHA COMISSARIO POR PERTO9 ). dai pessoal tirem a s conclusões. a categoria cadete é a base da formação dos pilotos inclusive da formação do carater dos mesmos, tendo em vista a idade que se encontram, já foi dito luto pela categoria e não unicamente pelos meus pilotos.

  • 05/05/2010 12:04 Wagner

    Caro cidadão.
    1- Não tente se justificar, todos viram sua atitude me xingando e xingando MEU FILHO no parque fechado, JÁ ESTE AÍ SEU DESEQUILIBRIO, quando desci aos Box, o Sr gritou pra quem quisesse ouvir, esse F.D.P nem olha na minha cara, ensina seu filho a ser homem, foi aí que aconteceu meu descontrole.
    2- A atitude antidesportiva de meu filho, foi resolvida sem nenhum problema, com a penalização pela organização, que eu acatei naturalmente, não existiu nenhum tipo de xingamento ou agressão, conversei com o pai e o preparador do piloto envolvido como 3 pessoas civilizadas, foi dito pelo pai do piloto, LANCE DE CORRIDA, (dito pelos nossos adversários, não inimigos) ,apertamos as mãos, resolvido.
    3- Quanto a educação do meu filho como piloto, basta olhar seu histórico, portanto, pense antes de falar /escrever, eles são crianças.
    4- ALGUEM VIU O TOQUE? VAMOS ESPERAR, disse sim, pois nem eu, nem meu filho entendíamos a sua revolta, eu não vi toque nenhum, nem ele, nem os comissários (posteriormente). Acho que o Sr viu outra corrida.
    5- Quanto ao Sr se armar para me agredir, não fui eu quem disse, mas existem pessoas que testemunharam o fato.

  • 05/05/2010 13:36 Fausto Souza Da Silva

    Caro Wagner.
    O Sr. Homem como me referi ao sr, e seu filho, tambem diz respeito a assumir as atitudes. Falei para o Sr. com todas as letras para que ensine seu filho a ser piloto e não um Kamikase e muleque, o brilho da vitoria se faz como competidor e isso não da o direito de atrapalhar os outros com atitudes anti desportivas.Com relaçao aos as palavras proferidas de ambas as partes se deram em virtude do sr. precisar de apoio para peitar os outros, então vamos ser honestos? segundo não tenho qualquer problema com seu filho ou qualquer outro piloto, haja vista, não sei se vc se lembra, mas o primeiro a chegar e socorrer seu filho o ano passado fui eu.
    A idade dessa molecada é de formação de carater e personalidade, assim volto a lhe dizer ensine coisas boas e não a ficar arrancando os outros da pista. parabens pelo lugar seu 3º.

  • 06/05/2010 09:26 Wagner

    O Sr continuou se excedendo, mas esta desculpado.