publicidade
21/03/2024 16:33

Vice-campeão mato-grossense, Dimy Kalinowski é referência para a comunidade autista no Brasil

Piloto compete com apoio de amigos e preparadores e disputará a 2ª etapa do Club Kart de Birigui neste sábado

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Agostinho Neto

Dimy Kalinowski utiliza um macacão estilizado com "quebra-cabeças", o símbolo do autismo


Federado como Piloto Portador de Necessidades Especiais (PPNE) no kartismo brasileiro, Dimitry Fernandes Kalinowski é referência para a comunidade autista no Brasil. Residente em Cuiabá (MT), “Dimy” começou a competir no kartismo em 2022 e no ano seguinte se sagrou vice-campeão mato-grossense em uma clara demonstração do potencial dos autistas.

Sem as condições financeiras ideais para praticar o esporte, a família de Dimy encontrou em seu próprio esforço e no apoio de outros pilotos e preparadores os meios para prosseguir com o sonho e o foco do filho.

“Na verdade, não era para o Dimy correr. É um esporte de muito investimento e não temos condições de bancar. Mas temos recebido apoio de muitas pessoas e isso nos permite continuar no esporte que ele tanto ama”, diz Branca Fernandes, mãe do piloto.

O título de vice-campeão mato-grossense chegou na F4 Light, o que lhe rendeu uma promoção para a F4 Graduados em 2024. Empenhado em crescer em sua carreira, Dimitry Kalinowski participará neste sábado (23) da 2ª etapa do Club Kart de Birigui no Kartódromo Speed Park, palco do Campeonato Brasileiro em outubro próximo.

“Essa participação está sendo possível pela iniciativa do piloto Luciano Rebecchi e dos preparadores Alex Grigoletto e Ken”, destaca Branca Fernandes. “Eles fazem parte de uma série de pessoas que apoiam a carreira do Dimy, a quem somos imensamente gratos”, completa.

Dimitry Kalinowski tem uma paixão imensa pelo kartismo e pelo automobilismo, parte dela explicada pelo próprio autismo. “Hiperfoco”, resume Branca Fernandes. “Quando o autista se interessa por alguma coisa, esse interesse fica intenso. Mesmo com capacidade para outras frentes, o Dimy só quer saber de automobilismo, ser piloto profissional, ser pago para correr”, explica.

E é o próprio Dimy Kalinowski quem explica sua paixão pelo kartismo. “Quando estou atrás do volante sinto euforia e fico calmo ao mesmo tempo!”, conta. “É graças ao kart que melhorei em muitas coisas fora da pista e tenho orgulho hoje de ser piloto, amo o que faço”, completa, com as dificuldades naturais que os autistas têm de se expressar.

Para acompanhar a carreira de “Dimy” Kalinowski siga o perfil @pilotoautistadimyracer no Instagram.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!