publicidade
01/04/2024 08:12

Sergio Sette Câmara voltou aos pontos no Mundial de Fórmula E com 10º lugar no Japão

Piloto brasileiro largou da quarta posição no primeiro e-Prix em Tóquio

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: ERT Formula E Team

Sérgio Sette Câmara


No último sábado (30) o Campeonato Mundial de Fórmula E realizou uma corrida histórica no continente asiático. Nas ruas de Tóquio os 22 pilotos que participam das disputas tiveram a luz verde para a primeira corrida da história no Japão. Em um país que respira velocidade, a população lotou as arquibancadas para assistir aos mais velozes carros elétricos do planeta.

Fazendo a sua quarta temporada completa na competição, o brasileiro Sérgio Sette Câmara, de 25 anos, esteve muito animado desde o início das atividades. Amante da cultura e população daquele país, o brasileiro antes mesmo de entrar na pista já havia se declarado como um fã do traçado – em que treinou por várias horas em simulador – que, diferente da pista do Brasil, por exemplo, apresentou características muito técnicas e propensas aos carros da equipe ERT Fórmula E.

Tendo isso em vista, o time de engenharia e mecânicos da equipe usou bastante o tempo de pista dos dois treinos livres para preparar um carro que fosse confiável para a corrida. Assim, sem uma preocupação de resultado nos treinos, Sette Câmara registrou o 17º tempo na primeira sessão e, na segunda sessão, o 19º tempo.

Pelas posições conquistadas, realmente, não seria um dia animador. Porém, com tranquilidade, o piloto seguiu para a parte de grupos da classificação e, com a marca de 1m19s474, ele foi o segundo mais veloz do Grupo B e avançou para a fase dos duelos em que apenas os oito mais velozes se classificam. No primeiro embate, contra o suíço Nico Muller (Maserati), Sette Câmara mais uma vez mostrou sua superioridade, e com mais de quatro décimos de vantagem, avançou para a semifinal. Desta vez, porém, o brasileiro acabou tocando de leve uma das barreiras de proteção e abortou sua volta. Porém, ele já estava garantido com a quarta colocação do grid.

A corrida foi autorizada às três da manhã do sábado. Serginho, em largada conservadora, acabou perdendo uma posição, porém, manteve-se no top 5. Com um equipamento que, sabidamente, consome mais energia que o dos demais concorrentes, Sérgio optou por uma estratégia de se manter o maior tempo possível nas disputas do primeiro pelotão. Muito pressionado, pouco a pouco ele perdeu algumas posições, mas, em boa estratégia de pegar o Attack Mode, ele se dirigiu àquela área apenas nas últimas voltas e, aproveitando-se muito bem de condições de pista, conseguiu permanecer durante todo o tempo na zona de pontuação, concluindo a corrida em 10º. Com o resultado o brasileiro somou mais um ponto para o campeonato e, agora, figura na 17ª colocação.

“Estou satisfeito pelo que conseguimos desempenhar aqui em Tóquio. A pista apresentava características mais próximas ao ideal para o nosso carro e, com isso, consegui me posicionar muito bem na classificação, quando busquei o limite. Larguei da segunda fila e, pensando somente em minha estratégia, fiz uma corrida legal, segurei os adversários o máximo possível e, ao final, concluir a prova na zona de pontuação foi uma espécie de prêmio para todos do time que se empenharam muito neste fim de semana”, concluiu o piloto patrocinado pela MRV.

O Campeonato Mundial de Fórmula E retoma seu calendário daqui duas semana com o e-Prix de Misano. Após vários anos competindo nas ruas de Roma, a competição chegará a um dos autódromos mais icônicos e tradicionais do país.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!