publicidade
21/11/2023 07:59

Rafael Busato garante título no Campeonato Brasileiro e Guilherme termina no Top 10 da Mini 2T

Gêmeos venceram nos dois principais campeonatos nacionais nesta temporada

Autor: Kako Marques


Foto: Darksides Karts

Rafael Busato


Foi uma verdadeira maratona a semana dos pilotos e equipes do Grupo 2 do 58º Campeonato Brasileiro. Um trabalho árduo coroado com o título da categoria Mini 2T para o piloto paranaense Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum), que subiu no lugar mais alto do pódio depois de uma gangorra de emoções ao longo dos dias no Kartódromo RBC Racing. Seu irmão Guilherme terminou a competição em 10º, mas vibrando por mais um título dos gêmeos.

Nesta temporada, os irmãos Busato vêm acumulando troféus importantes nas principais competições do país, como o Sul-Brasileiro conquistado por Rafael no Beto Carrero, em Santa Catarina, lugar que também viu a conquista de Guilherme Busato na 24ª edição da Copa Brasil. Agora foi a vez de Rafael brilhar no Campeonato Brasileiro.

Mas a conquista de Rafael ficou longe de ser fácil. Depois de ficar na 13ª posição na tomada de tempo da Mini 2T, ele teve que se superar nas duas classificatórias, com o 10º e o 7º lugar. Enquanto isso, Guilherme largou em oitavo, sendo penalizado na primeira, mas se superando na prova seguinte, ficando em segundo lugar.

Na corrida pré-final de sexta-feira (17), Rafael saiu do 10º lugar e Guilherme do 11º para longas onze voltas que colocaram Rafael em quarto na bandeirada final. Porém, Guilherme foi envolvido em um acidente, dando apenas três voltas e ficando em décimo sexto, mesmas posição no grid da final.

Na grande final Rafael caiu para o quinto posto após a largada, enquanto seu irmão buscava a recuperação fazendo várias ultrapassagens. Numa corrida de muita inteligência, Rafa veio fazendo ultrapassagem por ultrapassagem até travar o duelo decisivo e assumir a ponta, faltando apenas três voltas para o fim. Só na última volta o piloto do kart 97 teve uma vida mais tranquila, depois que dois de seus adversários se enroscaram logo atrás, no miolo do circuito, e Rafael recebeu a bandeirada de campeão com oito décimos de vantagem para o segundo colocado. Guilherme conseguiu terminar a prova em décimo, mas vibrando pela vitória do irmão.

'Eu ganhei a Copa Brasil e ver meu irmão vencer o Brasileiro me deixou muito feliz, como se fosse um título para mim. Então, é muita festa para nós nessa temporada. Só agradecer a Deus e todo mundo que torce por nós”, disse Guilherme.

'Foi muito bom, muito legal. Na final, a gente conseguiu ir muito bem, na tomada a gente não estava bom, mas na pré-final cheguei em quarto, o que me deu um lugar na segunda fila na final, e eu consegui ganhar o título. Queria agradecer a Deus, em primeiro lugar, à minha família, meu tio, meu avô, que já está no céu, mas ele deve estar super feliz por mim. Meu pai e minha mãe. Agora é comemorar meu primeiro título nacional. Tomara que seja o primeiro de muitos”, agradeceu Rafael Busato, após o pódio.

A comemoração pelo título de Rafael deve durar mais alguns dias, já que ele e o irmão vão tentar mais uma conquista na temporada, desta vez na última etapa da Copa São Paulo Light, no dia 9 de dezembro, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Rafael é o vice-líder da categoria Cadete, enquanto Guilherme é o quarto colocado e também tem chances de ficar com um dos mais importantes títulos estaduais do país.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!