publicidade
10/04/2024 15:48

Inédita no Brasil, Regional Cup inova com quatro provas classificatórias nas Finais e anuncia palco da decisão

Final será disputada no Circuito Paladino em julho

Autor: FG Com / Assessoria de Comunicação CBA - Kart


Foto: Fabio Oliveira

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou nesta quarta-feira (10) os regulamentos técnico e desportivo para a disputa da inédita Regional Cup de Kart, competição que chega ao país com total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O campeonato englobará as categorias OK FIA, OK Júnior FIA e Mini 2T e terá sua Final entre os dias 29 e 31 de julho no Circuito Internacional Paladino, no município do Conde (PB).

Para chegar à decisão, os pilotos terão de garantir suas vagas em competições regionais (ver calendário abaixo), o que permitirá que competidores de diversas regiões possam lutar por uma vaga nas Finais. Serão 16 finalistas na OK FIA, 16 na OK Júnior e 12 na Mini 2T.

Além da chance de competir com equipamentos similares aos utilizados nos principais campeonatos da Europa e no Mundial FIA Karting, a Regional Cup também aproximará os pilotos do formato das competições internacionais. Na decisão, serão quatro baterias classificatórias antes da Pré Final e Final.

“A Regional Cup tem como objetivo dar a chance aos nossos pilotos de competir no país com equipamentos similares aos utilizados na Europa, facilitando seu aprendizado, reduzindo custos, além de poderem concorrer a um título internacional, inédito e apoiado pela FIA”, destacou Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA.

“Para que a experiência seja muito similar a um campeonato mundial, também adotamos um novo formato de disputa nas Finais, com quatro baterias classificatórias curtas, dando a oportunidade dos pilotos largarem mais vezes, mesmo com grid menores, permitindo que possam criar novas estratégias a cada corrida”, completou Carcasci.

Todos os detalhes sobre a disputa podem ser conferidos nos regulamentos, que já se encontram no site da CBA.

Além dos títulos inéditos, nas categorias OK FIA e OK Júnior FIA os campeões da Regional Cup Brasil terão suas vagas no Mundial FIA Karting 2024 asseguradas e receberão como prêmios a isenção na taxa de inscrição da competição mundial e ajuda de custo por parte da CBA. A competição nacional também abrirá mais uma vaga para classificar e premiar um terceiro piloto brasileiro para o Mundial, que acontecerá em setembro na Inglaterra.

Após as Finais, os pilotos que terminarem entre segundo e nono lugares na OK disputarão um nova Final e o vencedor também ganhará como prêmio a inscrição e ajuda de custos no Mundial para a categoria OK N (lembrando que será classificado para a competição mundial pilotos que sejam elegíveis de acordo com as regras de idade do campeonato em cada uma das categorias).

Confira o calendário das etapas classificatórias e Final da Regional Cup Brasil:
Classificatórias OK FIA e OK Júnior FIA
18/05 – Kartódromo Luigi Borghesi / Londrina (PR) 4 vagas por categoria
25/05 – Kartódromo Granja Viana / Cotia (SP) 4 vagas por categoria
08/06 – Speed Park / Birigui (SP) 4 vagas por categoria
22/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 4 vagas por categoria

Classificatórias Mini 2T
08/06 – Speed Park / Birigui (SP) 3 vagas
16/06 – Kartódromo Internacional Aldeia da Serra / Barueri (SP) 2 vagas
13/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 3 vagas
22/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 4 vagas

Sobre as inscrições: as etapas classificatórias farão parte de eventos organizados pelas Federações de Automobilismo (FAUS) e da 25ª Copa Brasil. Os horários, formato de provas e procedimentos de inscrição deverão ser consultados nos regulamentos específicos dos certames-sede de cada classificatória.

Finais OK FIA, OK Júnior FIA e Mini 2T
29 a 31/07 - Circuito Internacional Paladino / Conde (PB)

Sobre as inscrições: Quando abertas, as inscrições deverão ser feitas no site da CBA (www.cba.org.br) e serão exclusivas para os pilotos que obtiverem a vaga nos eventos Classificatórios ou de acordo com outro critério da CBA divulgado em tempo hábil. A taxa de inscrição será de R$ 1.500,00 na Mini 2T e R$ 2.500,00 na OK e OK Júnior. O aluguel do motor terá o custo de 1.890,00 reais (Mini 2T) e 4.490,00 reais (OK e OK Júnior).

As categorias que compõe a Copa Regional admitem pilotos conforme as idades abaixo:
Mini 2T - aberta a pilotos com idades entre 9 e 11 anos, completados em 2024. Também aceitará pilotos com licença PJMK e que completem 12 anos de idade em 2024;

OK Júnior - aberta a pilotos com idades entre 12 e 14 anos, completados em 2024;

OK - aberta a pilotos a partir de 14 anos, completados em 2024.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!