publicidade
17/10/2005 14:10

Duas vitórias e uma atuação segura garantem a Gabriel Dias título inédito na Copa Brasil

Autor: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer


Com duas vitórias praticamente de ponta a ponta, o piloto Gabriel Dias venceu no último sábado a Copa Brasil de Kart, um dos mais importantes campeonatos do kartismo brasileiro e que teve sua 7a edição realizada no Kartódromo Raceland Internacional, em Curitiba (PR).

 

Gabriel Dias, o melhor piloto brasileiro no último Mundial de kart, esteve sempre entre os principais favoritos ao título. Este favoritismo era creditado ao bom resultado no Mundial (14o), por seu currículo no kartismo brasileiro e, principalmente, pelos bons treinos que realizou durante toda a programação oficial. “Treinei bem todos os dias, quando fiquei sempre entre os cinco primeiros. A confirmação de que eu poderia brigar pelo título veio na tomada de tempos, quando obtive a segunda posição”, contou Gabriel Dias, que compete na Graduados B, categoria que alinhou 25 competidores de todo o Brasil.

 

Para vencer a Copa Brasil pela primeira vez, Gabriel Dias e sua equipe, a Moro Competições, optaram por usar um esquema “econômico”, procurando acertar o kart para a corrida e usando apenas um jogo de pneus. Para evitar quebras, optaram também por usar uma carburação mais “gorda”, com o motor girando menos. “Foi uma decisão acertada, já que não tivemos nenhuma quebra de motor durante toda a semana”, disse Gabriel Dias.

 

Mesmo sem ter dado nenhuma “volta limpa” durante a tomada de tempos, Gabriel Dias garantiu a segunda posição, largando na primeira fila para a primeira bateria, que foi bastante tranqüila, já que ele rapidamente abriu boa vantagem, o que lhe possibilitou inclusive poupar o equipamento.

 

Na segunda bateria, largando desta vez na pole, Gabriel Dias novamente pulou na frente, mas agora sofrendo pressão constante do paulista Denis Navarro. Embora estivesse rápido, não conseguia se livrar de Navarro, que também estava muito rápido e empurrava Gabriel na reta. Sem olhar para trás uma única vez, Gabriel andava tudo o que podia, mas Navarro permanecia colado, até que na décima terceira volta conseguiu a ultrapassagem. Sem se abalar com a perda da liderança, Gabriel Dias posicionou-se atrás de Navarro, para, três voltas depois dar o bote na curva parabólica. Como Navarro tinha freado no limite e já estava entrando na curva, acabou tendo de ficar lado a lado, escorregando na parte suja da pista e perdendo contato.

 

A partir daí, foi só administrar novamente e partir para a segunda vitória e o título. “Estava bastante difícil segurar o Navarro. Ele era tão rápido quanto eu e disputamos quase metade da prova com ele atrás de mim o tempo todo, pilotando sempre de forma muita leal e limpa”, elogiou Gabriel Dias, que neste ano conquistou também o Sul-Brasileiro da categoria e o vice no Pan-Americano da Sudam Júnior.

 

Na desmontagem do motor no momento da vistoria técnica, um susto: duas longas faixas de metal grudadas na lateral do pistão mostravam que o motor estava na iminência de quebrar. “Acho que se tivéssemos mais uma ou duas voltas, o motor teria quebrado e eu não estaria comemorando este título”, finalizou Gabriel Dias, que tem um bom histórico na Copa Brasil. Em 1999, foi terceiro colocado e em 2000 foi quinto, competindo em ambas na categoria Cadete. Na Júnior Menor, em 2001, repetiu o quinto lugar e em 2002, ano em que conquistou o Brasileiro, abandonou por quebra de motor. Nas duas edições anteriores (2003 e 2004), por estar fora do Brasil, Gabriel Dias não competiu.

 

Confira os cinco primeiros na Copa Brasil, categoria Graduados B:

1° Gabriel Dias (PR) – 22 pontos

2° Guilherme Crocetti (PR) – 17

3° Adilson Franchi Filho (SP) – 14

4° Bruno Pacetti (PR) – 9

5° Denis Navarro (SP) – 9

  • Não há comentários cadastrados até o momento!