publicidade
03/12/2025 14:30

Maior edição da história do Brasileiro reforça trabalho da atual gestão da CBA no fortalecimento da base do automobilismo

60ª edição, encerrada no último sábado no Beto Carrero, teve mais de 650 inscrições, 20 federações representadas, grande audiência nas plataformas de transmissão ao vivo, estreia de novas categorias no evento, além de avanços nas áreas técnicas e desportivas

Fonte: FG Com / Assessoria de Comunicação CBA - Kart


Foto: Gilmar Rose

Binho Carcasci, Giovanni Guerra e Niki


Mais que números e recordes, a disputa da 60ª edição do Campeonato Brasileiro, maior competição da modalidade no país e organizada pela CBA, comprova todo esforço e dedicação da atual gestão na categoria que é a base do esporte a motor.

Desde que Giovanni Guerra assumiu a presidência da CBA, em 2021, e nomeou Rubens Carcasci como presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), os eventos crescem em número de inscrições anualmente.

Somando o recorde de mais de 650 inscrições no Kartódromo Beto Carrero nas duas últimas semanas em que foram realizados os Grupo 1 e 2 do Brasileiro aos números da Copa Brasil deste ano (disputada em julho em Aracaju/SE), do Brasileiro de Kart Endurance e Regional Cup (em agosto em Imperatriz/MA) e do Brasileiro de Kart Rotax (em outubro em Cotia/SP), foram mais de 1 mil inscrições nas competições organizadas pela CBA em 2025.

Além disso, a CBA também tem intensificado seu trabalho em frentes desportivas e técnicas, impulsionando uma série de melhorias que elevam o padrão dos eventos. Entre outras novidades deste ano, destaca-se a estreia dos motores OK-N, tecnologia de ponta presente nos principais campeonatos internacionais organizados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Como tem feito nos últimos anos, a CBA dividiu as competições em diferentes regiões do país e, apesar das dificuldades logísticas em um país continental como o Brasil, conseguiu ótimos resultados, dando a chance para que mais cidades e pilotos de diversas regiões tenham acesso ao kartismo de alto nível.

Na edição 60 do Brasileiro, a CBA contou com a parceria com a Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), presidida por Admir Chiesa, o Niki. Por muito pouco, a federação não foi a com o maior número de inscrições. Foram 179, três a menos que a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), que ficou em primeiro lugar.

No entanto, a FAUESC foi a grande campeã do evento, com nove dos 22 títulos disputados. Vinte das 23 federações de automobilismo tiveram representantes nesta edição.

“Esta edição vai ficar para sempre na nossa história. Mais de 650 inscrições, mas mais do que números o que buscamos foi mais uma vez entregar um campeonato organizado, recebendo pilotos, equipes e familiares da melhor maneira possível e acredito que conseguimos atingir esse objetivo em grande parte. Agradeço muito também todo o apoio e parceria com a FAUESC neste evento e com o Kartódromo Beto Carrero”, destacou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

“Sempre temos coisas para melhorar, mas acredito que estamos numa evolução crescente. Tenho de agradecer aos pilotos, que estão confiando no trabalho que a CBA vem fazendo, junto com a equipe da Comissão Nacional de Kart”, completou.

Giovanni Guerra, que estava em Brasília acompanhando a reinauguração do autódromo da capital federal, também fez questão de estar no Beto Carrero no último dia das finais.

“Fiquei muito feliz com este novo recorde no nosso kartismo e toda a repercussão deste Brasileiro, que foi histórico. Fui acompanhar as corridas no sábado no Beto Carrero um dia depois de estar em Brasília na reinauguração do autódromo da cidade, que foi o segundo autódromo que entregamos este ano. E isso é uma resposta de que os governantes e os empresários estão vendo o automobilismo como uma plataforma de negócios importante, com geração de empregos, renda, divulgação das cidades que recebem os eventos, ou seja, turismo, integração, inclusão social e cultura”, ressaltou Guerra.

“Desde o kart, passando pela Stock Car, velocidade na terra, rali, drift, entre tantas outras categorias, temos trabalhado muito e alcançado os nossos objetivos. Só tenho a agradecer, em primeiro lugar a Deus, aos nossos patrocinadores, em especial o Banco BRB, a toda a equipe da CBA, às federações e promotores dos eventos”, finalizou o presidente da CBA.

Outro grande destaque no Brasileiro deste ano foi a excelente audiência nas plataformas de transmissão ao vivo. Somando o Youtube CBA Kart e Metrópoles Esportes já são mais de 135 mil views. As corridas também foram exibidas no portal CATVE e no canal a cabo Bandsports.

Os campeonatos de kart organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (Copa Brasil e Brasileiro de Kart) contam com o patrocínio do Banco BRB, o 'Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro', e MG Pneus.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!