publicidade
01/08/2023 18:37

João Alécio conquista primeiro título nacional com vitória na Final da Copa Brasil

Piloto de Paulínia (SP) venceu a primeira classificatória e largou em terceiro na corrida decisiva

Autor: Práxis Mídia


Foto: Leonardo Dias

João Alécio


O piloto de Paulínia, João Alécio, de 13 anos, é campeão da Copa Brasil na categoria F4 Júnior). O primeiro título nacional do piloto foi conquistado no sábado (29), no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC).

A competição reuniu 418 pilotos, divididos em 22 categorias, disputando a 24ª edição do campeonato, segunda competição nacional mais importante do calendário do kartismo e a maior da história em número de inscritos. Realizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a Copa Brasil fica atrás apenas do Campeonato Brasileiro.

A F4 Júnior teve um dos maiores grids da competição e uma Final tensa do início ao fim, com os pilotos Gabriel Fernandes, Heitor Dall´Agnol e João Alécio dominando as primeiras voltas, enquanto Yassin Aboobakar, Heitor Vasconcellos e Gui Bittencourt vinham mais atrás, no segundo pelotão.

No meio da prova, os dois pelotões se juntaram, com trocas de posição e de líder a todo momento. A poucas voltas do final, o pelotão acabou se 'enroscando', fazendo dois dos pilotos ficarem fora da disputa, momentaneamente.

João Alécio, então, caiu para a quinta posição, mas logo se recuperou e voltou para a disputa do primeiro lugar, só definida na última curva, antes da reta de chegada. Heitor Vasconcellos cruzou em primeiro na bandeirada, com João Alécio em segundo, Yassin Aboobakar em terceiro, Gabriel Fernandes em quarto e Heitor Dall´Agnol em quinto.

Mas Vasconcellos foi desclassificado por irregularidade técnica, além de Gabriel Fernandes, desclassificado por atitude antidesportiva, após vistorias e decisões dos comissários de prova. João Alécio, até então vice-campeão, foi declarado o campeão. Yassin foi o vice, Dall´Agnol o terceiro, Bittencourt o quarto e Nicollas Loretti o quinto, completando o pódio da categoria.

“Nós trabalhamos muito desde o início da competição para acertar o kart e baixar nosso tempo. Fomos rápidos nos treinos, ganhamos a primeira classificatória, depois a segunda. Porém, fomos punidos por uma ultrapassagem com bandeira amarela na última volta, o que nos deixou na terceira colocação no grid da final. Mas lutamos até o fim e conquistamos nosso primeiro título nacional. Estou mega feliz, porque não é fácil! Queria agradecer minha equipe, Fábio Veiga Kart Team, todos os meus apoiadores, principalmente a Mega Kart, fabricante que acreditou em mim e me apoia com meu kart”, comemora Alécio.

O chefe da equipe e ex-piloto Fábio Veiga ressaltou a dedicação de Alécio. “O João se esforça muito e tem talento.  Viemos lapidando, trabalhando juntos, e com todo o esforço chegamos até aqui. Estamos muito felizes!”, disse.

Além do apoio técnico de fábrica da Mega Kart, uma das maiores fabricantes nacionais de karts, peças e acessórios para o kartismo, João Alécio também conta com o apoio de Clínica Concept Saúde e Bem-estar, B1ST (Be First), Kartódromo Internacional San Marino, Equipe FCKart, Kart Machine Peças e Acessórios e Práxis Mídia e Conteúdo.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!