publicidade
03/09/2007 15:16

João Gonçalves pilota por mais de seis horas e leva Targh 400 ao título

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Flávio Quick

Chegada da prova


Quem já teve a oportunidade de pilotar um kart – seja em uma competição oficial ou em uma pista de indoor – sabe o esforço a que este pequeno veículo de corrida submete os pilotos. Na modalidade, preparo físico e concentração são exigidos ao extremo até mesmo em corridas curtas, e tornam-se fundamentais em provas de longa duração. No último domingo, em Itu, no Interior de São Paulo, um piloto sentiu na pele o drama de passar exatas 6h37 ao volante – comprovadas pela súmula da direção de prova –, e liderou a equipe gaúcha Targh 400 na conquista do título no Campeonato Brasileiro de Endurance.

A prova, realizada no Kartódromo Arena Schincariol, teve pouco mais de 12 horas de duração e foi vencida pelo quinteto liderado pelo campeão mundial João Gonçalves. A Targh, que teve também os pilotos Pedro e Beto Gomes, Rogério Raucci e Fernando Wortmann, completou as 717 voltas da corrida com uma vantagem de apenas 16s794 sobre a equipe MG Pneus, segunda colocada, o que comprova a dramaticidade da disputa pela vitória no torneio nacional. Na terceira posição terminou a Ygor Kart Racing, com 13 voltas de desvantagem para os líderes.

Consciente da importância do trabalho em equipe em provas de longa duração, João ressaltou que a competência do time e a constância dos demais pilotos foram fatores determinantes na conquista da vitória. “Essa foi a corrida mais difícil e desgastante da minha vida, mas cada segundo valeu a pena”, comemorou Gonçalves, que embora já tivesse vencido o Campeonato Mundial em 2005 chegou no último domingo a seu primeiro título de Campeão Brasileiro. “E esta foi uma vitória de todo o grupo. Pilotamos por 12 horas e não tivemos nenhum problema mecânico que nos prejudicasse. Nada. E isso é o que decide uma corrida longa e por isso o mérito é de toda a equipe”, ressaltou o paulista, que pilotou por um tempo equivalente ao de quatro partidas e meia de futebol.

Pole position na quarta edição do Brasileiro de Endurance, João Gonçalves marcou, também, a melhor volta da prova, o que comprovou a competitividade da equipe Targh 400. A vitória, no entanto, veio com a ajuda da sorte, já que restando cerca de uma hora para o fim da corrida, a quebra do motor da MG recolocou o time gaúcho na liderança. “O trabalho do ‘Neco’, nosso chefe de equipe, foi fundamental. O entrosamento dos mecânicos, o acerto do kart, o desempenho e durabilidade do nosso motor, tudo funcionou perfeitamente. Construímos essa vitória ao longo da semana, e a ajuda da sorte foi bem vinda, naturalmente. Mas ela costuma ser fundamental em provas longas como essa”, acrescentou o campeão.

Após a conquista de seu primeiro título de Campeão Brasileiro de Kart, João Gonçalves terá três dias de descanso antes de voltar à pista para os treinos da sétima etapa do Campeonato Paulista de Kart. Líder da competição na categoria Biland, ele busca seu quarto pódio na temporada para se manter na briga pelo tricampeonato estadual. Os dez primeiros colocados na quarta edição do Campeonato Brasileiro de Endurance Kart em Itu foram:

1) Targh 400, 717 voltas em 12h00min45s383
2) MG Pneus / Sabiá, a 16s794
3) Ygor Kart Racing, a 13 voltas
4) Massoni Racing II, a 25 voltas
5) Camargo Racing, a 25 voltas
6) Spirit / Octane Sports, a 29 voltas
7) Sanremo / Ecotec, a 38 voltas
8) Fortek Sport, a 45 voltas
9) Nandinho GBS, a 57 voltas
10) Massoni Racing I, a 69 voltas

  • 03/09/2007 20:29 Mano

    parabens a toda a equipe TARGH ,aos preparadores de motor e chassi,by NI KART HAHAHA ! sabia que seria entre nos a disputa do comeco ao fim,ficou com voces pena pra nos , e gloria pra voces. JOAO CADE OS PATROCINADORES QUE NAO VEEM ESSAS LOUCURAS?

  • 04/09/2007 07:34 Pedrto Simoni

    Aí galera da TARGH, parabéns pelo bicampeonato, este campeonato já está ficando chato de tanto vencerem.parabens a todos os botas.....