publicidade
07/11/2023 08:50

Irmãos Busato venceram baterias no Open em sua preparação para disputar o Brasileiro na Mini 2T

Paranaenses buscarão o título nacional na próxima semana no RBC Racing

Autor: Kako Marques


Foto: Darkside Kart

Guilherme Busato


Neste fim de semana o RBC Racing recebeu a última etapa do Campeonato Mineiro e também o Open do Brasileiro para os pilotos que vão disputar o Grupo 2 da 58ª edição do Campeonato Brasileiro, entre os dias 11 e 18 de novembro.

Rafael e Guilherme Busato (Shift Car / 7 Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum) chegaram esperançosos de conseguirem bons resultados na categoria Mini 2T, mas principalmente de desvendarem os segredos da pista de Minas Gerais, sede da competição nacional.

As dificuldades no acerto dos equipamentos foram grandes para todos os pilotos, mas no treino classificatório os irmãos se garantiram entre os cinco primeiros na tomada de tempos realizada na sexta-feira (3). Guilherme fechou a segunda fila, em quarto, e Rafael abriu a terceira fila, na quinta posição do grid.

O inesperado veio durante a noite e a manhã de sábado (4), com a chuva e pista molhada para a primeira prova do dia, exatamente na categoria Mini 2T. Na largada da primeira bateria, Guilherme acabou se enroscando com um adversário, saiu da pista e, na tentativa de uma corrida de recuperação, o motor não teve o rendimento esperado, terminando em décimo lugar. Já Rafael assumiu a ponta antes mesmo da primeira volta, abriu vantagem e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. No entanto, os irmãos acabaram penalizados e não receberam os pontos da corrida, após a equipe ter invertido o equipamento dos gêmeos.

Na segunda bateria, com pista seca, foi a vez de Guilherme conseguir dar o troco e dar um show na pista. Vindo da última fila, conseguiu ultrapassar um a um até assumir a liderança faltando cinco voltas e mantendo-a até a bandeirada final. Na soma dos resultados das duas baterias, ele acabou ficando em quinto lugar no pódio. Rafael também teve que fazer uma corrida de recuperação, vindo do final do grid, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho da bateria um e fechou a prova na décima posição, ficando fora do pódio.

“Consegui o pódio em P5 neste Open, mas conseguimos o objetivo maior, que era achar o acerto ideal para essa pista, que nós não conhecíamos. Então, agora é voltar no Brasileiro e tentar um melhor resultado ainda”, disse Guilherme Busato, depois da cerimônia do pódio.

“Foram duas boas corridas. Fiquei feliz com o pódio do meu irmão aqui no Open. Com o trabalho que fizemos neste fim de semana, temos condições de conseguirmos um bom resultado no Brasileiro”, concordou Rafael Busato.

Os gêmeos Busato retornam agora para o Paraná, mas daqui a uma semana estarão de volta ao Kartódromo RBC para tentar o título do Campeonato Brasileiro na categoria Mini 2T.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!