publicidade
27/01/2026 13:53

Guilherme e Rafael Busato mostraram poder de superação na rodada de abertura do WSK Super Master Series

Primeiro desafio da temporada no kartismo internacional reforça aprendizado dos irmãos paranaenses

Fonte: Kako Marques


Foto: Matteo Segato

Guilherme Busato


A temporada 2026 começou de forma intensa e repleta de desafios para os irmãos paranaenses Rafael e Guilherme Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: CRG Racing / Telemetrista: José Brito), que encararam o primeiro compromisso do ano no kartismo europeu. A dupla iniciou sua caminhada internacional na abertura do WSK Super Master Series, uma das competições mais disputadas do calendário, enfrentando grids numerosos e um nível técnico extremamente elevado. Foi um fim de semana marcado por superação, aprendizado e sinais claros de evolução.

O Kartódromo de La Conca, localizado em Muro Leccese, na província de Lecce, no sul da Itália, recebeu pilotos de diversas partes do mundo para a primeira etapa da competição. Competindo na categoria OK Júnior, Guilherme Busato enfrentou um grid com 77 pilotos e teve um desempenho de destaque ao longo das baterias classificatórias. Em seu grupo, o paranaense protagonizou nada menos que 26 ultrapassagens nas quatro provas disputadas, demonstrando boa leitura das corridas e evolução volta a volta, em meio a um cenário altamente competitivo.

O desempenho consistente garantiu a Guilherme uma vaga na Pré-final da etapa, onde o piloto voltou a mostrar seu poder de reação ao conquistar mais 8 ultrapassagens. Apesar de não conseguir a classificação para a Final, o saldo do fim de semana foi bastante positivo, principalmente ao se considerar a soma geral de posições conquistadas e o ritmo apresentado ao longo de toda a programação.

“Foi tudo muito difícil, pista, kart, pilotos, tudo diferente do que a gente está acostumado. Mas eu fiquei bem feliz com o que consegui fazer, principalmente por ser minha estreia. Aprendi bastante e isso me dá ainda mais vontade de melhorar nas próximas”, destacou Guilherme, neste início de trajetória no continente europeu. 

Na categoria OK, Rafael Busato encarou um desafio ainda maior, com um grid formado por outros 83 pilotos. Desde os treinos até as baterias classificatórias, o paranaense precisou lidar com disputas intensas e margens mínimas de diferença. Nas quatro corridas classificatórias, Rafael conseguiu como melhor resultado a 13ª colocação na última prova, evidenciando progresso ao longo do fim de semana.

O caminho, porém, não foi livre de obstáculos. Na primeira corrida da etapa, Rafael acabou sendo desclassificado em função da queda do filtro. Mesmo assim, o piloto manteve o foco, seguiu competitivo nas provas seguintes e garantiu vaga na Pré-final.

Na Pré-final, Rafael acabou não conseguindo completar a prova, por causa da quebra das palhetas, o que o deixou fora da Final. “Não deu para chegar na Final, e isso frustra um pouco, mas foi um fim de semana muito importante. A gente aprendeu demais, se adaptou bastante. Foi um excelente aprendizado para mim e para o Gui”, comentou.

Integrantes da equipe CRG Racing, uma das mais tradicionais do kartismo mundial, os irmãos Busato apresentaram um desempenho muito bom para a primeira etapa de uma temporada completa na Europa. A adaptação rápida ao equipamento e ao trabalho da equipe reforça o potencial da dupla, que vem construindo uma base sólida para evoluir ao longo do ano.

Os irmãos Busato já têm data marcada para o próximo desafio no WSK Super Master Series. Daqui a duas semanas, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, Rafael e Guilherme voltam à pista para a segunda etapa da competição, no International Circuit Napoli, em Sarno. Com a experiência adquirida na abertura da temporada, os gêmeos paranaenses seguem confiantes e determinados a buscar evolução constante ao longo do ano no kartismo europeu.

Foto: Matteo Segato

Rafael Busato


  • Não há comentários cadastrados até o momento!