publicidade
08/03/2021 08:20

SKS e APA lançam Campeonato We Can Do It para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Autor: SKS


Foto: Mariana Coelho

A Mundo Velocidade Eventos, promotora da Super Karts! Sul e Sudeste (SKS), e a Associação de Pilotos Amadores (APA), além de juntarem suas iniciativas neste ano, lançam também dentro dos mesmos finais de semana outro campeonato com kart próprio, voltado para o público feminino, em uma iniciativa sem precedentes no kartismo nacional: o We Can Do It! Karting Cup.

Michele Pessoa, sócia fundadora da Mundo Velocidade e uma das idealizadoras do campeonato, exalta a alegria de poder divulgar publicamente o campeonato em uma data tão significante. “O Dia Internacional da Mulher serve para nos lembrar da luta real por igualdade em todos os meios, tanto no trabalho quanto dentro e fora de casa. Criamos o We Can Do It! não para ser apenas um campeonato, mas sim uma ferramenta que visa passar uma mensagem ainda maior de igualdade dentro do automobilismo. Acreditamos que quando baixa a viseira, não existe sexo, nem raça, muito menos cor. São todas e todos contra seus próprios limites e contra o tempo. Tem muita pilota boa pelo Brasil afora que poderá encontrar conosco uma casa”, afirmou.

No esteio desta mensagem, a organizadora exalta a linha de pensamento que inspirou a criação do campeonato, com o intuito de fazer diferente do que é visto no automobilismo atualmente. “Tenho mais de 30 anos de vida dedicada no esporte e todas as iniciativas que vi sempre esbarraram em uma segregação, que flerta até com as formas pejorativas de inclusão e participação. Com o We Can Do It!, queremos fugir de tudo isso e exaltar a força que toda mulher tem, a começar com a imagem do campeonato, que é um símbolo clássico da força feminina e da luta por direitos iguais”, disse Michele.

A logo do campeonato foi inspirada no clássico cartaz Rosie The Riveter, de J. Howard Miller, em 1943, que representava as mulheres americanas que trabalhavam em estaleiros e fábricas, produzindo armas, munições e suprimentos durante a Segunda Guerra. Na época, o cartaz era parte de uma propaganda feita para levantar o moral das operárias industriais durante o esforço de guerra. Anos mais tarde, na década de 80, Rosie virou um ícone da cultura popular e dos movimentos engajados pela liberdade e igualdade de gênero.

O We Can Do It! casará com o modelo operacional da SKS e APA, que prioriza o baixo custo operacional por prova, visando incentivar e amplificar a adesão de novas praticantes dentro do kartismo. Será um campeonato de quatro etapas, sendo três delas com pneu lacrado e a final com pneu livre, todas com motorização F4 locado.

O calendário do We Can Do It! começará no dia 15 de maio no Beto Carrero, seguindo para Registro (SP) no dia 12 de junho, depois Guarapuava (PR) no dia 21 de agosto, e encerra sua temporada novamente no Beto Carrero no dia 23 de outubro, com pontuação dobrada.

O modelo de construção da categoria não prevê grid em separado no momento. “SKS e APA se diferenciam do que é feito no kartismo atual, pois a divisão de categorias não se dá pela idade como preconiza a divisão da CBA em suas carteiras. Aqui, nós dividimos por níveis de interesse e pilotagem, e com o We Can Do It! não será diferente. Nós seremos gentis com todos os níveis, pois receberemos mulheres que são experientes no kartismo, assim como também receberemos mulheres que estão entrando agora nesse mundo em ritmo competitivo. O We Can Do It terá espaço para todos os níveis”, afirma Michele.

We Can Do It! Karting Cup é um produto da Mundo Velocidade Eventos e Serviços em conjunto com a Mano’s Kart, e conta com o apoio e incentivo da Garage Race e Abix Tecnologia. Para mais informações sobre regulamento, preços e inscrições, os contatos são Michele Pessoa (041) 99810-5945 e Pedro Giulliano (041) 99844-7799.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!