publicidade
18/03/2021 10:31

SKS e APA adiam em uma semana a abertura do campeonato em Rio Negro

Autor: SKS


Foto: Divulgação

A Super Karts! Sul e Sudeste (SKS) e a Associação de Pilotos Amadores (APA Kart) prorrogaram em uma semana a abertura dos seus certames na cidade de Rio Negro (PR) em virtude das medidas mais restritivas publicadas pelo Governo do Estado do Paraná e pelo município. A corrida, que antes estava marcada para o dia 27 de março, passará para uma semana depois, no dia 3 de abril.

Pedro Giulliano, promotor e organizador do campeonato, afirma que a mudança se dá pela situação crítica do Estado nas últimas duas semanas. “Estamos vivendo uma escalada muito violenta da doença. Curitiba decretou bandeira vermelha, e de forma sensata, os municípios da Região Metropolitana aderiram à política. Mudamos a data em uma semana por acreditar na política de achatamento da curva pretendida pelas autoridades, mas estaremos preparados para caso não funcione também, cabendo aqui um agradecimento enorme às autoridades de saúde de Rio Negro, que foram competentes, receptivas e muito prestativas ao observarem nossas intenções”, disse.

O organizador cita uma preparação que começou em maio do ano passado, quando a SKS foi a primeira a apresentar um protocolo específico contra a COVID-19 no kartismo. “Logo quando do estouro da doença, elaboramos um estudo de caso sobre como o kartismo poderia ser viável na pandemia, pelo seu aspecto individualizável, tanto de itens quanto de prática. Apresentamos em todas as praças em que disputamos corridas, e foi bem aceito”, afirmou.

Entre as medidas constantes no protocolo está uma que garantiu um efeito positivo e possibilitou o retorno às atividades ainda no ano passado. “Instituímos agentes de saúde como autoridades desportivas, responsáveis apenas pelo cunho sanitário das corridas. Ou seja, o piloto e sua equipe poderiam vencer todas as baterias, levarem todos os pontos para o campeonato, ao mesmo tempo em que eles também poderiam ser punidos, desclassificados e até expulsos do kartódromo por não usarem máscaras, ou resistirem em cumprir as ordens de distanciamento e higiene. Atrelar o comportamento consciente ao sucesso do piloto na pista foi de grande ajuda para manter o controle no ano passado, e repetiremos isso neste ano”, comentou o organizador ao ressaltar que com essas medidas no ano passado o campeonato conseguiu fazer três corridas de setembro a novembro, em meio a duas ondas da doença, com 0% de transmissão entre os participantes nos três encontros.

Dada a recente realidade da chamada “nova cepa” do Coronavírus, Pedro explica que este mesmo protocolo será intensificado em 2021. “Além de tudo o que continuaremos fazendo, também aplicaremos uma barreira sanitária com testagem coletiva no dia da corrida para que haja um filtro mais refinado de quem participará. Com a testagem, com as medidas de proteção, com a restrição de fluxo, temos certeza que transformaremos o kartódromo em um ambiente tão seguro quanto as nossas próprias casas no dia 3 de março”, completa.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!