publicidade
24/06/2021 11:49

Cineastas deram início à gravação de documentário sobre o kartismo de base no SKS+APA

Autor: SKS+APA


Foto: Gilmar Rose

Dois jovens cineastas inspiram-se na aclamada série da Netflix 'F1: Drive to Survive' e rodam documentário tendo como pano de fundo o kartismo de base brasileiro. A produção - ainda sem nome um nome definido - está sendo ambientada no campeonato Super Karts! Sul e Sudeste + APA Challenge (SKS+APA) e as primeiras captações de imagens e entrevistas se deram na 2ª etapa em Registro (SP), e perdurará durante todo o resto da temporada de 2021 da categoria.

Os cineastas Rio-mafrenses Matheus Oliveira e Gabriel Dinis estão à frente do projeto, que também é capitaneado por outros dois entusiastas, tanto do automobilismo quanto do audiovisual, Andrio Stelmach e Paulo Gomes, kartistas campeões e apaixonados da região de Rio Negro, que também produzem outro programa, o Resenha do Kart, para o Youtube e demais redes sociais.

Paulo Gomes, cocriador do projeto, conta que a semente do documentário nasceu dentro do programa Resenha do Kart. 'Fazemos nosso programa desde 2020, que sempre teve como foco contar as histórias que ninguém conta de um esporte cujos protagonistas estão fora dos holofotes durante a maior parte do tempo. Rio Negro tem uma história muito rica e vitoriosa dentro do kartismo, e o Gabriel e o Matheus toparam fazer um documentário que visa aprofundar e humanizar essas histórias, de um jeito que ninguém nunca viu', disse.

Sobre a escolha da SKS+APA como palco da produção, Paulo afirma que a ideia era sair do lugar comum da elite do esporte. 'Dentro de qualquer outro campeonato, principalmente os oficiais, as histórias não teriam tanto apelo. Queríamos um campeonato que tivesse uma base familiar, que tivesse contexto e que tivesse história. E a SKS caiu como se fosse uma luva para nós e nosso projeto', comentou.

Andrio Stelmach, um dos patronos da ideia e do Resenha, ressalta a importância do projeto com o fim não só de divulgar o esporte, mas de aproximar apaixonados também. 'Matheus e Gabriel são daqueles tipos de pessoas que precisamos ter mais nas nossas vidas, pois tem amor ao que fazem. Para eles não tem tempo ruim, com a gente no Resenha e agora nesse projeto na SKS+APA, esperamos mostrar para as pessoas as histórias lindas que temos por aí afora no kartismo', disse.

Pedro Giulliano, organizador e promotor do certame, não pensou duas vezes quando ouviu a ideia do quarteto. 'Costumamos dizer que nosso campeonato é mais que uma corrida, é um encontro de apaixonados e solitários, porque padecemos nessa vida de gostar daquilo que pouca gente gosta. Já somos fãs do Resenha do Kart, pois além de ser feito por dois grandes amigos, é um dos únicos veículos audiovisuais que dão atenção à base do esporte. Agora com esse documentário, ganhamos a chance de expandir isso. Está sendo e será sempre uma honra receber e incentivar ideias como essa', afirmou.

LINHA DOCUMENTAL – Os produtores do documentário garantem que 'Drive To Survive' serviu apenas como gatilho para a ideia. O documentário será totalmente diferente, afetiva e emocionalmente, pois mesmo abordando um esporte dito de elite, ele iniciará sua história justamente em uma das faces mais acessíveis e próximas do automobilismo, que é o kartismo de base.

O cineasta Matheus Oliveira sempre foi um espectador de corridas, mas de forma distante. Até o convite do Gabriel, ele nem sabia do que se tratava o Drive to Survive, nem da existência da pista de Rio Negro, que dirá da SKS+APA. Matheus ainda conta que depois da semente plantada, tamanha foi a empolgação que ele assistiu as três temporadas da série do Netflix em duas semanas, só para pegar elementos que pudessem ser trazidos e traduzidos dentro da SKS+APA. 'A ideia do documentário é contar boas e emocionantes histórias de vida para pessoas como eu, que acompanhavam de forma distante - ou que nem mesmo acompanhavam – o esporte. O projeto será uma oportunidade de conhecer e talvez de trazer mais gente para participar do kartismo', disse.

Gabriel, por outro lado, é kartista da região riomafrense e apaixonado pelas histórias do meio. Da amizade de ambos e do encontro com o Resenha por meio de Paulo e Andrio, nasceu uma ideia, que semanas depois já estava em prática na pista de Registro em São Paulo.

'Mergulhamos de cabeça pois, tirando o Resenha, não há nenhum produto cultural que conte a história do kartismo no país. Tentaremos fazer algo mais bonito, mais aprofundado, unindo nossa paixão do kartismo com a paixão da parte cinematográfica. Encontramos na SKS+APA uma galera doida igual a gente e está sendo um sucesso. Na primeira gravação nós nem vimos a hora passar', conta.

PRIMEIRAS ESTRELAS – A ideia dos produtores é registrar histórias únicas e peculiares do meio, resgatando a trajetória individual de cada um, as dificuldades e as dores de praticar o esporte em todos os âmbitos, do familiar ao profissional, culminando nos sofrimentos e nas alegrias em pista em um dia da corrida.

O primeiro abordado pelo documentário foi o piloto Guilherme Bastos, jovem de 18 anos que iniciou no kartismo ano passado, foi vice-campeão da categoria Light e é o atual líder da mesma categoria neste ano, com planejamento de alçar voos maiores ainda em 2021 na Copa Brasil e no Brasileiro.

Em paralelo, também foi abordada a história da única pilota participante do campeonato até então, a Engenheira Civil e mãe de três filhos Karina Cardozo, que luta dentro e fora das pistas com todas as dificuldades culturais do meio quando se trata da participação feminina, além do jogo de cintura em administrar todas as responsabilidades, familiares, afetivas e maternas para poder correr.

De acordo com os cineastas, a ideia é captar mais histórias de outros pilotos e de outros participantes até o fim do ano, culminando na grande final do certame dia 23 de outubro no Beto Carrero. A data de estreia do documentário ainda será definida, assim como sua posterior distribuição em meios públicos e de streaming, ainda em fase de negociação. 

  • Não há comentários cadastrados até o momento!