publicidade
24/12/2020 07:06

Campeão no Light, Pedro Aizza faz balanço de seu ano de estreia na principal categoria do kartismo brasileiro

Autor: ZDL


Foto: Eni Alves

Pedro Aizza


O piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl / GM Motorsport / Rufato Distribuidora) encerrou a temporada com 16 provas disputadas em 2020. O principal resultado do curitibano de 15 anos foi o título da Copa São Paulo Light na Graduados B. Mesmo não disputando as duas primeiras rodadas da competição, Aizza venceu as sete etapas seguintes e levou o troféu de um dos campeonatos mais tradicionais do kartismo.

A estreia na Graduados foi no Troféu Ayrton Senna, em janeiro deste ano. Apesar do pódio na competição realizada em Birigui (SP), uma lesão na costela afastou o piloto das pistas em fevereiro e março (período sem competições que seria estendido ainda mais, por conta da pandemia do coronavírus). Aizza disputou etapas da Copa SPR Light e Copa Speed Park, além de ser tetracampeão do Sul-Brasileiro. Na modalidade de Endurance participou, com destaque, de duas provas, 6 Horas V11 de Kart e 500 Milhas. O Brasileiro de Kart, realizado em duas fases, encerrou a temporada.

'Foi uma temporada muito diferente das demais, por conta da pandemia. Comecei o ano na Graduados B fazendo pole e chegando no pódio geral do Troféu Ayrton Senna. Sofri uma lesão na costela que me tirou das duas primeiras etapas da Copa SP Light e depois foram mais três meses sem provas por causa da Covid-19. Voltei ganhando provas e era um dos candidatos fortes ao título do Brasileiro', comentou Aizza.

'Porém, quando chegou a competição mais importante para mim, que foi a disputa da segunda fase do Brasileiro, em Birigui, tive dois problemas. Na penúltima bateria fui tocado logo na primeira volta, o que me prejudicou a obter uma boa colocação na final, porque acabei batendo forte contra os pneus. Já na decisão, fui prejudicado por outro piloto que, propositalmente, me tirou da pista, em uma manobra completamente absurda', complementou.

Em 2021, o piloto planeja iniciar sua carreira nas categorias de turismo do automobilismo, mas continuará a disputar campeonatos de kart para manter um bom ritmo de prova. 'Foi um ano bom e com inúmeros aprendizados', finalizou o dono do kart #35.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!