A BRB Stock Car Pro Series inaugurou oficialmente uma nova
era em sua história e no automobilismo brasileiro como um todo. A tarde deste
domingo (4) representou a primeira corrida da nova era da categoria, agora
acelerando em carros da plataforma SUV depois de 45 anos com os modelos de
silhueta Sedan.
O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos,
São Paulo, foi palco de um acontecimento ímpar, em que os melhores pilotos em
ação no esporte a motor nacional e três marcas — Mitsubishi, Chevrolet e Toyota
— inauguraram uma fase que promete aliar tecnologia, performance,
conectividade, segurança e maior interação com o público. Na pista, depois de
um fim de semana de muita resiliência, trabalho, dedicação e uma corrida de 50
minutos mais uma volta, a vitória ficou com Felipe Fraga, que liderou a Mitsubishi
com seu primeiro triunfo a bordo do Eclipse Cross preparado pela 12 vezes
campeã Eurofarma RC.
A dobradinha da equipe liderada por Rosinei Campos, o
‘Meinha’, foi completada por Gaetano Di Mauro, que assim como Fraga esteve
entre os principais nomes do fim de semana. A Mitsubishi só não dominou o pódio
porque Guilherme Salas tratou de posicionar o novo Chevrolet Tracker da
Cavaleiro Valda em terceiro lugar, dando sequência à boa fase apresentada desde
o fim da última temporada, quando o piloto natural de Jundiaí fechou como o
último vencedor da era Sedan.
Os momentos que antecederam à aguardada largada da nova era
da BRB Stock Car foram especiais. Atual tricampeão, Gabriel Casagrande recebeu
pela segunda vez o anel do campeão oferecido pela ArcelorMittal, uma das
grandes parceiras da categoria neste projeto revolucionário.
Entre as muitas personalidades presentes ao grid estava
Galvão Bueno, pai do pentacampeão Cacá Bueno, um dos maiores comunicadores do
Brasil e também fundamental para o impulso da Stock Car desde seus primeiros
anos, como peça fundamental para levar a competição para transmissão em TV
aberta na Band, nos anos 1980, junto com Washington Bezerra e o saudoso
Reinaldo Campello.
A bandeirada que determinou Felipe Fraga como o primeiro
vencedor da era SUV da BRB Stock Car foi dada por Jorge Mendes, presidente da
ArcelorMittal no Brasil.
Uma corrida histórica — Cercada de expectativa, a primeira
largada da geração SUV de carros da BRB Stock Car Pro Series teve Felipe Fraga
na pole com o Mitsubishi Eclipse Cross da Eurofarma RC. Da primeira à última
volta, o mais jovem vencedor e campeão da categoria adotou uma pilotagem segura
que o levou a um mais um grande feito alcançado na sua carreira em Interlagos.
O piloto conquistou sua 21ª vitória e subiu ao pódio pela 40ª vez na Pro
Series.
Gaetano Di Mauro provou a força do conjunto Mitsubishi
Eclipse Cross e Eurofarma RC para completar a dobradinha da equipe liderada
pelo multicampeão Rosinei Campos, o ‘Meinha’, um dos únicos profissionais
presentes em todas as corridas da história da BRB Stock Car, depois de ter
escalado com propriedade o pelotão após ter largado do oitavo lugar.
A terceira colocação ficou com o último vencedor da era
Sedan. Guilherme Salas empreendeu grande reação em meio aos infortúnios dos
seus oponentes e, também com muito desempenho do seu Chevrolet Tracker da
Cavaleiro Valda, saiu de 21º no grid para completar o pódio, marcando sua
estreia na equipe baseada em Guarulhos (SP).
Felipe Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross da CAR Racing KTF)
travou disputa direta nas voltas finais com Lucas Foresti (Tracker da
A.Mattheis Vogel) e João Paulo Oliveira (Toyota Corolla Cross da Full Time
Gazoo Racing). Em uma sequência com três marcas e três equipes diferentes, o
jovem de 22 anos terminou na quarta posição, à frente de Foresti e JP. Horas
depois, Oliveira foi punido em razão de um incidente e teve acrescidos 20s ao
seu tempo de prova, caindo para 13º lugar.
Companheiro de equipe de Salas e maior vencedor em atividade
entre os pilotos da BRB Stock Car em Interlagos, Ricardo Maurício abriu seu
novo ciclo na categoria, agora na Cavaleiro Valda, finalizando a prova no sexto
lugar com o Chevrolet Tracker #90, seguido por Denis Navarro, que volta à
categoria com o Toyota Corolla da Full Time Cavaleiro. Bruno Baptista, a bordo
do Mitsubishi Eclipse Cross da RCM Motorsport, foi o oitavo colocado,
terminando à frente de Rafael Suzuki, que largou em 30º e foi o maior escalador
da etapa ao subir 21 posições. Por sua vez, Rubens Barrichello fechou o top-10.
A corrida entregou muitas batalhas por posição, várias com
duelos lado a e grande quantidade de ultrapassagens. A tarde também foi
significativa para pilotos que, em que pese o fato de não terem chegado à
bandeirada final, apresentaram performances de respeito. Allam Khodair, por
exemplo, andou durante boa parte da prova entre os três primeiros antes de
perder ritmo nas últimas voltas. O atual tricampeão, Gabriel Casagrande, chegou
a andar em oitavo após ter largado em 20º, mas enfrentou perda de potência do
motor e teve de recolher. Quem também flertou com bons pontos foram os
estreantes Arthur Gama e Rafael Reis, que mostraram porque merecem estar em
meio aos principais pilotos do automobilismo brasileiro.
Destaque também para Helio Castroneves, que fez sua primeira
corrida como titular na BRB Stock Car. O quatro vezes vencedor das 500 Milhas
de Indianápolis estreou com o Chevrolet Tracker preparado pela RTR Sport Team,
mostrou resiliência em meio à adaptação ao novo carro e ao estilo de competição
da categoria e finalizou a prova em 15º, garantindo assim seu primeiro ponto na
Pro Series.
Em razão do sistema de pontuação adotado excepcionalmente
para a etapa deste fim de semana e que premiou os 15 primeiros colocados,
Felipe Fraga lidera o campeonato com 15 pontos somados, seguido por Gaetano,
com 14, e Salas, com 13. Entre as equipes, a Eurofarma RC comanda a tabela com
29 tentos.
A 2ª etapa da nova era SUV da BRB Stock Car Pro Series está
marcada para daqui a três semanas, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em
Cascavel, no oeste do Paraná.
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 1, Interlagos, corrida, resultado final
1º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 31 voltas em
53min02s298
2º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 0s221
3º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 13s235
4º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 19s155
5º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 19s716
6º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 20s988
7º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 23s443
8º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 24s458
9º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 29s989
10º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 32s455
11º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 33s664
12º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 33s839
13º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a
40s313
14º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 41s237
15º - Helio Castroneves (RTR Sport Team/Chevrolet Tracker)m a 42s022
16º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 44s218
17º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 45s601
18º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 47s213
19º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a
1min03s293
20º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1 volta
21º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 1 volta
22º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 1 volta
23º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 3 voltas
24º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7 volta
Não completaram
Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 13 voltas
Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 14 voltas
Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 15 voltas
Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 16 voltas
Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), a 17 voltas
Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 22 voltas