publicidade
11/08/2011 10:10

Ruben Carrapatoso fabricará chassi Energy no Brasil

Autor: Wagner Gonzalez - Assessoria de Imprensa CBA


Foto: Léo Wiebusch

Ruben Carrapatoso


O piloto Ruben Carrapatoso, campeão mundial de kart em 1998, já formalizou junto à Comissão Nacional de Kart (CNK) sua intenção de fabricar o chassi Energy no Brasil. A ideia de trazer a marca italiana para o Brasil é consequência da amizade do brasileiro com Michele Panigada, dono da Energy que correu com Carrapatoso na Europa.

"Além de possuir um bom relacionamento profissional com o Michele, somos amigos desde quando corríamos na Super A. Daí surgiu a ideia de trazer a Energy para o Brasil", explica Ruben.

O campeão mundial explicou que a Energy pretende expandir sua atuação na América Latina, o que viabiliza o uso dos equipamentos desenvolvidos pela empresa, fundada em 1997 e com sede em Bergamo, em competições do kartismo latino-americano. "A Energy já disputa nos mercados da Europa e dos Estados Unidos. Como o Panigada queria entrar no mercado latino americano, propus essa parceria", conta Carrapatoso.

Carrapatoso, que já conta com a parceria da PRacing na fabricação de carburadores e outros componentes na sua marca RC Parts, pretende utilizar a mesma estrutura para fabricação e montagem dos chassis. Neste caso, a PRacing, do piloto Fernando Pastro, fabricará as peças móveis do chassi Energy, que Carrapatoso, por sua vez, montará em São Paulo.

A nova fabricante brasileira pretende, segundo Carrapatoso, conseguir homologação para disputar todas as categorias do kart nacional e a partir do ano que vem, quando a homologação entra em vigor, montar sua equipe oficial. A meta de vendas do campeão mundial de kart para o primeiro ano de fabricação é de chegar a pouco menos de 10% do mercado, considerando que há no Brasil cerca de 1800 pilotos de kart filiados até o último dia 31.

"Assim que tivermos a homologação, pretendemos iniciar as vendas desse equipamento. Nossa expectativa é de conseguir comercializar no primeiro ano cerca de 150 karts", projeta Ruben.

Sob o aspecto técnico, Carrapatoso comentou que a adaptação do chassi aos pneus MG, utilizados nas competições nacionais, deve ser rápida e que ele mesmo deverá fazer o desenvolvimento do produto. "Os pneus MG fabricados no Brasil são usados nos Estados Unidos, país onde a Energy já atua. Por isso essa adaptação deverá ser tranquila. Quanto ao desenvolvimento é bem provável que eu faça esse trabalho nas pistas de Interlagos ou da Granja Viana", finaliza.

Ruben Carrapatoso informou também que a Energy já entregou o relatório H1 - ficha de homologação padrão do CNK -, e que até o final do mês terá pronto os karts que passarão por testes.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!