Após um ano de espera, muita ansiedade e expectativa, nesta quarta-feira (14) tomaram a pista do Rio All-Suites Hotel e Casino, em Las Vegas, os quase 500 competidores que participam da 16ª edição do SKUSA Supernationals.
A competição, atualmente a maior do continente americano, tem atraído a cada ano uma legião de pilotos brasileiros para a capital mundial do jogo. Idealizado e gerido pelo empresário Tom Kutscher, o SKUSA tornou-se uma verdadeira vitrine para os pilotos brasileiros e, para estes competidores, estar no evento significa a oportunidade de conquistar o reconhecimento através de um dos mais importantes títulos do kartismo internacional da atualidade.
Fazem parte do SKUSA 2012 nove categorias que, ao todo reúnem, 478 pilotos. Os brasileiros estão agrupados em seis delas e ao todo representam 43 inscritos. O equipamento utilizado na competição é diferente do que se usa no Brasil, assim como a maioria das marcas de chassis, que também não são muito vistas pelo público brasileiro.
Todas as marcas do kartismo mundial trazem grandes estruturas para o SKUSA e fazem grandes investimentos em tendas e estruturas cada vez mais bem modernas e bem montadas. Tony Kart, CRG, Energy, ART, Praga, Kosmig, Ital Kart, dentre outras, compõem a enorme área destinada ao evento.
Toda a estrutura do SKUSA é montada de forma temporária. Desde a pista, delimitada através de defensas de plástico, até a iluminação do circuito, feita por meio de pequenos reboques que contem em sua base geradores e levantam através de manivelas os postes que geram a luz para o circuito. Todas as equipes têm geradores próprios, os banheiros são químicos e todas as instalações, como área de vistoria, sala de imprensa, cronometragem e secretaria, são instaladas em tendas.
Para atender a tantos pilotos, o SKUSA conta com horários bastante rígidos e um parque fechado dividido em três áreas, que podem abrigar até três categorias simultaneamente. Ontem cada categoria entrou na pista para quatro treinos livres de 10 minutos cada. Hoje a programação será repetida. Na sexta os karts voltam à pista para um aquecimento de sete minutos, que será seguido da tomada de tempos de 12 minutos. Feito isso, todos os pilotos passam para a fase de classificatórias. Ainda na sexta será realizada a primeira e, no sábado, mais duas. Da pontuação destas provas saem os finalistas para a decisiva corrida, que será disputada no domingo. No sábado ainda serão realizadas as repescagens das classes que reúnem mais de 36 pilotos.
Dos 43 pilotos que compõem a delegação brasileira, o maior contingente está na Tag Master (Sênior no Brasil), com 13 competidores. Logo em seguida a Tag Júnior, com 12. Depois aparecem sete na S4 (Shifter Sênior), seis na Tag Sênior (Graduado no Brasil), três na KZ2 (Shifter) e dois na Tag Cadete.
Confira quem são os pilotos brasileiros na disputa:
 TaG CADETE
 Gianluca Petcoff
 Luiz Felipe Branquinho
TaG JÚNIOR
 Mauro Auricchio
 Pedro Cardoso
 Felipe Ortiz
 Gustavo Bandeira
 Pedro Fonseca
 João Vieira
 Yurik Carvalho
 Vinícius Papareli
 Sérgio Sette Câmara
 Bruna Tomaselli
 Vitor Baptista
 Enzo Bortoletto
TaG SÊNIOR
 André Nicastro
 Olin Galli
 Rodrigo Vieira
 Arthur Oliveira
 Marco Túlio Souza
 Luiz Cordeiro Filho
TaG MASTER
 Fernando Guzzi
 Leonardo Nienkotter
 Francesco Ventre
 Michel Aboíssa
 Roberto Azana
 Bruno Fusaro
 Alessandro Xavier
 José França
 Francisco Marques
 Markenson Marques
 Márcio Quixadá
 Munir Aboissa
 Jorge Borelli
KZ2
 Guilherme Salas
 Bruno Leon
 Arthur Ortolani
S4
 Eduardo Martins
 Pedro Serrano
 Emílio Padron
 Antônio Canedo
 Luis Sousa
 Christian Bartz
 Jorge Borelli
 
	             
        
