publicidade
28/10/2025 08:26

Dudu Salamonde garantiu 8º lugar no Sul-Americano Rotax na altitude extrema no Equador

Pentacampeão da Copa São Paulo KGV e atual campeão brasileiro na Júnior Max superou desafios e mantém foco na temporada

Fonte: Kako Marques


Foto: Arquivo do piloto

Dudu Salamonde


As condições climáticas adversas e a altitude de quase 3 mil metros acima do nível do mar marcaram a participação de Dudu Salamonde (EXA Tecnologia / Vero Coco / DKR / RL Eng. Design / Casa Barô / SOMA Blindados / Equipe: TR3 Racing - Walter Travaglini) no Campeonato Sul-Americano Rotax, disputado neste fim de semana no Equador.

O piloto paulista, pentacampeão da Copa São Paulo KGV e atual campeão Brasileiro Rotax na Júnior Max, retornou ao Brasil com um Top 8 consistente após uma sequência de provas de muita entrega e leitura de corrida.

Representando o Brasil pela terceira vez na competição continental — depois de correr no Peru em 2023 e no Chile em 2024 –, Salamonde encarou um dos desafios mais duros da temporada, em um grid com outros 23 pilotos de 8 países. A altitude de 2.930 metros interferiu diretamente no desempenho dos motores, exigindo ajustes constantes e precisão absoluta no acerto do equipamento.

“Quanto maior a altitude, menor é a densidade do ar. Por isso entra menos oxigênio na mistura de ar e combustível que o motor usa para gerar potência”, explicou Dudu, mostrando entendimento e maturidade diante das dificuldades.

Antes da tomada de tempo, um forte temporal atingiu o traçado, atrasando a entrada das categorias na pista. Quando o circuito foi liberado, Salamonde garantiu a segunda fila do grid, na quarta colocação.

Na primeira bateria classificatória, o paulista marcava giros cerca de quatro décimos por volta abaixo daqueles que estavam mais rápidos. No entanto, demonstrou estratégia e segurança para completar as oito voltas na 8ª posição. Ainda na sexta-feira (24), já na segunda classificatória, conseguiu melhorar seu desempenho e cruzou a linha de chegada em 5º, mesmo ainda encarando as limitações de potência.

A terceira corrida classificatória novamente rendeu um 8º lugar para o representante brasileiro, resultado que o colocou na terceira fila para a pré-final de sábado (25). Na prova de 11 voltas, Dudu manteve constância e fechou mais uma vez em 8º, seguindo vivo na disputa pelo título de sua categoria.

Momentos antes da bateria final, outro temporal atingiu o Kartódromo de Cotopaxi, deixando a pista ainda mais desafiadora. Em uma corrida que exigiu paciência, capacidade de adaptação e muito controle, Salamonde recebeu a bandeirada na 8ª posição, garantindo seu lugar entre os principais nomes da Júnior Max no continente.

“Foi um Sul-Americano muito positivo, mesmo tendo muita dificuldade de potência. Fizemos nosso melhor e o 8º foi o máximo que consegui. Seguimos com foco nos nossos objetivos na temporada”, afirmou o piloto paulista.

Dudu já está de volta ao Brasil para defender seu título no Campeonato Brasileiro Rotax, que chega à sua 9ª edição esta semana no Kartódromo Granja Viana.

Na sequência, o piloto embarca para o Bahrein, onde representará novamente a bandeira brasileira no Rotax Grand Finals — o Mundial da categoria — entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro, no Bahrein.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!