publicidade
14/03/2009 06:27

João Gonçalves mantém o foco na Shifter Kart em 2009

Autor: Inova Comunicação – Rafael Durante


Foto: Maurício Villela

João Gonçalves


A categoria mais veloz do kartismo nacional entra em ação neste sábado (14) com a estréia da temporada 2009 da Copa São Paulo Granja Viana. É a chamada Shifter Kart, que utiliza modelos equipados com motor dois tempos de 125 cilindradas – e dotados de uma caixa de câmbio de seis velocidades. Esses propulsores, com mais de 40 cavalos de potência em um kart com 180 kg, geram velocidades superiores a 130 km/h no Kartódromo Granja Viana. E exigem muita habilidade dos pilotos.

“A Shifter é sem dúvida a categoria mais difícil em que eu já corri. A que mais exige do piloto em todos os aspectos”, comenta João Gonçalves (Dolly/Kart-Mini/AMF/Alpinestars/Krones), piloto que acumula em sua carreira títulos como o bicampeonato da Copa Brasil de Kart e o mundial de motores quatro tempos disputado em Portugal no ano de 2005. Um dos kartistas mais experientes em ação no país, João estreou na Shifter Kart em 2008 – disputando a Copa São Paulo e o Campeonato Brasileiro da modalidade – e parte para mais uma temporada na categoria.

“Comecei na Shifter o ano passado já com a intenção de fazer uma temporada de preparação, mas nunca imaginei que seria tão difícil. O nível dos pilotos e do equipamento é muito alto e exije dedicação máxima se você quiser lutar pelas vitórias. Sem dúvida é a ‘Fórmula 1’ do kartismo”, aponta João, que na Shifter enfrenta pilotos com experiência em categorias maiores do automobilismo como a Fórmula GP2 e a Stock Car.

Mais que o desafio de competir na principal categoria do kartismo nacional, João Gonçalves também começa o ano embalado pela renovação dos seus patrocinadores em 2008 e a chegada de mais um apoio, a marca Krones que aposta no talento do piloto. “Continuo com os mesmos patrocinadores do ano passado e isso me deixa muito satisfeito, pois mostra que o trabalho foi feito de maneira séria e competente”. A Kart-Mini, uma das parceiras do piloto, já entregou para João o novo modelo do seu chassi – que será usado na estréia da Copa São Paulo Granja Viana. Os demais parceiros de João neste ano são Dolly, AMF e Alpinestars.

“Tive apenas dois dias de treino com o kart, por isso a primeira etapa pode ser um pouco mais difícil em virtude da falta de desenvolvimento. Por outro lado esse novo chassi da Kart-Mini se mostrou muito rápido desde o início e me deixou confiante”, diz o piloto.

A primeira etapa da Copa São Paulo Granja Viana 2009 começa neste sábado a partir das 9h15 – com provas durante todo o dia. A largada da Shifter Kart está marcada para às 12h30 e a entrada do público no kartódromo é franca.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!