publicidade
16/12/2008 08:12

João Gonçalves encerra 2008 em terceiro na Shifter

Autor: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Maurício Villela

João Gonçalves


A Copa São Paulo de Kart Granja Viana, competição que reúne a maior média de pilotos no kartismo nacional, encerrou sua temporada no último domingo (14) no kartódromo que dá nome ao torneio – na região de Cotia (SP) –, e como de costume reuniu alguns dos maiores nomes do kartismo nacional.

 

A prova da categoria Shifter, a mais rápida do dia, teve a presença de campeões mundiais e pilotos que se preparam para competir no exterior, e foi novamente o foco principal do paulista João Gonçalves (Dolly/ Kart-Mini/ AMF/ Alpinestars), um dos destaques da competição em seu ano de estréia nos karts com marcha.

 

Neste fim de semana, no entanto, a participação de Gonçalves na Shifter terminou antes do previsto, mas não abalou a alegria do piloto por ter completado seu primeiro ano na categoria de maior destaque do kartismo nacional.

 

Depois de largar em oitavo, ele já contornava a primeira curva na quarta posição quando acabou sendo atingido pelo kart de Victor Guerin – que se envolvera em um incidente com Nicolas Costa e, desgovernado, bateu em João Gonçalves. O choque danificou o filtro de ar do kart do campeão mundial, comprometendo o seu rendimento. Três voltas depois, um novo problema – dessa vez com o cabo do acelerador – decretou o final da corrida para João.

 

“Eu já estava contornando a curva em quarto quando os dois bateram e o kart do Guerin ‘sobrou’ para cima de mim. Ainda tentei continuar na corrida mesmo com o filtro de ar quebrado, mas logo depois o cabo do acelerador travou. Para não acabar com um acidente, preferi abandonar a corrida”, lamentou João, que foi um dos destaques da categoria ao fazer uma pole-position e andar sempre nas primeiras posições em 2008.

 

Horas mais tarde, João voltou à pista para a última corrida da Stock 125, categoria em que corre formando dupla com William Freire – e que teve a presença de dois dos maiores ídolos do esporte a motor nacional: Tony Kanaan e Rubens Barrichello. A prova começou com pista molhada na Granja Viana, mas terminou com o traçado seco.

 

Na Stock 125 João e William ainda brigavam pelo título, mas um novo problema mecânico os impediu de continuar na disputa.

 

“Fiz uma boa largada e pulei de sexto para segundo. Na pista molhada o kart era rápido, mas conforme o traçado foi secando, ficou mais difícil de guiar. Meu kart passou a não render bem mesmo depois que paramos nos boxes para trocar os pneus. Foi uma prova complicada e não deu para ir além do sexto lugar”, comentou João, que com esse resultado garantiu o terceiro lugar no campeonato.

 

Em 2009, ele deve disputar novamente a Copa São Paulo Granja Viana, com ênfase na Shifter Kart. “O ano foi difícil, mas de grande aprendizado. Espero que todos os problemas tenham acontecido agora, para que em 2009 eu possa brigar por vitórias e pelo campeonato na Granja Viana. Devo agradecer, principalmente, à Dolly, Kart-Mini, AMF e Alpinestars pelo apoio e por terem acreditado em mim em 2008. E espero estar junto deles novamente na próxima temporada”, disse o piloto.

 

Na Shifter Kart, o título da temporada já tinha sido definido por antecipação para Danilo Dirani; na Stock 125, o título ficou com Roberto Azana, vencedor da última corrida.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!