publicidade
19/03/2009 14:15

Giuliano Raucci dá show de velocidade e desportividade em dose dupla

Autor: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Giuliano Raucci


Claro, para qualquer piloto o que realmente interessa é a vitória. Para isso dedicam-se incessantemente a treinos infindáveis, buscando novos ajustes, testando novos componentes e lutando contra os inexoráveis ponteiros do relógio por ínfimos milésimos de segundo, que “cismam” em permanecer como fronteiras abissais quando se anda o tempo todo no limite da pista e do equipamento. Vencer corridas, conquistar títulos e lapidar, como jóias raras, seus talentos natos é o objetivo desses seres diferenciados do individuo comum, acreditando, piamente, que o segundo colocado é meramente o primeiro daqueles que perderam.

 

Mas automobilismo é verdadeiramente um esporte em que se exercita a capacidade de se administrar os reveses e a frustração. Afinal trata-se um esporte que, na prática, adota para os vencedores uma expressão que se tornou conhecida pelas telas do cinema na série de filmes Highlander: “Só pode haver um!”.

 

Mas o que piloto não sabe é que nem sempre são vitórias e títulos que se tornam memoráveis para o público que acompanha nas pistas as corridas, e que segue atentamente o desenvolvimento de suas carreiras através das noticias veiculadas pela mídia especializada. Grandes desempenhos, “tocadas” geniais, manobras ousadas e a capacidade de tornar o pífio em memorável, é o que marca a carreira de grandes pilotos, que fazem o grande publico render-se, passar a admirar e torcer por esses novos ídolos.

 

Assim foi com Ayrton Senna, após dar show com a desacreditada Toleman no chuvoso GP de Mônaco de 1984 de F1, em qual acabou na segunda colocação, após o discutível encerramento antecipado da prova exatamente na volta seguinte em que ultrapassara o líder Alain Prost. Assim foi com Felipe Massa, que cravou mais pole positions, liderou mais voltas e venceu mais corridas que o britânico Lewis Hamilton, mas não ficou com o titulo de Campeão Mundial de F1 ao final da temporada de 2008 por um mero capricho do destino, materializado na ultima curva, da ultima volta, da derradeira prova do campeonato.

 

Aos dez anos de idade, quatro dos quais dedicados ao kartismo de competição, o piloto paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) é parte integrante desse universo e, apesar de ser comprovadamente um vencedor nato e arrebatador de nove importantes títulos em sua ainda curta carreira, em varias oportunidades teve de assimilar duros golpes de vitórias que quase já podiam ser tocadas pelas mãos, mas que esvaíram-se pelos dedos por imprevistos problemas mecânicos, por acidentes no calor das disputas, ou, até mesmo, por momentos em que o adversário mostrou melhor desempenho.

 

No ultimo sábado (14) o Kartódromo Internacional Granja Viana abriu suas portas para a etapa inaugural da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o maior certame regional da modalidade no Brasil, que reuniu quase duas centenas e meia de pilotos em seus grids. Vice-campeão em 2008 na categoria Cadete, Giuliano Raucci estava pronto para realizar uma jornada dupla, alinhando seu veloz kart #25 nas grelhas das categorias Cadete e a “estreante” Super Cadete, que utiliza os mesmo bólidos da Cadete, mas equipados com motor Fireball de 125cc, refrigerado a água.

 

Na tomada de tempos da Cadete, o “Dollynho”, como é conhecido nas pistas o jovem kartista paulista, estabeleceu a marca de 55s709, que lhe garantiu o direito de partir na pole position da prova dessa classe.

 

Autorizada a largada, Raucci manteve a dianteira, mas ainda na primeira volta recebeu um toque em seu kart, caindo para a quarta posição, atrás de Matheus Jacques, Pedro Cardoso e Felipe Ortiz. Mas Giuliano não abateu-se e tratou de impor seu forte ritmo habitual e na volta seguinte, em fantástica manobra, recuperou de um só vez as três posições, retomando a dianteira da corrida e passando, volta a volta, a abrir vantagem para o segundo colocado.

 

Na sétima passagem o propulsor do micromonoposto do piloto da equipe Refrigerantes Dolly/ KartZoom começou a apresentar problemas e perder desempenho, o que propiciou ao segundo colocado reduzir a larga vantagem estabelecida e passar a atacar Raucci incessantemente, na busca da primeira colocação.

 

Duas voltas depois, o motor do kart de Giuliano Raucci – que mantinha a dianteira, apesar dos problemas – deixou de funcionar na subida que dá acesso à reta da Torre de Cronometragem, mas a corrida estava irremediavelmente perdida, quando já entrava em suas voltas finais. Após receber auxilio para recolocar em funcionamento o motor de seu kart, Giuliano retornou à prova três voltas depois, mas foi desclassificado da competição, justamente por ter recebido auxilio externo, o que é vedado pelo regulamento.

 

Mesmo frustrado com a perda de uma corrida que já estava com a vitória praticamente nas mãos, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) partiu para a tomada de tempos da estreante Super Cadete.

 

Na pratica classificatória, Giuliano garantiu a segunda posição do partidor, ladeando Rafael Martins, que conquistou a pole position e, de longa data, é seu mais ferrenho adversário, repisando duelos que marcaram a historia do kartismo brasileiro, como as memoráveis disputas entre Rubens Barrichello e Christian Fittipaldi, ou as que envolveram Tony Kanaan e Helio Castroneves em suas fases áureas no kartismo nacional e que desembocaram em vitoriosas carreiras internacionais.

 

Na largada, por estar do lado externo do traçado e, portando, fora da linha ideal de contorno da Curva 1 do circuito granjeiro, Raucci acabou superado por Pedro Cardoso e Lucas Vieira, caindo para o quarto posto, novamente. Mas ao fechar a primeira passagem, Giuliano já ocupava a terceira posição, “grudado” em Cardoso, a quem passou a atacar. Mais três volta e o “Dollynho” já conquistara a segunda posição e partia no encalço de Rafael Martins, que já abrira alguma vantagem na dianteira da prova.

 

Cinco voltas depois, Giuliano Raucci encostou na traseira do micromonoposto de Rafael Martins, dando inicio a um fantástico jogo de gato-e-rato, que valia a vitória na primeira corrida da historia da categoria no Brasil. Raucci atacava e Martins posicionava seu kart defensivamente, não deixando o menor espaço para que se completasse a ultrapassagem. Milimetricamente ambos os pilotos dividiam os espaços na pista, com grandes manobras e, ainda maior, espírito desportivo e lealdade, já que inocorriam os habituais toques “normais de corridas”, que invariavelmente tiram o viço das competições em alto nível.

 

Com o recrudescimento da batalha, Pedro Cardoso aproximou-se da dupla de lideres nas voltas finais, aumentando ainda mais as emoções e a indefinição do resultado final. Mas no seletivo circuito de Granja Viana os posicionamentos não se alteraram e Rafael Martins venceu a corrida, com Giuliano Raucci separado por ínfimos 274 milésimos de segundo e com Pedro Cardoso cruzando a linha final com apenas 368 milésimos de segundo de desvantagem.

 

Um verdadeiro show de pilotagem e desportividade, que culminou com amistosos cumprimentos entre os vencedores no Parque Fechado, sob aplausos do grande público presente, que lotava as dependências do Kartódromo Internacional Granja Viana e estava extasiado com a performance desses pequenos campeões, na que foi, certamente, a mais bela corrida do dia.

 

Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) mostrou que pelas duras lições recebidas é uma grande campeão, pois é um piloto que como Ayrton Senna, como Felipe Massa, sabe ganhar e sabe ter altivez ao perder.

 

Confira o resultado das categorias Super Cadete e Cadete na primeira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

 

Super Cadete

1.- Rafael Martins, com 14 voltas em 12m50s514
2.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), à 0s442
3.- Pedro Cardoso, à 0s608
4.- Lucas Vieira, à 12s054
5.- Daniel Mattar, à 27s654

6.- Gabriel Balarin, desclassificado falta de peso

Pole Position: Rafael Martins, com 51s979

Melhor Volta: Giuliano Raucci, com 52s099

 

Cadete

1.- Matheus Jacques, com 13 voltas em 12m54s801
2.- Felipe Ortiz, à 0s410
3.- Pedro Cardoso, à 3s305
4.- Leonardo Baran, à 3s372
5.- Victor Marlia, à 6s358
6.- Pedro José, à 6s897
7.- Lucas Lima, à 7s280
8.- Lucas Pereira, à 9s714
9.- Leonardo Raucci, à 17s344
10.- Bruno Guidetti, à 18s063
11.- Cauê Aires, à 18s250
12.- Gabriel Perez, à 21s482
13.- Luiz Henrique, à 46s218
14.- Rafael Furquim, à 50s773
15.- Lucas Annuza, à 1 volta
16.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), desclassificado por ajuda externa

Pole Position: Giuliano Raucci, com 55s709

Melhor Volta: Matheus Jacques, com 56s077

  • Não há comentários cadastrados até o momento!