publicidade
02/10/2008 09:04

Enzo Agostineli mostra crescimento em seu ano de aprendizagem

Autor: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Enzo Agostineli


Caçulinha entre os pilotos da categoria Mirim, porta de entrada para o mundo da velocidade sobre quatro rodas no Brasil, o pequeno kartista de São Caetano do Sul Enzo Agostineli (Enigma/ ProService/ AlumiColor), de apenas seis anos de idade, tem como objetivo principal nesta temporada 2008 aprender o máximo possível os “segredos” da modalidade, para alicerçar um bom desempenho na temporada vindoura.

 

Como os estudos estão sempre em primeiro lugar, os treinos no esporte de sua paixão são mais raros que para os demais pilotos da modalidade, pelo que as corridas são efetivamente seus “treinos de luxo” e o melhor momento de adquirir experiências e conhecimento, pois está sempre ladeado por alguns dos melhores desportistas do país nessa classe. “Diferentemente de vários pilotos, o Enzo está no kart por paixão própria e não porque eu ou minha esposa sonhamos em ter um filho na F1. Claro que apoiamos e incentivamos suas paixões, mas a regra básica é a escola em primeiro lugar, pelo que em varias oportunidades o Enzo não treinou durante a semana, indo direto para as tomadas de tempos no dia das corridas”, esclarece o ex-piloto de motovelocidade e empresário Rodrigo Rodrigues, pai e “pai-trocinador” de Enzo Agostineli.

 

Mesmo com essa dificuldade, Agostineli vem demonstrando prova a prova franco progresso, cada vez mais aproximando seu desempenho dos de reconhecidamente velozes pilotos, mais velhos e bem mais experientes – vários no segundo ano na categoria – que o pupilo de Wesley Silva da equipe Enigma.

 

No ultimo sábado (27) Enzo teve mais uma oportunidade de aprendizado, com a realização da oitava etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana. E desta vez a desvantagem de Agostineli foi menor, já que conseguiu adequar seus compromissos letivos aos treinos livres da categoria e participando do treino livre da quinta-feira, realizado com condições meteorológicas adversas, já que a pista estava completamente encharcada pelas chuvas. Mesmo assim, Enzo Agostineli conseguiu um bom set-up para seu kart,estabelecendo as melhores marcas do dia para a categoria.

 

Ante o bom desempenho, a “torcida” nos boxes da equipe Enigma era para que o sábado amanhecesse com as mesmas condições de tempos e Enzo Agostineli bisasse as voltas voadoras. Mas, embora nublado, o tempo firmou-se no dia da corrida e Enzo não se deu tão bem, garantindo a oitava posição do grid de largada.

 

Mas na corrida o franco progresso do pequeno representante da equipe Enigma/ ProService/ AlumiColor ficou claro, já que a diferença para o líder nos tempos de voltas reduziu a olhos vistos. Com fantástica largada, Agostineli fechou a primeira volta de corrida já ocupando a sexta posição que, mantendo ótimo train de corrida, manteve até três voltas para o final, quando foi ultrapassado por Gregory Diegues, que atrasara-se em um acidente na largada.

 

Decorridas as doze voltas programadas para a competição, Enzo Agostineli (Enigma/ ProService/ AlumiColor) completou a prova da Mirim da oitava etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana na sétima colocação. “O Enzo tem progredido muito e já fazemos planos ousados para o ano que vem”, disse Wesley Silva, chefe da equipe Enigma. “Esta foi sua quarta corrida na Granja e a diferença para o líder que era de mais de cinco segundos por volta, caiu para pouco mais de um segundo e poderia ser menos, pois ele manteve nessa corrida os mesmos pontos de freada e retomada de aceleração que ‘descobriu’ no treino na chuva. Se tivesse freado um pouquinho mais ‘dentro’ da curva e acelerado um ‘tantinho’ antes, teria acompanhado de perto o grupo da liderança e garantido um pódio”, prosseguiu esclarecendo o festejado preparador. “Diversamente do que ocorre em outras equipes não pressionamos os pilotos por resultados. Nosso trabalho nas categorias de base, além de ajustar o kart, é de apenas orientar o piloto para que ele descubra sozinho seus próprios limites e aprimore sua técnica de pilotagem. Acreditamos que é assim que devem ser forjados os campeões e o Enzo, tenham certeza, ainda vai ser um deles”, concluiu, orgulhoso de seu pupilo, Wesley Silva.

 

Enzo Agostineli voltas às pistas no próximo sábado (4) para mais uma “lição”, desta vez na oitava rodada da Copa São Paulo Light de Kart, no Kartódromo Aldeia da Serra.

 

Confira o resultado da Mirim na oitava etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Luciano Franklin, com 12 voltas em 10m33s882

2.- Caíque Valli, a 2s285

3.- Sergio Guimarães, a 2s910

4.- Leonnardo Raucci, a 2s979

5.- Lucas Pereira, a 10s503

6.- Gregory Diegues, a 23s793

7.- Enzo Agostineli (Enigma/ ProService/ AlumiColor), a 26s239

8.- Lucas Lima, a 35s646

9.- Caio Colete, a 41s295

10.- Luis Marcelo, a 41s786

11.- João Pedro Correa, com 11 voltas

Pole Position: Luciano Franklin, com 52s176

Melhor Volta: Luciano Franklin, com 52s207

  • Não há comentários cadastrados até o momento!