publicidade
29/10/2008 09:45

12ª vitória consecutiva dá título antecipado para Danilo Dirani na Shifter

Autor: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Danilo Dirani


Foi disputada no último sábado (25), a nona etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, a segunda rodada do Play-Off decisivo do campeonato. O piloto paulista Danilo Dirani (Mini/ Longhi) comemora ano perfeito, levando antecipadamente o titulo da categoria Shifter Kart e mantendo a hegemonia absoluta nessa classe, já que venceu todos os campeonatos que disputou e 93% das corridas da categoria no Brasil.

 

A categoria Shifter Kart, top do kartismo nacional, viu mais uma vitória do experiente piloto paulista Danilo Dirani que chegou a sua 12ª conquista consecutiva em treze corridas que disputou nesta temporada. A única que não venceu - em razão de problemas mecânicos em seu bólido - completou na segunda posição, porém o sobrenome no alto do pódio foi o mesmo, já que seu irmão Dennis Dirani foi o vencedor da prova de abertura da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

 

A etapa foi marcada pelo forte calor, cerca de 28º centígrados graus, porém a tomada de tempos classificatórios da classe foi realizada logo no inicio da manhã (9:00hs), com tempo mais ameno que permitiu excelentes condições de pista para a obtenção de voltas verdadeiramente rápidas. “Foi uma classificação complicada, praticamente perdi a ‘volta do pneu’, já que peguei trânsito nas seis primeiras passagens, pelo que fui obrigado a parar meu kart na pista e esperar um espaço livre. Depois disso fiz duas voltas rápidas, o que me garantiu a pole-position”, esclareceu Dirani, que garantiu mais uma pole position, com quase três décimos de segundo de vantagem sobre João Gonçalves, que garantiu o segundo lugar do grid (37s50 contra 37s77).

 

Por contarem com cambio e sistema de embreagem os Shifter Kart largam parados no grid, causando um frisson semelhante ao das largadas da F1, mas o forte calor reinante na Granja Viana levou os motores a atingirem altas temperaturas no procedimento de largada, afetando sensivelmente o desempenho inicial de Dirani, o primeiro a parar no grid. “Realmente estava quente e como era o pole meu kart ficou parado e ligado no grid por mais tempo que os demais, aquecendo muito o motor e fazendo com que eu fizesse uma péssima largada”, detalhou o experiente piloto com passagem pela F1 e GP2.

 

A perda de rendimento do motor em razão do aquecimento excessivo no momento da largada foi determinante para que João Gonçalves, o segundo no grid, assumisse a dianteira da corrida no momento da largada, deixando Dirani com a segunda posição. Porém apenas uma volta de prova foi suficiente para o especialista nos karts com câmbio retomar a liderança da corrida na Curva 1 do seletivo circuito.

 

A cada volta percorrida o piloto da Kart Mini abria vantagem na liderança, mas na décima sexta volta a prova foi interrompida com apresentação de bandeira vermelha para atendimento médico do piloto Eduardo Porto, da classe Senior, que sofrera grave acidente envolvendo o piloto Emílio Padron na disputa pela liderança da prova desta classe e disputa da quinta posição na classe geral. “A principal dificuldade era conseguir deixar os pneus na calibragem correta para quando a prova reiniciasse, já que não poderíamos mexer no equipamento”, detalhou Danilo.

 

Após cerca de trinta minutos despendidos para o socorro médico e novo procedimento de largada, a corrida foi reiniciada com largada lançada em fila indiana. Danilo Dirani não deu quaisquer chances a seus adversários, mantendo a dianteira e abrindo larga vantagem na ponta.

 

João Gonçalves, que vinha em segundo, passou a ter problemas mecânicos e abandonou novamente, permanecendo sem pontuar na fase decisiva do play-off.

 

Com uma prova perfeita e cravando novo hat trick – pole, melhor volta e vitória - Danilo Dirani (Mini/ Longhi) venceu sua décima segunda corrida seguida nesta temporada, chegando de forma antecipada – ainda resta uma rodada no play-off da Granja Viana – ao décimo oitavo titulo estadual de São Paulo em sua carreira e colocando seu nome como um dos principais pilotos de todos os tempos no estado. Dirani arrebatou 275 pontos no certame, enquanto Michel Aboissa segue na luta pelo vice-campeonato, com 246 pontos acumulados. “Foi um final de semana especial. Apesar de já ter passado por diversas categorias no automobilismo, conquistar meu 18º título no estado no kart e o 31º na carreira é realmente uma emoção grande. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo em todos esses títulos e dizer que não vai parar por aí”, exultou, com a emoção de um garoto iniciante, o piloto da equipe comandada pelo preparador Alexandre “Alemão” Longhi.

 

Danilo ainda tem em sua agenda desportiva a disputa do principal certame norte-americano de Shifter Kart, o SKUSA Super Nationals, que será disputado em Las Vegas no dia 23/11 de novembro, além da etapa final da Copa São Paulo de Kart Granja Viana no dia 14/12. “Agora, mais do que nunca, não vou deixar a Shifter Kart. Por mais que acerte algo no automobilismo o kartismo hoje faz parte da minha vida e é minha grande paixão”, finaliza o piloto recordista em títulos estaduais.

 

Confira todos os títulos de Danilo Dirani em São Paulo:

2008 – Copa São Paulo de Kart Granja Viana: Campeão Shifter Kart

2007 – Campeonato Paulista de Shifter Kart: Campeão

            Campeonato Paulista de Kart Granja Viana: Campeão Shifter Kart

2002 - Troféu Brasil de Shifter Kart: Campeão

1999 - 1ª Seletiva Petrobras de Kart (Granja Viana): Campeão

           500 Milhas de Kart Granja Viana: Campeão

1998 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão

1997 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão

           Três Horas de Kart: Campeão

1996 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão

1995 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão

            Fórmula Parilla: Campeão

1994 - Campeonato Paulista de Kart: Campeão

            Fórmula Parilla: Campeão

            Copa Silpo: Campeão

            Fórmula Pakalolo de Kart: Campeão

1993 - Fórmula Pakalolo de Kart: Campeão

1992 - Campeonato Interior de Kart: Campeão

 

Confira o resultado da Shifter Kart na 9ª etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 31 voltas em 1h01m56s350

2.- Francisco Weiller, a 7s822

3.- André Negrão, a 8s714

4.- Renato Russo, a 12s740

5.- Gabriel Rabinovitch, a 12s920

6.- Michel Aboissa, a 13s145

7.- Nicolas Costa, a 15s475

8.- Carlos Araújo, a 20s859

9.- Rui Loiola, a 21s176

10.- Caio Conde, a 21s406

11.- Pedro Serrano, 21s933

12.- Rogério Raucci, a 27s324

13.- Vinicius Moraes, a 32s991

14.- João Jardim, com 30 voltas

15.- Eduardo Martins, a 5s818

16.- Jorge Borelli, a 13s870

17.- Albano Macedo, a 16s641

18.- Sergio Trivellato, a 28s514

19.- Zizo Matarazzo, com 29 voltas

20.- Emilio Padron, com 28 voltas

21.- José Henrique, com 27 voltas

22.- João Gonçalves, com 25 voltas

23.- Guilherme Jacob, a 4m06s563

24.- Eduardo Porto, com 14 voltas

25.- Renato Negrão, com 12 voltas

Pole Position: Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 37s506

Melhor Volta: Danilo Dirani (Mini/ Longhi), com 38s199

  • Não há comentários cadastrados até o momento!