Uma das principais competições do kartismo estadual do Brasil, a Copa São Paulo Light, retomará no fim de semana dos dias 19 e 20 de agosto o seu calendário anual. As disputas, válidas pela sexta rodada do ano e pela primeira prova do segundo turno, terão vez no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na região metropolitana paulista.
Com suas oito categorias em disputa, o Light deste ano já recebeu mais de 200 competidores com maior destaque para a Cadete. Esta, que é a classe de entrada na competição, oferece aos seus pilotos a gratuidade no aluguel de motores através do Projeto Piloto do Futuro. Apenas nesta divisão 41 pilotos estão classificados. Dentre eles, a liderança está com o catarinense Gabriel Gomez, com 49 pontos.
Mostrando a força da renovação do esporte, a segunda classe mais movimentada é a Júnior Menor, que apresenta 32 classificados. A liderança está nas mãos de Gabriel Bortoletto, com 45 pontos. A Júnior já recebeu após as cinco primeiras etapas 28 pilotos diferentes. A briga pela ponta está intensa e o atual líder é o piloto Gianluca Petecof, atualmente radicado em Miami, nos Estados Unidos, que já soma 46 pontos.
A categoria Sprinter apresenta uma planilha com reúne 25 pilotos. Esta classe é um bom termômetro da força da Copa São Paulo Light e mostra, claramente, o acréscimo no número de competidores ao longo das cinco primeiras etapas do ano. A liderança pertence ao piloto Enzo Prando com 51 pontos.
A mais veloz categoria da Copa SP Light é a Graduado. Em suas disputas de 2016 já passaram 28 pilotos com destaque para Murilo Coletta, que soma 47 pontos, porém, apenas um à frente do segundo colocado.
Entre Sênior A e B são 17 pilotos classificados. A Sênior A conta com liderança de Danilo Ramalho, com 51 pontos. Já na divisão B o primeiro colocado é Lucas Salles, também com 51.
18 competidores formam a planilha da categoria Super Sênior. Nesta classe, que reúne os pilotos mais experientes da competição, o destaque fica por conta de dois pilotos que dividem a liderança: Renato Russo e Ricardo Thomazi, ambos com 49 pontos.
Fechando a planilha de classificação do campeonato, preenchida exatamente até a sua metade, a categoria F400 apresenta o piloto Vinícius Escarlate, com 49 pontos, como líder.