publicidade
11/02/2026 07:34

Corrida de recuperação com 14 ultrapassagens marca participação de Renato Pionti na abertura do Light

Piloto integra a competição mais disputada do país pelo quarto ano consecutivo

Fonte: Práxis Mídia


Foto: Sandro Silveira

Renato Pionti


O piloto Renato Frota Pionti (STK Racing / Ibrac Condimentos / Espartanos Suplementos / CORI Corantes e Aromas / Recover Farmacêutica / Casarão Sem Glúten) teve uma estreia de temporada marcada por superação na 1ª etapa da Copa São Paulo Light, em Interlagos, pela categoria F4 Júnior.

A disputa começou sob condições desafiadoras já na tomada de tempo, realizada com uma chuva forte e inesperada. Renato Pionti esteve entre os ponteiros com a pista seca durante os treinos da semana, mas o kart não estava ajustado especificamente para chuva. Mesmo assim, ele garantiu a 9ª posição no grid da primeira bateria entre os 36 pilotos da categoria.

Após a largada, o piloto sofreu um toque ainda na primeira volta e caiu para a 21ª colocação, iniciando uma forte corrida de recuperação. Com ritmo consistente e ultrapassagens precisas, Pionti protagonizou uma das melhores reações da prova, ganhando 14 posições em pista e cruzando a linha de chegada em 7º lugar, sendo um dos mais rápidos no trecho final da bateria, já com a pista seca.

Na segunda bateria, disputada sob chuva torrencial, Renato largou da 7ª posição e enfrentou disputas intensas ao longo da corrida, marcada por diversas mudanças de posição e até por uma interrupção momentânea, após um acidente envolvendo quatro pilotos. Em uma prova difícil, o piloto manteve regularidade e completou a etapa na 8ª posição, garantindo pontos importantes no início do campeonato.

“Na primeira bateria tive um toque logo no começo e precisei recuperar tudo de novo, mas consegui fazer várias ultrapassagens e terminar bem. Na segunda corrida estava chovendo muito e foi bem difícil manter o kart na pista, então, terminar no top 10, em 8° lugar, foi importante para começar o campeonato pontuando”, comemorou Renato Frota Pionti.

Capacidade de reação e bom ritmo – Para o chefe da equipe STK Racing, Ulisses Rolien, o desempenho reforça a evolução do piloto. “O Renato mostrou maturidade e capacidade de reação, especialmente na primeira bateria, quando precisou construir uma corrida de recuperação desde o fundo do pelotão. Ele também apresentou bom ritmo, tanto no seco quanto na chuva, o que é fundamental para um campeonato longo e competitivo como a Copa São Paulo Light”, avaliou.

A Copa São Paulo Light de Kart será disputada em dez etapas ao longo da temporada, todas inicialmente marcadas para Interlagos.

O próximo desafio de Renato Frota Pionti será no dia 28 de fevereiro, quando ele disputará a 1ª etapa do Circuito Paulista no Speed Park, em Birigui (SP), visando a preparação para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá no mesmo kartódromo, em novembro.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!