publicidade
16/10/2018 08:30

João Matos levou Minas Gerais ao título da 20ª Copa Brasil

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: Bruno Gorski

João Matos


Terminou neste sábado (13) a 20ª edição da Copa Brasil de Kart. Uma das principais competições de kart do país teve vez no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano e contou com a participação de mais de 200 pilotos das cinco regiões do país.

Atualmente um dos grandes destaques do esporte na modalidade o mineiro João Matos (Verde Campo | Sicoob | MGM | Grupo Banminas | Academia Turner Prime), aproveitando-se do fato de competir em casa, participou do Campeonato em duas categorias distintas e, na Codasur Junior, sagrou-se campeão.

As atividades da Copa Brasil tiveram início ainda na terça-feira, com quatro sessões de treinos livres, mesmo cronograma seguido na quarta-feira. Na quinta aconteceram as tomadas de tempos e Matos, com dois karts extremamente acertados, seguiu confiante na busca pelas pole-positions. Com a marca de 52s890 João conseguiu a melhor marca na categoria Codasur Júnior e o direito de largar na primeira posição. Na Júnior, por sua vez, o piloto não teve o mesmo bom desempenho e, com o tempo de 53s444 ficou apenas com o oitavo lugar para a largada da primeira corrida.

CABO DE ACELERADOR TIROU PÓDIO NA JÚNIOR

De forma a buscar uma recuperação, Matos, junto a equipe MZ Racing e a DTR Motorsport, responsável pelos motores do piloto, trabalharam de forma a ajustar da melhor maneira o equipamento desta categoria para buscar os melhores lugares.

Com dificuldades de potência do equipamento, Matos fez o possível na pista. Na primeira bateria ele terminou na oitava posição e, na segunda, em sexto. Com 14 pontos perdidos ele foi direcionado para largar a prova final da sexta posição.

Sabendo que o pódio seria para os cinco primeiros João estava animado. Após boa largada ele seguia em busca de se recuperar, porém, com três voltas completadas o cabo do acelerador de seu kart travou e, com isso, o equipamento ficava sempre acelerado. Matos fez o possível, mas, diante desse problema, finalizou o campeonato da Júnior apenas em 10º.

MUITA COMEMORAÇÃO PARA O PRIMEIRO TÍTULO NACIONAL

Matos começou sua participação em competições oficiais há exatos três anos, na Copa Brasil  2015, disputada coincidentemente neste mesmo Kartódromo RBC Racing. De lá para cá o piloto cresceu muito enquanto atleta. Participou de importantes provas no Brasil e nos Estados Unidos e, atualmente, chegou a esta edição da Copa como forte candidato ao título.

Na novíssima categoria Codasur Júnior, que estreou nas competições no último mês de julho, trazendo os motores X30 CODASUR, de 175cc, o piloto fez muito bonito e construiu o seu título de maneira madura.

Após liderar os treinos livres e se classificar na primeira posição da tomada de tempos João largou da pole-position na primeira corrida classificatória. Com muita tranquilidade, nas duas provas classificatórias, ele procurou não se envolver em nenhum tipo de atrito ou disputa mais acirrada e, com um terceiro e um segundo lugares seguiu para a final no terceiro lugar do grid.

A prova Final, disputada na tarde de sábado, foi muito acirrada. Matos logo na primeira volta já pulou para segundo e, não demorou para assumir a liderança. Daí por diante, enquanto os concorrentes brigavam atrás dele, ele acelerou fundo e chegou à bandeirada final com mais de três segundos de vantagem para o segundo colocado.

“Estou muito feliz com a conquista do meu primeiro título nacional. Trabalhei muito para que isso acontecesse. No Brasileiro fiquei com dois vices e, agora, ser campeão em casa, foi muito legal. Quero agradecer a todos que me apoiaram e trabalharam pelo meu sucesso. Espero que possamos seguir no caminho das conquistas e, quem sabe, no mês que vem, não consigo trazer o título do SKUSA, que será disputado em Las Vegas? ”, planejou o piloto de 15 anos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!