publicidade
30/03/2022 14:15

CBA receberá motores e promoverá concorrência interna de chassis para a Copa Regional Sul-americana FIA

Autor: Assessoria de Comunicação CBA / Kart


Foto: Jackson de Souza

O Brasil foi escolhido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para sediar a temporada inaugural da Copa Regional Sul-americana de Kart FIA.

Criada por Felipe Massa no ano passado quando ocupava a presidência da FIA Karting, o novo campeonato internacional foi apoiado desde sua elaboração por Giovanni Guerra, presidente da CBA, que garantiu as condições para a disputa nos kartódromos brasileiros.

O objetivo da “FIA Regional Cup” é permitir que o kartista possa correr em seu próprio continente com os mesmos equipamentos e regras dos campeonatos mundiais. Até então, o piloto chegava na competição internacional sem ter familiaridade com o conjunto mecânico, resultando num aprendizado muito caro.

Com o programa continental, essa fase inicial será realizada na própria região do kartista e com economia substancial, uma vez que o equipamento tem subsídio da própria FIA. E tudo isso começará pelo Brasil, visto as condições ideais aqui existentes.

Serão três etapas nos kartódromos homologados pela FIA no país: Speed Park, em Birigui (SP), Imperatriz (MA) e Paladino, em Conde (PB), reunindo as categorias Mini, OK Júnior e OK, seguindo o regulamento FIA Karting.

O formato do evento prevê o sistema “arrive & drive”, em que todo o equipamento é sorteado entre os pilotos no início da competição, como acontece no Troféu Academy da FIA. Ou seja, todos terão chassis e motores iguais, fato que motivou a CBA a realizar uma concorrência entre os fornecedores de chassis, cujas regras serão anunciadas brevemente. Poderão participar do processo fabricantes nacionais ou representantes de marcas importadas.

Já os motores das categorias OK e OK Júnior serão enviados pela FIA da Europa para o Brasil, sem custos para a CBA, que os receberá em regime de comodato. Na categoria Mini, os propulsores serão fornecidos pela brasileira KTT. E em todas as categorias os pneus utilizados serão os da MG.

“Pela primeira vez o Brasil receberá equipamentos da FIA para a realização de um campeonato aqui. É um ganho extraordinário para o país e destaca a importância que a nova gestão da FIA está dando ao nosso kartismo”, ressaltou Giovanni Guerra, presidente da CBA. “Com relação aos chassis, eles também serão custeados pela FIA, mas teremos a concorrência no Brasil, o que valoriza muito o nosso mercado”, continuou Guerra.

Em virtude do ineditismo do projeto, alguns ajustes estão sendo necessários e o calendário divulgado inicialmente para o evento será modificado. As novas datas serão anunciadas em breve.

“A criação da Copa Regional de Kart FIA tem como objetivo dar a chance a mais pilotos, especialmente os que estão fora da Europa, se prepararem para as competições internacionais da FIA, facilitando o acesso deles às principais competições e tornando-os mais experientes e competitivos”, completou Guerra.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!