publicidade
02/08/2019 13:29

Vinicius Mercez conquistou dois pódios no Brasileiro em seu ano de estreia na Júnior Menor e Codasur Júnior

Autor: BEcom


Foto: Jackson de Souza

Vinicius Mercez


Enfrentando duas semanas intensas no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel (PR), Vinicius Mercez (Klaro Chopp / Cerveja Astúria) completou as duas fases da 54ª edição do Campeonato Brasileiro com pódios na Júnior Menor e na Codasur Júnior, após desempenhos positivos no seu primeiro ano competindo com karts dois tempos.

Vindo de grandes atuações nas etapas da Copa São Paulo Light e do Open do Brasileiro, o jovem goiano se pôs rápido e competitivo entre as atividades das duas fases da competição nacional. Desde os treinos livres da categoria Júnior Menor, se posicionava com marcas expressivas, buscando o acerto ideal do equipamento, que resultaram na marca do quarto tempo na tomada de tempos.

Com atuações positivas, Mercez garantiu a vitória na primeira classificatória. Seguindo as atividades, com a 6ª posição na segunda prova da competição, o que lhe deu a segunda posição para a largada da Pré-final, que foi completada após disputas intensas entre os cinco primeiros colocados, com Vinicius ficando com a 4ª posição.

Já na Final, após ocupar a segunda posição durante boa parte da corrida, quando completou as dezessete voltas nessa mesma colocação, o goiano foi surpreendido por uma punição de três segundos, devido um leve toque ainda na volta inicial. Punição essa que por uma diferença de 0.009s tirou o vice-campeonato de Mercez, concluindo sua participação na categoria Júnior Menor na 3ª posição.

Atividades da primeira fase concluídas, Mercez partiu para uma segunda semana cheia de novidades, quando competiu pela primeira vez com os motores de 175cc da Codasur Júnior. Além da maior potência do motor, a configuração de pneus amarelos foi outro fator que surpreendeu o piloto goiano.

Mesmo sem nunca ter competido ou treinado com os compostos de pneus usados na categoria Codasur Júnior, Vinicius obteve uma grande evolução ao decorrer da segunda fase do Brasileiro. O piloto marcou apenas o 16º tempo na tomada de tempos, conquistou posições entre as classificatórias, e completou a Pré-final na 6ª posição, garantindo a partida para a prova decisiva da sexta fila do grid.

Enfrentando pilotos que já competem com um conjunto similar ao da categoria, Mercez pôde se destacar entre as disputas, curva a curva, conseguindo cruzar a linha de chegada na 4ª posição. Já feliz com o resultado, Vinicius ficou mais animado quando soube que herdaria um top-3, isso devido a um competidor a sua frente ter sido punido, garantindo então pela segunda vez no Brasileiro de 2019 um lugar na volta dos campeões, e um novo terceiro lugar no pódio.

Completamos o brasileiro com bons resultados, fico feliz por ser meu primeiro ano em categorias que utilizam motorização 2 tempos, já que subi da Cadete neste ano. As corridas da Júnior Menor foram bem disputadas, e na Codasur Júnior consegui me adaptar bem ao motor mais forte e o pneu diferente do que usamos na outra categoria aqui no Brasileiro, e nas corridas de outros campeonatos. Sair de um brasileiro com dois pódios é bem gratificante, agradeço muito a minha equipe, ao Das Trevas pelo trabalho com os motores e carburadores, meus patrocinadores e minha família que está sempre presente”, concluiu Mercez, que agora terá cerca de quinze dias de folga, pois retomará as atividades da Copa São Paulo Light nos dias 16 e 17 de agosto no Kartódromo da Aldeia da Serra.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!