publicidade
26/11/2021 17:50

Veja como será a definição dos finalistas do Brasileiro nas categorias com mais de 36 pilotos. Cadete tem regra diferente

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Gilmar Rose

Com a recente decisão da CBA de aumentar o número de vagas da Cadete no Campeonato Brasileiro de 54 para 70, é necessário explicar o formato a ser utilizado para definir os 36 pilotos que terão direito de disputar a Final no sábado, 11 de dezembro, no Kartódromo Beto Carrero.

A tomada de tempos será dividida em dois grupos de 35 pilotos cada. Os 20 primeiros de cada grupo estarão automaticamente garantidos na disputa das provas classificatórias, perfazendo um total de 40 pilotos.

Os 15 restantes de cada grupo - 30 no total - disputarão uma repescagem de 10 voltas, da qual os 14 primeiros se juntarão aos 40 já classificados anteriormente, chegando, então, a 54 pilotos. Assim, 16 pilotos estarão eliminados após a repescagem.

A partir daí, os 54 pilotos classificados serão divididos em três grupos (A, B e C), da seguinte forma: dos grupos da tomada de tempo, o grupo do tempo mais rápido ocupará as posições ímpares (1º, 3º, 5º, etc.) até 39º, enquanto o outro grupo ficará com as posições pares, até 40º. E os que vierem da repescagem terão as posições 41 até 54, exatamente na sequência em que chegaram.

As provas classificatórias (A x B, A x C e B x C) atribuirão pontos negativos aos pilotos (0 para o 1º, 2 para o 2º, 3º para o terceiro, etc). A composição de cada grupo será determinada pela ordem da tomada de tempos, ou seja, pole no A, 2º, no B, 3º, no C, 4º no A, 5º no B, 6º no C e assim sucessivamente, e a ordem de largada de cada confronto terá por base a tomada de tempos.

Ao fim delas, os 36 pilotos com menos pontos perdidos estarão na Final, enquanto os demais serão eliminados. O piloto vencedor da Final será o campeão.

DEMAIS CATEGORIAS - Todas as categorias que superarem 36 inscritos - exceto a Cadete - disputarão uma tomada de tempos. E, a partir daí, serão também divididos em três grupos (A, B e C) para a disputa de provas classificatórias, sem passar pela repescagem que apenas a Cadete terá.

E assim como a Cadete em sua fase de grupos, estas categorias serão pontuadas de forma negativa, ou seja: 0 para o vencedor, 2 para o segundo, 3 para o terceiro, etc.

Então, somados os pontos após o enfrentamento de grupos, os 36 primeiros prosseguem e disputam a Final, enquanto os demais pilotos saem da luta pelo título.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!