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17/06/2009 14:10

Felipe Giaffone, da CNK, vistoriou Kartódromo de Goiânia. Confira suas impressões

Fonte: Kart Gaúcho/ Revista Karting News - Erno Drehmer


Foto: Bruno Terena

Felipe Giaffone


Aproveitando que estava em Goiânia (GO) no último final de semana para a disputa de mais uma etapa da Fórmula Truck, Felipe Giaffone, membro da Comissão Nacional de Kart, visitou o Kartódromo Ricardo Santos, sede da 1ª fase do Campeonato Brasileiro de Kart e motivo de muita polêmica até aqui.

 

Giaffone foi ao Kartódromo Ricardo Santos para conferir – de forma oficial – as condições gerais do complexo e se disse bastante surpreso com o que viu. O Kart Gaúcho/Revista Karting News conversou ontem com Giaffone para saber em que condições efetivamente se encontra o kartódromo e o dirigente garantiu que a principal preocupação dos pais – a segurança – não deverá ser motivo para que pilotos não disputem o Brasileiro na capital goiana.

 

“O kartódromo é seguro, tem boas áreas de escape e em poucos pontos é necessário ter proteção com barreiras de pneus. Mostramos esta pequena necessidade ao Ney (presidente da Federação Goiana), que acatou nosso pedido e providenciará esta proteção”, disse Giaffone. “Não vejo motivos para pilotos não participarem em razão de segurança”, completou o dirigente, experiente kartista que competiu também na Fórmula Indy.

 

Felipe Giaffone encontrou em Goiânia “um kartódromo melhor do que eu esperava, já que havia muitas reclamações quanto às condições da pista e algumas fotos que depunham contra o local. Sei que há um tempo atrás ele não estava legal, mas hoje está”. Muitos pilotos estavam treinando na última sexta-feira, o que ajudou muito na avaliação de Giaffone. “O Kartódromo de Goiânia é público, não é como Aldeia da Serra, Granja Viana ou Velopark, que são privados. E baseado nisto também é que se pode dizer que as reformas que estão sendo ou já foram feitas deixarão todo o complexo de acordo com as necessidades que um evento como o Brasileiro pede. Teremos um bom Brasileiro em Goiânia”, afirma.

 

Questionado sobre outra reclamação de pais e pilotos, Felipe Giaffone concordou que a pista poderia ser mais larga. “A pista é em quase toda ela suficientemente larga e apenas em alguns pontos ela se torna mais estreita. Vamos concordar que a Fórmula 1 corre em uma pista mais estreita que o normal, Mônaco, certo? Eu mesmo corri em provas de rua na Fórmula Indy onde a pista era mais estreita. E hoje corro na Fórmula Truck, que por sua vez disputa provas em Caruaru (PE), uma pista pequena, estreita, fora dos padrões, e que recebe veículos de competição enormes. E nem por isso deixa de ser um grande evento, pelo contrário”, compara Giaffone. Segundo o dirigente, ele mesmo proprietário do Kartódromo Granja Viana, um dos melhores do Brasil, a largura da pista está dentro da média que a maioria dos kartódromos brasileiros tem. “Não podemos pegar exemplos isolados, como o Velopark, e usar isto contra o Kartódromo de Goiânia”, avisa.

 

O dirigente aproveitou para pedir aos pilotos que compareçam ao Campeonato Brasileiro, que efetivamente participem da competição. “Este é o momento em que é necessária a ida dos pilotos. A passagem do Brasileiro por Goiânia viabilizará o investimento da prefeitura em novas reformas no kartódromo, o que deverá aumentar a pista em cerca de 150 metros. Alguns podem perguntar por que só após, mas já conferimos as reformas importantes e necessárias no complexo e estas já viabilizam o Brasileiro este ano lá no Ricardo Santos”, atesta Giaffone.

 

Algo que poderia assustar é a qualidade do asfalto. Porém, segundo Giaffone, o asfalto é feio apenas visualmente e as fissuras que existiam foram sanadas de forma eficiente com a colocação de um produto químico, EPC. “Achei bastante interessante esse produto, que eu não conhecia e que, inclusive, já tratei de saber mais, para adquiri-lo para que o tenhamos na Granja, onde também temos algumas pequenas fissuras no asfalto”, revelou Giaffone. “É uma pista que exigirá dos pilotos muita técnica de quem quiser ser campeão. Corri lá no início da década de 90 em um Brasileiro e me lembro bem dela”, encerra.

  • 17/06/2009 14:29 Veber

    estão vendo caros amigos ............ quem sabe sabe .......... quem tem experiência e quem guia muito tendo andado por todo o Brasil e inclusive exterior sabe que a pista é segura e teremos um bom Brasileiro ....... pra finalizar vamos pra pista acelerar que no momento é o que importa ........ treinos liberados ......... fiquem ligados ......... F400 Show no Brasileiro de Goiânia ......... confira o regulamento no www.gmckart.com.br ........... valeu kart gaucho

  • 17/06/2009 15:23 Lima

    É PESSOAL...NÃO ADIANTA MAIS CHORAMINGAR... OS "INTERéSSES" PREVELECERAM...pralguem que ainda por acaso tinha duvidas?

  • 17/06/2009 16:23 Fabio Franzoni

    Meus amigos, kart é competição. Se a pista é estreita ou não; se o asfalto não é tão bom assim; se as zebras não estão boas tbm, todas estas adversidades serão administradas por todos os pilotos, ou seja, "vai ser igual pra todo mundo". Já corri no passado nos eventos de rua do "Kamisola", lembram-se destas corridas ? Pois bem, as zebras eram guias... E houveram etapas com 200 pilotos. Claro que não se compara um evento nacional com um "pirata", mas o que deve ficar claro é isso: Cada piloto terá que lidar com os problemas da mesma forma como os outros. Vai se sobressair aquele, ou todo o time, que mais rapido se adaptar as condições diferentes daquelas que estão acostumados. Se "pintar" uma oportunidade para se correr na Islandia, não vamos porque a pista é de gelo ? O piloto e o preparador, que se virem em fazer o kart andar no gelo e ainda "levantar roda". Em cada Brasileiro ou Copa Brasil há uma particularidade: Tocantins fazia muito sol, Campo Grande era uma pista em má condições, Farroupilha era muito frio... Enfim, vamos tratar de ver os pilotos acelerarem em qualquer que seja a pista. Bom trabalho e boa sorte a todos os pilotos e preparadores...

  • 17/06/2009 18:18 Geovane Gonçalves

    VISLUMBRAMOS COM RESPONSABILIDADE UM BOM E SEGURO BRASILEIRO PARA TODOS E SEM DISCRIMINAÇÃO ESPERAMOS TODOS AQUI EM GOIÂNIA. OS QUE ESTÃO NA ATIVA E OS PÉ DE BREQUE APOSENTADOS ,COMO EU PRÓPRIO.

  • 17/06/2009 22:07 Mano

    gostaria de saber dos dirigentes da cba por "q" se existem regras escritas no rnk de pistas, e de regulamento, por q nao sao cobradas com exito,é ridiculo determinadas atitudes dos dirigentes em determinados momentos, tipo desclasificam pilotos por coisas banais e depois nao desclasificam por medidas e normas escritas no rnk.Gostaria de saber se os senhores da cba sabem de decisoes tomadas por comissarios nos campeonatos regionais,tipo sul brasileiro?