publicidade
01/12/2025 15:24

500 Milhas terá apoio da Schadek e revela os principais detalhes de seu formato de disputa

Prova Endurance mais tradicional do kartismo brasileiro está marcada para o dia 20 de dezembro, no Kartódromo Granja Viana

Fonte: RF1


Foto: Serjão Soares

Mais tradicional prova de longa duração do kartismo brasileiro, as 500 Milhas terão novidades em seu regulamento para a disputa da edição deste ano, marcada para o dia 20 de dezembro no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). A prova terá novas categorias e dinâmicas já conhecidas que a tornam um dos eventos mais importantes do esporte a motor nacional.

Cada equipe que disputar as 500 Milhas deverá ter pelo menos dois pilotos e no máximo oito competidores. Além disso, haverá a classificação por categorias: a geral, a Sênior 500, para pilotos acima dos 40 anos, e a Sprint 500, novidade para este ano e que admite competidores a partir de 13 anos de idade.

A tomada de tempo será realizada em duas fases. Em um primeiro momento, as equipes serão divididas em grupos. O mais rápido fará com que os times que estiveram em seu grupo larguem das posições ímpares, mas apenas a partir da 41ª posição.

Os 40 mais velozes partem para o “Top Qualify”, em que os times serão separados em cinco grupos de oito karts. O piloto mais veloz fatura a pole position.

Além disso, mais uma vez haverá a definição do “sortudo da vez”. Após o término da classificação, haverá um sorteio envolvendo as equipes que se colocaram abaixo das primeiras 40 posições para que este time largue mais à frente no grid. A equipe sorteada partirá de uma colocação entre o quinto e o 15º posto, também definido por sorteio.

A corrida terá a disputa de 500 milhas de distância ou tempo total de 12 horas. Todos os times são obrigados a fazer pelo menos nove paradas nos boxes. Destas, sete contarão com tempo mínimo de seis minutos entre a entrada, o pit stop e a saída dos boxes. Outras duas obrigatoriamente terão 15 minutos de duração. Após a 10ª hora de disputa, os times são liberados para fazerem uma parada rápida para repor combustível, um “splash and go”.

Ao longo de todo o final de semana, os competidores deverão usar os pneus MG laranja, que são mais duros que os vermelhos e que foram utilizados nas últimas edições. Isso deverá mexer com a dinâmica da corrida, que segue com duração máxima de 12 horas, já que estes compostos são mais duráveis em relação aos usados nas últimas 500 Milhas.

“Estudamos muito e conseguimos chegar em um regulamento que privilegia a competitividade. Isso vai permitir que pilotos consagrados e competidores acostumados com as provas de kart possam brigar pela vitória em pé de igualdade. Tenho certeza de que será mais uma grande 500 Milhas”, diz Felipe Giaffone, organizador do evento.

A edição deste ano terá alguns grandes nomes do automobilismo brasileiro, entre eles Gabriel Bortoleto, atual vencedor da prova e que atualmente defende a Sauber na Fórmula 1.

500 MILHAS SCHADEK – Líder na produção de bombas de óleo e de água no mercado automotivo brasileiro, a SCHADEK será a responsável por dar nome para a principal prova do kartismo brasileiro, as 500 Milhas SCHADEK.

“Estamos muito felizes em dar às boas-vindas à SCHADEK, que passa a nomear a nossa prova. A edição deste ano tem muitas novidades e terá o apoio de uma empresa de tanta relevância no mercado automotivo brasileiro será muito positivo. Tenho certeza de que as 500 Milhas SCHADEK será um sucesso”, diz Felipe Giaffone.

Com uma fábrica de 46.000 m² localizada em Porto Feliz (SP), a empresa tem mais de mil colaboradores e possui um portfólio de mais de 1.500 itens. Com um volume de produção superior a 1,5 milhão de peças por mês, a empresa exporta seus produtos para mais de 30 países, incluindo Estados Unidos e México. E, pela primeira vez, a fabricante dará o nome a principal prova do kartismo brasileiro.

As 500 Milhas SCHADEK de Kart Granja Viana terá transmissão da largada e dos momentos decisivos da prova no BandSports e flashes na Band. O canal do Kartódromo Granja Viana no YouTube mostra a disputa na íntegra.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!