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18/07/2025 17:10

Coach ou Engenheiro?

Escrito por Thomás Becker
Thomás Becker é ex-piloto e atleta profissional, que atua como engenheiro de performance pela T.I. Performance em diversas categorias. É também coach de pilotos e professor de análise de dados.

Os Dois Principais Tipos de Análise de Telemetria em Kartódromos

A telemetria vem transformando o kartismo ao permitir que pilotos, técnicos e equipes otimizem seu desempenho com base em dados objetivos. Existem duas abordagens principais no uso da telemetria em kartódromos: a Telemetria de Coach e a Telemetria de Engenheiro de Performance. Ambas possuem papéis distintos e complementares na evolução dos pilotos e aprimoramento dos karts.


1. Telemetria de Coach

A Telemetria de Coach é uma ferramenta utilizada para comparar a performance de dois pilotos, normalmente focando em auxiliar o piloto mais lento a atingir o desempenho do mais rápido.

Como funciona: É necessário que haja o registro de uma volta rápida de referência — geralmente feita por um piloto mais experiente ou pelo próprio treinador. Essa volta é utilizada como parâmetro para analisar pontos de frenagem, aceleração, traçado e uso do acelerador/volante pelos demais pilotos.

Objetivo: Identificar diferenças de técnicas entre os pilotos, facilitando a correção de vícios e o aprimoramento do traçado. O coach pode mostrar visualmente onde o piloto pode ganhar tempo, utilizando o exemplo concreto do colega ou treinador.

Benefício: A curva de aprendizado se torna mais rápida, pois o feedback é fundamentado em dados reais do próprio kartódromo, no mesmo equipamento e nas mesmas condições.


2. Telemetria de Engenheiro de Performance

A Telemetria de Engenheiro de Performance vai além da comparação entre pilotos. Ela se baseia em princípios de física, matemática e engenharia para buscar o máximo desempenho independentemente de voltas de referência externas.

Como funciona: Utiliza dados brutos da pilotagem (velocidade, aceleração, forças laterais, RPM, etc.) para entender como o kart e o piloto estão se comportando em cada trecho da pista. Não é necessário um tempo ou volta de outro piloto; o foco é a análise objetiva dos parâmetros e identificação de oportunidades de melhoria puramente técnicas.

Objetivo: Otimizar tanto o ajuste do kart quanto a técnica do piloto. Engenheiros e preparadores conseguem, por meio de modelagem matemática e física, identificar limites de aderência, eficiência de frenagem, pontos de controle ideais e ajustes mecânicos que podem trazer ganhos de performance.

Benefício: Os resultados são robustos e personalizados para o equipamento e o estilo de pilotagem de cada piloto, valorizando o desenvolvimento fino e individualizado.


Comparando as Abordagens

Aspecto

Telemetria de Coach

Telemetria de Engenheiro de Performance

Necessidade de referência

Sim (volta rápida de outro piloto)

Não

Público principal

Pilotos em aprendizado

Pilotos experientes, preparadores, engenheiros

Enfoque

Correção comparativa

Avaliação técnica/analítica

Exemplos de uso

Melhorar traçado e frenagem

Otimizar setup, identificar limites físicos


Ambas as análises são fundamentais para o desenvolvimento no kartismo — seja acelerando a evolução do piloto, seja buscando os últimos décimos por meio da análise científica de dados. O uso combinado potencializa ainda mais o desempenho nas pistas, reforçando o papel central da telemetria no esporte.