publicidade
03/08/2018 16:55

Três categorias disputam mais uma rodada dupla do Campeonato Capixaba em Serra

Autor: Portal Kart Motor | Erno Drehmer


Foto: Pedro Gomes

O Kartódromo de Serra recebe neste sábado (4) a 7ª e 8ª etapa do Campeonato Capixaba, com promessa de muita velocidade e adrenalina. Com o grid composto por 22 pilotos, um dos mais numerosos do Brasil, a F400 Cup utiliza motores 4 tempos e alcança até 96 km/h. As condições climáticas têm sido monitoradas pelas equipes, pois os pilotos vinham treinando em tempo seco, com pneu slick, e a chuva poderá aparecer nas provas deste sábado.

Após boas participações, Caio Cunha Miguel (GTM Racing | Mercedes Benz) lidera o campeonato, seguido por Relmo Serafim (GS Motorsport), que faz sua primeira temporada na categoria após ser várias vezes campeão na PKI, para pilotos de kart indoor. A diferença na pontuação entre os dois pilotos é pequena, o que exigirá de Miguel muito empenho para manter-se na liderança. Dono da pole e vencedor as 5ª e 6ª etapa, Márcio Pereira (GTM Racing | Mercedes Benz), atual vice-campeão capixaba, cresceu na pontuação, chamando a atenção dos demais pilotos.

Em um grid com tantos pilotos, novatos e experientes se misturam, propiciando um belo espetáculo. Pedro Bica (GS Motorsport), o mais novo do grid com apenas 15 anos, vem se destacando a cada prova ao lado de pilotos mais experientes, como José Bicalho Jr (HP Motorsport), que disputou o Campeonato Brasileiro na Granja Viana, e Marcelo Quintaes (Fernandes Competições), que tem 56 anos e acelera fundo.

Para melhoria de desempenho, além dos treinos físicos e na pista, os pilotos capixabas fazem o uso de aparelhos que medem a telemetria do kart, como giro do motor, velocidade e força “G”. Os dados são lançados no computador e analisados por meio de planilhas.

Na categoria Sprinter, que usa motores 2 tempos, a mais veloz do kart capixaba, a briga pelo título está ainda mais apertada, pois Lucas Behague (Fernandes Competições), jovem piloto de apenas 15 anos e tetra campeão capixaba, diminuiu a diferença para o líder do campeonato, o espanhol Miguel Nieto, da mesma equipe.

Lucas aproveitou o intervalo entre as etapas para melhorar seu preparo e físico e enfatiza que devido o grid da Sprinter ter muitos pilotos bons, o campeonato será decidido nos pequenos detalhes. Os pilotos Romárcio Viola (HP MotorSport), que também participou do Brasileiro, e Ariel Varella (GS MotorSport) também vêm realizando boas provas, o que torna a categoria muito competitiva. Atualmente, a diferença do 1º colocado para o 3º colocado é de apenas 8 pontos. “Nas etapas de sábado, tudo pode mudar já que o grid da categoria tem pilotos de renome nacional e acredito que só teremos uma definição do campeão na última corrida”, enfatiza o jovem piloto Lucas Behague.

Já na categoria PKI, que reúne os pilotos de kart indoor, o destaque é para Guilherme Barbosa (GS Motorsport), que tem dado muito trabalho aos demais pilotos e já pensa em ingressar na F400 Cup na próxima temporada. A PKI, cujo custo é bem mais reduzido, é a porta de entrada de muitos pilotos no mundo do automobilismo.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!