publicidade
02/03/2021 16:13

Temporada 2021 de Ricardinho Gracia iniciou pelo kart e terminará na Fórmula 4 Asiática

Autor: Fernando Miragaya


Foto: Divulgação

Ricardo Gracia Filho


O ano de 2021 será movimentado para o piloto Ricardo Gracia Filho. Depois de disputar a abertura do WSK Master Series, em Adria, na Itália, um dos principais campeonatos de kart do mundo, Ricardinho encaminhou seu início de temporada, que terminará com sua estreia na Fórmula 4 Asiática, em dezembro.

Campeão brasileiro, sul-brasileiro e da Copa Brasil, Gracia Filho fez sua estreia na equipe inglesa Forza Racing em seu segundo ano nas competições europeias, mas teve problemas e largou em 35º na final da categoria OK. Depois de uma bela recuperação, quando já estava em 19º, ele não conseguiu desviar de um kart rodado à sua frente. Com o kart torto, Ricardinho ainda conseguiu finalizar em 22º.

“Os treinos livres foram muito bons, virei tempos incríveis. Foi uma semana muito produtiva, ganhando experiência, confiança na pista e aperfeiçoamento no material. Gostei muito do trabalho da equipe e vamos seguir treinando forte”, comentou o kartista.

O disputado torneio é um “esquenta” para Ricardo Gracia Filho encarar outro grande campeonato, o Europeu, que começa em abril. Ao longo do ano, o piloto também participará da Copa Brasil (julho) e do Campeonato Brasileiro (dezembro), duas competições nas quais ele já se sagrou campeão.

No fim outubro também será a vez de Gracia Filho representar o país no Mundial, que pela primeira vez será realizado no Brasil. O evento acontecerá no Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui (SP), circuito que o piloto conhece bem.

No fim do ano, o piloto fará sua estreia na Fórmula 4 Asiática para se preparar para passos mais largos no automobilismo mundial rumo à principal categoria do automobilismo, a Fórmula 1.

Nos dois últimos anos, Gracia disputou o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca. Por aqui, ainda conquistou a Copa Brasil, em 2019, e celebrou o bicampeonato brasileiro da categoria no ano passado.

Com um plano de carreira bem definido, Ricardinho Gracia pretende disputar a temporada da Fórmula 4 em 2022 e, nos dois anos seguintes, participar da Fórmula 3. A meta é estar na Fórmula 2 em 2025 e, em 2026, representar o Brasil na Fórmula 1.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!