publicidade
05/09/2015 18:45

Traçado inédito e condições diferentes de pista renderam disputas emocionantes no SKB 19

Autor: Luis Ferrari


Foto: Bruno Gorski

Largada da Júnior


A quinta e penúltima etapa do Shell SKB Paulista foi realizada neste sábado, em Interlagos, com a programação completa em um único dia. No total, foram 20 baterias com disputas intensas em um traçado úmido e inédito na competição. A pista foi utilizada no sentindo inverso, com um 'S' logo após a curva da balança e com os pilotos completando a volta na frente da torre.

A jornada teve de tudo: pilotos empatados em pontos depois das quatro corridas, um competidor dominando todas as corridas de sua classe e até a conquista antecipada de um título paulista de kart.

Com uma garoa em alguns períodos do dia, pilotos e mecânicos tiveram bastante trabalho na escolha dos pneus e no acerto dos karts. O dia começou com a disputa da Cadete, com João Victor Camargo vencendo a primeira bateria após largar da terceira posição. Na segunda corrida da manhã, Rafael Câmara foi quem levou a melhor em um final emocionante. O piloto do kart 88 foi ultrapassado por Gabriel Crepaldi duas vezes na última volta e, no trecho final, conseguiu retomar a liderança, cruzando de lado a linha de chegada.

O troco de Crepaldi veio na bateria 3, com um apoio incondicional da família no Kartódromo Ayrton Senna. Em outra prova bastante equilibrada, Câmara espalhou na última curva e a vitória ficou com Gabriel. Apesar do descuido na corrida 3, o título ficou mesmo com Câmara, ganhador da última corrida. Apesar do empate com Crepaldi nos 71 pontos, Rafael levantou o troféu de campeão por ter vencido a prova decisiva, a última do dia.

"Eu larguei essa última bateria de segundo, caí um pouco na largada, mas logo me recuperei. Na última volta, consegui a liderança e garanti esse título que foi bastante difícil", diz Câmara, que venceu seu terceiro SKB no ano.

"Achei a pista legal e foi um fim de semana difícil. No começo o equipamento não estava tão bom, depois melhorou. Fui quinto na primeira prova, segundo na segunda e consegui ganhar a terceira. Na quarta a estratégia não deu muito certo, os dois primeiros abriram no início, mas consegui passar para segundo na última curva", contou Crepaldi, para quem a disputa com Câmara foi a mais acirradas das breves carreiras de ambos.

Na Júnior Menor, Diego Ramos foi o destaque da manhã. Largando na primeira fila nas duas corridas, recebeu a bandeirada na primeira posição em ambas as provas. Com a pista mais seca na parte da tarde, o piloto do kart 13 não mudou sua tocada e levou mais uma bateria de ponta a ponta. Na prova final, quando praticamente já tinha o título em mãos, Ramos correu com o regulamento debaixo do braço e foi superado apenas por Matheus Morgatto, competidor que ficou com o vice-campeonato.

"Foi um fim de semana ótimo. Consegui ganhar uma vantagem após as largadas nas baterias e isso foi um diferencial para a minha corrida. Gostaria de agradecer minha equipe, que me deu um ótimo kart, principalmente o chassi, que é o muito bom. O Matheus foi um adversário bem forte, mas ali na última bateria eu preferi não arriscar e garanti o campeonato com o segundo lugar", diz Diego Ramos, que já havia faturado o SKB na edição 17.

O grid da Graduados, Sênior e Super Sênior foi unificado nesta etapa. Nas baterias da manhã, Gaetano di Mauro e André Nicastro foram os principais protagonistas. Separados por apenas 4 milésimos na tomada, os pilotos dividiram várias curvas nas duas corridas. Na primeira, Nicastro largou na pole, mas viu seu rival tomar a frente e vencer com 0s6 de vantagem. A segunda foi ainda mais acirrada e o cenário se repetiu, desta vez no fechamento da penúltima volta. Di Mauro aproveitou um espaço na penúltima volta e tomou a frente por dentro na última curva que traz para a reta. Na sequência, manteve a liderança até o final.

Na parte da tarde, Gaetano vinha com boa vantagem na liderança da bateria 3 mas, faltando cinco voltas para o final, o kart 11 perdeu rendimento e Fernando Oizumi foi quem faturou a bateria, com Nicastro mais uma vez em segundo. Na última bateria da Graduados, novamente Di Mauro voltou a ser protagonista e venceu com boa vantagem para os demais competidores. O título ficou com Nicastro, que foi premiado com o desempenho constante na segunda posição.

"Eu vinha muito bem com a pista molhada. Ontem fiz o melhor tempo na chuva e hoje foi assim também na primeira tomada. Nas corridas da manhã eu liderei a maior parte da prova, mas o Gaetano acabou tomando a frente no fim. Na terceira ele abandonou, e eu consegui novamente repetir o resultado. Na última eu sabia que eu só precisava de outro segundo lugar. Eu caí um pouco na largada, mas depois me recuperei e, quando eu vi que o Gaetano tinha disparado, me preocupei apenas em manter a posição para ficar com mais esse SKB", afirma Nicastro, que faturou o bicampeonato após ter levado também a edição 18.

Vencedor das provas da Super Sênior, o primeiro campeão paulista da temporada 2015, Ricardo Thomazi, ficou muito feliz com o título estadual antecipado na categoria. "Gostaria de agradecer a minha equipe. Fizemos um grande trabalho desde o início do ano. Foram dois segundos lugares e, com o SKB de hoje, foram três títulos só neste ano. Foi um ano maravilhoso logo na minha primeira temporada de Super Sênior. O título do SKB e o vice-campeonato no Brasileiro foram duas grandes realizações para mim", revela Thomazi.

Também competindo nas mesmas baterias da Graduados e Super Sênior, Daniel Lancaster foi quem levou o título da Sênior, pilotando o kart número 10. "Trabalhamos em todos os tipos de pista. A primeira bateria foi no molhado e as outras três foram no seco. A organização está de parabéns pela ideia do novo traçado. O circuito ficou muito bacana, principalmente porque o trecho travado aumentou ainda maisbas ultrapassagens", diz Lancaster.

Personagem principal do dia na categoria Júnior e protagonista do evento neste sábado, Marcel Coletta mostrou que o título Brasileiro conquistado no Velopark (RS) só aumentou a confiança kartista número 77. Ele arrebatou as quatro provas deste sábado.

"Conseguimos acertar o kart e o motor estava ótimo. O conjunto foi perfeito e vencemos as quatro. Na última prova, saí um pouco com a libra baixa na calibragem, voltei à liderança e depois foi só comemorar. Não lembro de um dia tão perfeito como foi hoje. Espero estar bem também nas próximas edições. Sobre a pista, eu acabei machucando um pouco a costela, porque não estava acostumado a virar tanto para a esquerda, mas gostei muito do traçado", conclui Marcel.

Outro destaque na Júnior foi Caio Collet. Pole na primeira bateria, ele teve problemas na segunda tomada e precisou largar em último para a terceira bateria. Sem desistir, Caio foi ultrapassando vários adversários e terminou a prova com o quarto lugar, ficando ainda com a volta mais rápida da bateria 3 (42s183). Na corrida 4, ele novamente mostrou muita combatividade, escalando o pelotão até o quinto posto.

Na Sprinter, o título ficou com Guido Cotta. O piloto do kart 58 venceu as quatro baterias e faturou pela segunda vez o SKB na temporada 2015. Guido foi outro que aprovou o fato de ter pilotado no traçado inédito que a organização do Shell SKB Paulista escolheu para a etapa.

"É um traçado bem técnico e curto. Eu já tinha corrido uma vez nesse estilo de pista ao contrário, mas sem o 'S'. De qualquer forma, já me ajudou um pouco para me adaptar rapidamente com a pista. Treinei desde quarta-feira aqui e acho que esse título é fruto de um bom trabalho que venho fazendo", diz Guido.

O Shell SKB Paulista retorna para a última etapa em 27 e 28 de novembro.

Confira a pontuação final do SKB19 (três primeiros):
CADETE
1 Rafael Câmara 71 pontos
2 Gabriel Crepaldi 71
3 João Victor Camargo 64

JÚNIOR MENOR
1 Diego Ramos 85 pontos
2 Matheus Morgatto 68
3 Enzo Elias 55

GRADUADOS
1 André Nicastro 73 pontos
2 Gaetano Di Mauro 70
3 Murillo Coletta 57

JÚNIOR
1 Marcel Coletta 90 pontos
2 Arthur Leist 58
3 Juan Crespi 58

SPRINTER
1-Guido Cotta 90 pontos
2-João Vasconcellos 73
3-Emanoel Pinheiro 10

  • Não há comentários cadastrados até o momento!