publicidade
04/09/2015 09:55

Traçado inédito é atração no 19º SKB. Primeiros campeões paulistas podem ser conhecidos

Autor: Luis Ferrari


Foto: Bruno Terena

O Shell SKB Paulista retorna neste final de semana em Interlagos, após um período de pausa entre o Brasileiro e a retomada de treinos no segundo semestre. A programação do SKB 19, que tem entrada franca para o público a partir das 8 da manhã, segue igual as edições anteriores, com a mesma sequência de ordem de tomadas e baterias. Porém, para a penúltima etapa do ano, a organização decidiu inovar no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, e lançou um traçado que nunca havia sido utilizado anteriormente na competição.

"Nós realmente inventamos um novo traçado. Ele é invertido, assim como aconteceu no SKB 17, mas desta vez terá um 'S' na curva da balança e, a partir daí, os karts passam pelo miolo e terminam a volta na torre. Será um traçado altamente técnico e desafiador, onde todas as curvas podem ser consideradas pontos de ultrapassagem", analisa Ruben Carrapatoso, um dos cofundadores do SKB e chefe da equipe Shell Birel Art.

Dentro das novidades para a etapa, a organização liberou inscrições grátis para os 10 primeiros pilotos que fecharem o pacote para correrem na categoria Shifter.

Apesar do desejo de muitos competidores conquistarem a quinta etapa do Shell SKB Paulista, não será difícil ver mecânicos, chefes de equipe e até pilotos fazendo contas, afinal, como esta é a penúltima etapa do ano, alguns campeões estaduais podem ser conhecidos já neste domingo.

Quatro categorias em especial têm pilotos com mais de 10 pontos de vantagem para os demais rivais: Cadete, Graduados, Super Sênior e Shifter. A maior vantagem é a de Ricardo Thomazi na Super Sênior. O experiente piloto do kart 180 tem 52 pontos na tabela e 23 de vantagem para Antônio Canedo, que é o segundo colocado. Como haverá o descarte do pior resultado de cada piloto dentre essas seis etapas, esta e todas as outras disputas ainda estão em aberto.

Na Cadete, a liderança é de Gabriel Crepaldi, com 49 pontos. O piloto do kart 7 foi vice-campeão brasileiro neste ano e vive um bom momento. Com 27 pontos e a quarta colocação no Paulista, Guilherme Figueiredo é um dos que acredita que ainda seja possível buscar o título. O sergipano incomodou muito Crepaldi na disputa do Brasileiro, onde eles chegaram grudados na final. A fase de Figueiredo é tão boa que ele vem de uma conquista no último final de semana, quando venceu do Campeonato Norte Brasileiro.

Na Graduados, Zaiya Fontana soma 41 pontos conquistados e tem 12 de vantagem para Murillo Della Coletta, campeão brasileiro da categoria neste ano, mas que ainda não conseguiu levantar o título do SKB nesta temporada. Quem já teve esta sensação foi Yurik Carvalho, integrante da Academia de Pilotos Shell Racing, e que conquistou a edição 16. O piloto do kart 95 está em terceiro na tabela, um ponto atrás de Coletta.

A Shifter é liderada por Danilo Dirani, vencedor da etapa passada do Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à Stock Car. O experiente piloto paulista soma 35 pontos e tem como seu principal desafiador na tabela Gaetano Di Mauro, com 24 pontos.

As outras categorias seguem bastante emboladas e muito provavelmente serão decididas apenas na etapa final, que acontece na última semana de novembro.

Os treinos livres para o Super Kart Brasil terminam nesta sexta-feira. As tomadas serão realizadas a partir das 8h da manhã no sábado, com as duas baterias de cada categoria sendo realizadas na sequência. No domingo, as tomadas e as baterias seguem a mesma ordem do dia anterior.

A partir de agora, as etapas do Shell SKB Paulista têm espaço fixo na televisão, dentro do Auto+. O programa, exibido pelo Bandsports, atua no segmento automotivo há mais de dez anos e está ampliando o espaço dedicado às competições, por meio do quadro Auto+ Racing. O Auto+ vai mostrar o melhor da etapa deste fim de semana no programa de 16 de setembro, às 19h30, para todo o Brasil, incluindo entrevistas, curiosidades e destaques de todas as categorias. Para assistir as provas ao vivo, acesse: youtube.com/SKBoficial.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!