Em maio a tantas notícias preocupantes e que nos fazem ficar
em casa, uma boa notícia para o automobilismo brasileiro chegou hoje da Ásia.
Após o anúncio de sua contratação pela Red Bull como piloto reserva e de testes
na Fórmula 1, assim como na Fórmula E para a equipe GEOX Dragon, nesta
segunda-feira (23) o piloto Sérgio Sette Câmara (YOUSE | XP Investimentos | MRV
| Energisa | Gasmig | CBMM) anunciou que participará da temporada 2020 da Super
Fórmula Japonesa.
O jovem mineiro de 21 anos tem uma história de sucesso com o
Team Motopark. Nos anos de 2015 e 2016 ele competiu com a equipe no Campeonato
Europeu de Fórmula 3. Além disso, no fim de 2017, foi com a Motopark que ele protagonizou
uma das mais épicas disputas do GP de Macau de Fórmula 3.
Ao anunciar a sua mudança para a Super Fórmula, após três
temporada no Mundial de Fórmula 2, Sérgio direciona a sua carreira para o
modelo de carro mais próximo dos níveis da F1 e da Fórmula Indy. 'Estou
confiante de que este é o melhor caminho para minha carreira', disse
Câmara. “Os Super Formula são os carros de competição mais rápidos abaixo da
F1. As equipes aqui trabalham no mais alto nível e tenho a certeza de que
poderei seguir me desenvolvendo e, sobretudo, competindo num índice do mais
alto rendimento. Quero agradecer a equipe B-Max by Motopark por esta
oportunidade. Já trabalhei com eles antes e tenho certeza de que podemos
conseguir grandes resultados também neste campeonato”, comentou o piloto.
Ryuji Kumita, proprietário da B-Max, confirma as palavras de
Sérgio. “Estamos muito felizes por ter o Sérgio em nossa equipe na temporada
2020 da Super Fórmula. Estamos plenamente conscientes de suas qualidades e
estou confiante de que poderemos fornecer a ele tudo o que ele precisa para ter
sucesso no campeonato”, disse.
Timo Rumpfkeil, chefe da equipe Motopark, é o responsável
pelo equipamento alemão que equipa a B-Max Racing, além de oferecer o suporte
de engenharia desde o ano passado. Rumpfkeil acrescenta: 'Dou as
boas-vindas ao Sergio de volta à nossa equipe. Ele não precisa de apresentação
para nós. Atualmente ele é dos talentos mais completos do mercado mundial e é
sempre um grande prazer trabalhar com um piloto de qualidade. Temos uma
história forte entre a Motopark e o Sergio. Demos a ele suas duas primeiras
temporadas na Europa em 2015 e 2016 na Fórmula 3 e, novamente em Macau, em
2017. Nosso sentimento é o de que que ele está voltando para casa. Isso
resultará em uma clara vantagem, uma vez que o conhecemos muito bem e
vice-versa, pois isso nos permitirá começar em um nível alto desde o início.
Poderemos aproveitar a experiência e os resultados da temporada 2019 da Super
Fórmula juntos, onde nós, como equipe, tivemos muito a aprender e mostramos uma
curva acentuada de aprendizado. O desenvolvimento do carro durante o inverno
correu bem e estamos confiantes de que estamos em uma boa posição para a
próxima temporada”, concluiu o empresário alemão.
Apesar da Pandemia Mundial do COVID-19 no Japão alguns
serviços seguem funcionando normalmente, dentre eles as equipes e pistas de
corrida. Desta forma a pré-temporada do campeonato será realizada normalmente
em quatro dias, nesta terça-feira (23) e quarta (24), em Fuji e, depois, nos
dias 3 e 4 de abril, em Suzuka.
O início da temporada, contudo, ainda não tem data
confirmada para acontecer em virtude dos problemas relacionados à saúde da
população mundial. O calendário prévio da competição seria assim:
1ª etapa – Suzuka (Adiada)
2ª etapa – Fuji (Adiada)
3ª etapa – 16 e 17 de maio | Autopolis
4ª etapa – 20 e 21 de junho | Sugo
5ª etapa – 29 e 30 de agosto | Motegi
6ª etapa – 26 e 27 de setembro | Okayama
7ª etapa – 14 e 15 de novembro | Suzuka