O Autódromo de Sportsland Sugo, a cerca de 400 km ao norte
de Tóquio, recebe neste fim de semana, entre os dias 16 e 18 de outubro, a
terceira etapa da Super Fórmula. O campeonato, um dos mais velozes e
competitivos do automobilismo mundial, é o que mais se aproxima da Fórmula 1
tanto em nível de equipamentos como no formato das disputas.
Contratado pela equipe Buzz Racing by M-Max ainda no mês de
março, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (YOUSE | MRV | XP Investimentos
| Energisa | CBMM | Gasmig) teve seu primeiro contato com o carro no único
teste de pré-temporada realizado em Fuji, na segunda quinzena de março. Ilhado
no Japão devido às políticas de distanciamento social, bem como as restrições
de acesso a outros países, Sérgio passou praticamente três meses no país
oriental até que conseguiu a liberação para seguir à Europa. Por lá, com equipe
Alpha Tauri, acompanhou praticamente todas as corridas do Mundial de F1 até
agora, desempenhando a sua função de piloto reserva.
Da mesma forma em que teve dificuldades para sair do Japão,
o piloto brasileiro teve ainda mais dificuldade para retornar a tempo do início
da temporada, realizada no último fim de semana de agosto. Infelizmente, a
circulação de estrangeiros por lá segue muito restrita e Sette Câmara acabou
perdendo as duas primeiras etapas do campeonato. Após uma atuação direta do
Ministério das Relações Exteriores, bem como da embaixada do Brasil no Japão,
Sérgio finalmente conseguiu voltar e, a partir de agora, disputará as cinco
etapas restantes para o fim da temporada 2020.
Após os testes no começo do ano e, principalmente, o longo
tempo que passou na sede da equipe, Sette está bastante preparado para iniciar
a sua jornada na Super Formula. O carro com que irá competir é baseado no
chassi da renomada fábrica italiana Dallara, que apresentou o novo modelo em
2019. A Buzz Racing by M-Max utiliza os motores Honda turbo, que atingem cerca
de 550 hp’s de potência. Os freios são de carbono, da marca Brembo e os pneus
da japonesa Yokohama. Um dos diferenciais da Super Formula no que diz respeito
à potência é a oportunidade de uso de 100 segundos do Pass Buton – espécie do
Push-to-Pass usado nas corridas da Stock Car no Brasil.
De acordo com Sette Câmara, o que mais lhe chamou a atenção
nos testes foi o downforce e a aderência dos pneus. “Venho de três
temporadas na F2 em que utilizamos os pneus Pirelli que tinham um alto índice
de degradação. Dependendo da pista, tínhamos apenas uma volta lançada na curva
máxima de desempenho e, depois, os pneus já ficavam bem ruins. Nos testes senti
bastante esta diferença de aderência, bem como da pressão aerodinâmica que
esses carros têm. É impressionante a velocidade com que conseguimos contornar
as curvas e, com isso, a força G exercida sobre os pilotos também é muito
grande. Me preparei muito fisicamente, bem como em simulador nos últimos meses
e não vejo a hora de acelerar”, comentou o mineiro de 22 anos.
A programação do fim de semana da Super Fórmula é muito
parecida com a da F1, mais um fator que aproxima os pilotos desta classe aos
que competem no topo do automobilismo mundial. São dois treinos livres na
sexta-feira, dois no sábado, que ainda conta com a tomada de tempos e uma única
corrida no domingo – que terá duração de 53 voltas.
A corrida será transmitida, ao vivo, no YouTube.
Confira a programação completa pelo HORÁRIO DE BRASÍLIA:
Quinta-feira (15)
21:00-22:30 -> Treino Livre 1
Sexta-feira (16)
01:00 - 02:30 -> Treino Livre 2
21:20 - 23:20 -> Treino Livre 3
Sábado (17)
01:40 - 02:40 -> Treino Livre 4
22:20 - 23:20 -> Tomada de Tempos
Domingo (18)
02:40 - 04:10 -> Corrida (53 Voltas)