publicidade
18/11/2019 10:37

Super Final em rodada tripla definiu quatro novos campeões do kartismo capixaba

Autor: Divulgação


Foto: José Augusto Tovar

Ariel Varella, Raphael Gebara, Felipe Costa e Ygor Santana


O Campeonato Capixaba conheceu seus campeões no sábado (9) no Kartódromo de Serra, no Espírito Santo. Ao longo do ano foram realizadas 7 etapas no sistema de rodada dupla e, das 14 provas, os pilotos descartaram suas duas piores. E assim chegaram para a última rodada, a Super Final, com sua pontuação acumulada em rodada tripla e sem possibilidade de novo descarte, o que elevou a adrenalina a seu nível mais alto.

A primeira categoria a ir para pista foi a F4 Cup, comprovando sua competividade, que é seu ponto forte. Três pilotos chegaram separados por apenas 7 pontos de diferença: Ygor Santana (GS Motorsport / Techspeed), seguido de Fabricio Forgolin (Filipe Racing) e Caio Cunha Miguel (GTM Motorsport / Mercedes). Com 38 pontos em jogo, a disputa foi eletrizante até o meio da primeira corrida. Ygor Santana, em um final de semana impecável, conquistou 37 dos 38 pontos em jogo e levou o Capixaba 2019. Caio Cunha, após a largada ainda tentou na primeira etapa oferecer certa resistência assumindo a ponta, mas Ygor, com paciência e inteligência, levou a disputa para o meio da corrida, quando, com segurança, assumiu a ponta até o fim.

Na sequência, a Mirim e Cadete foram para sua disputa final. Raphael Gebara (GS Motorsport / Techspeed) e Felipe Costa (Paulista Racing), líderes na Mirim e Cadete, não deram chance para os concorrentes, fizeram a pole e ganharam a Super Final, sagrando-se assim Campeões Capixaba. Na Mirim, em uma recuperação fantástica, Raphael Gebara que largar em último na 16ª etapa, mas ultrapassou todos seus concorrentes para vencer com uma boa vantagem na classificação geral, ganhando também a 17ª rodada.

Felipe Costa, na Cadete, não teve dificuldade para vencer a Super Final, marcando a pole e vencendo as três provas do dia. Costa e Gebara protagonizaram os melhores momentos da Super Final, mesmo disputando categorias diferentes: Felipe fez a pole e ganhou a 15ª etapa e Raphael venceu a 16ª e 17ª.

Por último foi à pista a categoria mais rápida do kartismo capixaba, a Sprinter, que tinha Ariel Varella (GS Motorsport / Techspeed) 17 pontos à frente de Lucas Behague (Fernandes Competições / Thunder). Mas quem marcou a pole position foi o vice-campeão da Copa Brasil na Novatos, Juan Daniel (Fernandes Competições), que venceu a 15ª etapa, com Behague terminando em segundo e descontando 9 pontos da vantagem de Varella, que não completou a prova por um problema de motor.

Nesse momento a disputa parecia de novo totalmente aberta no campeonato, já que Behague largava em segundo e Ariel em último sendo obrigado ainda a trocar de motor. A 16ª etapa seria decisiva para a ambição de ambos, porém Ariel, em uma prova sensacional, superou todos seus adversários e, mostrando toda sua experiencia e competência, venceu. Ariel então foi para a 17ª etapa com 11 pontos à frente de Behague, o equivalente a uma vitória de vantagem. Com a tranquilidade que a pontuação lhe permitia, Ariel Varella ganhou a etapa e sagrou-se Campeão Capixaba pela 10ª vez, ampliando sua condição de maior vencedor do Estadual do Espírito Santo.

O próximo evento do kartismo no Estado será a tradicional 150 Milhas, que acontecerá no dia 7 de dezembro novamente com uma grande festa de confraternização com muitas disputas e, claro, com o tradicional churrasco e a entrega de troféus aos campeões do ano.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!