publicidade
14/12/2015 19:34

Com sistema de pontuação inédito e etapa única, Sul-Brasileiro será disputado em março no Velopark

Autor: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Em novo formato, o Campeonato Sul-Brasileiro anunciou hoje a data e o local em que será disputado em 2016, ano em que completará 19 anos de atividades ininterruptas. Primeiro grande evento nacional da próxima temporada, a competição será realizada de 15 a 19 de março, em etapa única, no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

O Sul-Brasileiro chegará reformulado na próxima temporada. Uma enquete realizada entre os kartistas (pilotos, preparadores, pais de pilotos, etc.) chegou a um número bastante impressionante, onde cerca de 95% dos “votantes” escolhia etapa única em detrimento das três rodadas realizadas desde 1998, ano em que o evento foi criado.

Os votos a favor de etapa única foram dados por uma principal razão, a diminuição de custos, já que antes os kartistas e suas equipes precisavam fazer três deslocamentos ao longo da competição, pois as rodadas eram disputadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Em 2017, para deixar claro, o evento será realizado em Santa Catarina, e em 2018 chegará ao Paraná, sempre em etapa única, voltando ao Rio Grande do Sul em 2019, cumprindo um sistema de rodízio entre os três Estados.

Assim como nos anos anteriores, o Sul-Brasileiro será disputado baseado no Regulamento Nacional de Kart, mas terá outra grande novidade na definição de seus campeões. Diferenciando-se de todo e qualquer sistema de pontuação utilizado atualmente, o Sul-Brasileiro terá três baterias, cada uma delas pontuando de forma independente, sem Final para decidir o campeão. Assim, as duas primeiras terão pontuação simples (11, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1) e a terceira oferecerá 50% a mais, sendo obrigatório o descarte do pior resultado.

A nova pontuação, já testada anteriormente, é garantia de que, mesmo somando-se os pontos de todas as baterias, o campeão será conhecido apenas na última. Desta forma, ninguém é campeão se ganhar as duas primeiras e ninguém estará fora da disputa se abandonar uma bateria.

Bem, está lançada a “pedra fundamental” do novo Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. Brevemente mais detalhes serão divulgados, tais como regulamento, hotéis conveniados, apoiadores, promoções e também o site exclusivo do evento.

  • 14/12/2015 22:37 Roberto Margeon

    Parabéns pela forma da condução dessa decisão,
    É disso que o kartismo precisa, de pessoas que façam a interlocução de maneira transparente e principalmente respeitando a opinião dos Pilotos que são os que bancam sempre todo o espetáculo.
    Gostaria de fazer a sugestão de fazer essa prova no Raceland, em virtude do possível fechamento da pista.
    Seria uma ótima festa de encerramento.
    Fica dada a Idéia.
    Abraço
    Roberto Margeon

  • 15/12/2015 08:51 Ronaldo Riedi

    Bom Dia ERNO
    Uma sábia decisão , pois o campeonato estava falido - vai renascer.
    Deve-se pensar tambem na copa das federações, pois esta tendo um baixo numero de participantes ???