publicidade
04/09/2020 17:38

Andrio Stelmach representa a tradição do kartismo de Rio Negro no 23º Sul-Brasileiro

Autor: Pedro Giulliano


Foto: Gilmar Rose

Andrio Stelmach


Andrio Stelmach (Techspeed / Padaria Bolonha) representará a história de um grande celeiro do kartismo brasileiro no 23º Campeonato Sul-Brasileiro, que será realizado nos próximos dias no Kartódromo Beto Carrero. O piloto disputará o título pela categoria F4 Super Sênior.

O piloto é natural de Rio Negro, cidade de 34 mil habitantes na região sudeste do Paraná, cuja história dentro do kartismo é rica e repleta de nomes que figuraram - e ainda figuram - no cenário de elite do kartismo, tais como Flaviano e Allan Ramos, Tick Saliba e outros. Com mais de 15 anos dedicados ao kartismo da região, sendo hoje integrante da diretoria do Kart Clube local, Andrio relata a honra e a responsabilidade de representar a cidade na competição. “O kartismo rio mafrense é digno de orgulho para todos nós, e representá-lo numa competição será uma grande honra para mim”, afirma.

Apesar da estreia na competição, o piloto é assíduo frequentador do Beto Carrero, tendo já disputado outros campeonatos de diversos níveis na pista. Segundo ele, o conhecimento da pista é um dos pontos fortes de sua preparação para o desafio. “O Beto Carrero é tão nossa casa quanto a própria pista de Rio Negro, frequentemente estamos treinando ou competindo em algum campeonato por aqui. Se o fator decisivo for o conhecimento das manhas dessa pista, um bom resultado é possível com toda certeza”, disse.

Andrio vem da escola dos motores dois tempos, tendo faturado uma Copa Catarinense em 2011 e um vice da mesma copa em 2012, além de outros troféus em competições correlatas. Essa experiência se torna outra vantagem do piloto, que utilizará na cultura F4 o que aprendeu no 125cc. “O F4 se tornou popular pelo custo benefício, e evoluiu ao ponto de as diferenças entre pilotos no nível de elite serem mínimas. A tocada e os reflexos se tornam uma peças chaves no sucesso de uma corrida na F4, e isso aprendemos de berço no 125”, comenta.

Sobre as expectativas para o Sul-Brasileiro, Andrio mantém o pragmatismo e prega uma construção escalonada de resultados. “Apesar de ser uma competição de tiro curto, ela dura três dias inteiros. São três climas, três ambientes diferentes e impossíveis de prever. Construir o resultado no sábado e no domingo se torna fundamental para uma boa posição de largada na final, e esse será o meu objetivo”, completa.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!